Vindima e Levantado do Chão: fulgurações neorrealistas em Miguel Torga e em José Saramago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berndt, Charles Vitor
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226842
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.
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spelling Vindima e Levantado do Chão: fulgurações neorrealistas em Miguel Torga e em José SaramagoLiteraturaNeorrealismoFicção românticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.A presente tese de doutoramento tem como finalidade propor uma análise comparativa dos romances Vindima (1945), de Miguel Torga, e Levantado do Chão (1980), de José Saramago. Aproximando esses dois escritores e essas duas obras, raramente analisados em conjunto em pesquisas acadêmicas, nosso principal objetivo é perceber como cada um desses textos dialoga e se insere na tradição romanesca do neorrealismo português, que despontou em Portugal nos finais dos anos de 1930 e inícios dos anos de 1940. O romance torguiano, publicado no início do neorrealismo, estabelecendo uma série de relações intertextuais com romances como Gaibéus (1940), Cerromaior (1943), Casa na Duna (1943), entre outros, através do seu narrador comprometido socialmente, através da representação do coletivo de trabalhadores e do espaço concedido às personagens que representam o patronato, acaba por adaptar diversos ditames e preceitos dessa estética literária. Dessa maneira, a sua ?matriz? neorrealista é inegável e este é o texto em que melhor se visualiza e se percebe a aproximação de Torga desse movimento, embora o escritor nunca tenha confessado ou comentando sobre esse assunto. Levantado do Chão, por outro lado, publicado em 1980, ao narrar a saga dos Mau-Tempo, uma família de cavadores secularmente explorados no latifúndio alentejano, tem sido lido, pela crítica e pelo seu próprio autor, ora como o ?epílogo? do neorrealismo em Portugal, uma espécie de último romance neorrealista, ora como um texto ligado a este movimento apenas através do discurso ideológico de que lança mão, afastando-se e inovando no âmbito da forma principalmente. Procurando compreender o neorrealismo sob uma ótica mais alargada, como uma ?memória textual? ou como uma tendência permanente na literatura portuguesa, nossa hipótese é a de que o romance de Miguel Torga possui uma clara matriz neorrealista e dialoga intertextualmente com romances publicados na mesma altura, adaptando-se às suas propostas ideológicas e estilísticas, bem como o texto de Saramago não apenas é um romance contemporâneo continuador dos preceitos neorrealistas, mas deve ser lido como um romance neorrealista, que funciona como um verdadeiro hipertexto, retomando e relendo toda tradição na qual se insere e, inclusive, acompanhando as inovações formais já presentes em romances como Barranco de Cegos (1962). Assim, neste estudo, ao analisar esses dois romances, buscamos discutir e problematizar o que decidimos denominar fulguração neorrealista, imagem poética e metafórica da qual nos servimos para justamente descrever e compreender as relações com uma série de romances ligados ao neorrealismo de Portugal.Abstract: The purpose of this thesis is to propose a comparative analysis between the novels Grape Harvest (1945), by Miguel Torga, and Raised from the ground (1980), by José Saramago. By bringing these two writers and works together, rarely analyzed simultaneously in academic research, our main objective is to understand how each of these texts dialogues with and fits into the novel tradition of Portuguese neorealism, which emerged in Portugal in the late 1930s and early 1940s. The Torguian novel, published in the beginning of neorealism, establishing a series of intertextual relationships with novels such as Gaibéus (1940), Cerromaior (1943), Casa na Duna (1943), among others, through its socially committed narrator, the representation of the collective of workers, and the space given to the characters that represent the patronage, ends up adapting several dictates and precepts of this literary aesthetic. In this way, its neorealist ?matrix? is undeniable and this is the text that allows to best visualize and perceive Torga's approach to this movement, although the writer has never confessed or commented on this subject. Raised from the ground, on the other hand, published in 1980, narrating the saga of the Mau-Tempo, a family of diggers exploited for centuries in the Alentejo latifundia, has been read by critics and its own author sometimes as the \"epilogue\" of neorealism in Portugal, sort of a last neorealist novel, sometimes as a text linked to this movement only through the ideological discourse it uses, moving away and innovating mainly in the scope of form. Trying to understand neorealism from a broader perspective, as a \"textual memory\" or as a permanent trend in Portuguese literature, our hypothesis is that Miguel Torga's novel has a clear neorealist matrix and intertextually dialogues with novels published around the same time, adapting to its ideological and stylistic proposals, and, similarly, Saramago's text is not only a contemporary novel that continues neorealist precepts, but it must be read as a neorealist novel, which works as a true hypertext, resuming and rereading all tradition in which it is placed and even following the formal innovations already present in novels such as Barranco de Cegos (1962). Thus, in this study, by analyzing these two novels, we seek to discuss and problematize what we have decided to call neorealist fulguration, a poetic and metaphorical image used to precisely describe and understand the relationship between a series of novels linked to neorealism in Portugal.Oliveira, Susan Aparecida deUniversidade Federal de Santa CatarinaBerndt, Charles Vitor2021-08-23T14:03:54Z2021-08-23T14:03:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis345 p.| il.application/pdf372296https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226842porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:03:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226842Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:03:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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