A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
id |
UFSC_3f26ab8507bf069113a0d2c64a7a222e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79271 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /Lingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosAnalise do discursoCriticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.Estudos sobre a abordagem de pensar do professor tem se concentrado em teorias e crenças. Estes estudos tem uma importância dupla. Primeiro, chamam atenção para os complexos processos cognitivos que envolvem ensinar uma língua estrangeira (inglês) Segundo, porque eles enfatizam a importância de compreender a crença do professor como maneira de entender sua atuação em sala de aula. Nesta dissertação investigo três momentos/ fragmentos do discurso de um professor de LE: um questionário, um conjunto de perguntas reflexivas e uma entrevista. Baseada na literatura sobre formação do professor, teoria da Análise Crítica do Discurso, (Fairclough, 1989; 1992) com o objetivo de revelar crenças de um professor de inglês graduado. A análise do Discurso serviu como ferramenta de leitura para examinar as crenças textualmente/lingüísticamente expressadas por este professor. Os textos escritos foram analisados a partir da Gramática Sistêmica de Halliday (1985; 1994). O exame dos processos verbais e dos participantes sugerem que a informante possui um conjunto sistematizado de crenças que tendem ser bastante tradicional, e que são organizadas, construídas socialmente através das experiências em sala de aula e fora. Este estudo sinaliza que o desenvolvimento do professor se dê a partir da conscientização crítica e da reflexão sobre variantes educacionais, nas quais a língua inglesa como língua estrangeira é vista num contexto social mais amplo.Florianópolis, SCHeberle, Viviane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaBuschle, Cristala Athanazio2012-10-18T01:19:13Z2012-10-18T01:19:13Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 95 f.| tabs.application/pdf174053http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:39:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79271Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:39:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / |
title |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / |
spellingShingle |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / Buschle, Cristala Athanazio Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Analise do discurso Critica |
title_short |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / |
title_full |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / |
title_fullStr |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / |
title_full_unstemmed |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / |
title_sort |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / |
author |
Buschle, Cristala Athanazio |
author_facet |
Buschle, Cristala Athanazio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Heberle, Viviane Maria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buschle, Cristala Athanazio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Analise do discurso Critica |
topic |
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Analise do discurso Critica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-18T01:19:13Z 2012-10-18T01:19:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
174053 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271 |
identifier_str_mv |
174053 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vi, 95 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652312934088704 |