Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204921 |
Resumo: | Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/484 |
id |
UFSC_3ec10725aeafc39c21ad33b12d483ac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204921 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de FontouraSaberes DocentesDidática EspecialEnsino de MatemáticaEspecialista em EducaçãoDisponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/484Nesta pesquisa realizamos uma breve análise da base teórica aperfeiçoada pelo Grupo de Pesquisa da História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), fundamentada por referenciais da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), Universidade de Genebra, a qual alicerça as discussões sobre os saberes pertinentes à docência e o expert em educação, com o intuito de perscrutar os saberes para ensinar matemática, que estão presentes na Metodologia do Ensino Primário, de Afro do Amaral Fontoura. Como resultado deste estudo encontramos alguns sinais da expertise de Fontoura, pois desempenhou um papel fundamental como organizador de manuais que orientaram a formação inicial de professores. E os saberes matemáticos elementares para ensinar, identificados na obra analisada, acompanham o ideário da Escola Nova, em relação aos métodos de ensino. Cada vez mais se notam as estreitas relações das Ciências da Educação, condicionando as atividades ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos.Argumentos Pró-Educação2020-03-19T18:37:43Z2020-03-19T18:37:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARNEIRO, R. S. ; PINTO, N. B. . Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 995-1012, 2019.2448-2803https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204921Carneiro, Rogerio dos SantosPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-19T18:37:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-19T18:37:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura |
title |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura |
spellingShingle |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura Carneiro, Rogerio dos Santos Saberes Docentes Didática Especial Ensino de Matemática Especialista em Educação |
title_short |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura |
title_full |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura |
title_fullStr |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura |
title_full_unstemmed |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura |
title_sort |
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura |
author |
Carneiro, Rogerio dos Santos |
author_facet |
Carneiro, Rogerio dos Santos Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Neuza Bertoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Rogerio dos Santos Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Docentes Didática Especial Ensino de Matemática Especialista em Educação |
topic |
Saberes Docentes Didática Especial Ensino de Matemática Especialista em Educação |
description |
Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/484 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-19T18:37:43Z 2020-03-19T18:37:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARNEIRO, R. S. ; PINTO, N. B. . Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 995-1012, 2019. 2448-2803 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204921 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, R. S. ; PINTO, N. B. . Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 995-1012, 2019. 2448-2803 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Argumentos Pró-Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Argumentos Pró-Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651886528561152 |