A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buschle, Cristala Athanazio
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
id UFSC_3f26ab8507bf069113a0d2c64a7a222e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79271
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /Lingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosAnalise do discursoCriticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.Estudos sobre a abordagem de pensar do professor tem se concentrado em teorias e crenças. Estes estudos tem uma importância dupla. Primeiro, chamam atenção para os complexos processos cognitivos que envolvem ensinar uma língua estrangeira (inglês) Segundo, porque eles enfatizam a importância de compreender a crença do professor como maneira de entender sua atuação em sala de aula. Nesta dissertação investigo três momentos/ fragmentos do discurso de um professor de LE: um questionário, um conjunto de perguntas reflexivas e uma entrevista. Baseada na literatura sobre formação do professor, teoria da Análise Crítica do Discurso, (Fairclough, 1989; 1992) com o objetivo de revelar crenças de um professor de inglês graduado. A análise do Discurso serviu como ferramenta de leitura para examinar as crenças textualmente/lingüísticamente expressadas por este professor. Os textos escritos foram analisados a partir da Gramática Sistêmica de Halliday (1985; 1994). O exame dos processos verbais e dos participantes sugerem que a informante possui um conjunto sistematizado de crenças que tendem ser bastante tradicional, e que são organizadas, construídas socialmente através das experiências em sala de aula e fora. Este estudo sinaliza que o desenvolvimento do professor se dê a partir da conscientização crítica e da reflexão sobre variantes educacionais, nas quais a língua inglesa como língua estrangeira é vista num contexto social mais amplo.Florianópolis, SCHeberle, Viviane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaBuschle, Cristala Athanazio2012-10-18T01:19:13Z2012-10-18T01:19:13Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 95 f.| tabs.application/pdf174053http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:39:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79271Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:39:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
title A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
spellingShingle A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
Buschle, Cristala Athanazio
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Analise do discurso
Critica
title_short A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
title_full A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
title_fullStr A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
title_full_unstemmed A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
title_sort A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /
author Buschle, Cristala Athanazio
author_facet Buschle, Cristala Athanazio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heberle, Viviane Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Buschle, Cristala Athanazio
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Analise do discurso
Critica
topic Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Analise do discurso
Critica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-18T01:19:13Z
2012-10-18T01:19:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 174053
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271
identifier_str_mv 174053
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 95 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652312934088704