INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114767 |
Resumo: | Este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre as tramas que envolvem a formação do trabalhador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com foco nos mecanismos de superação e de enfrentamentos pertinentes à realidade social em que os sujeitos estão inseridos. O texto resulta da pesquisa de doutorado em andamento e da experiência profissional docente de servidores do IFMT que atuam respectivamente como pedagoga e docente no contexto escolar do IFMT, instituição pública federal de ensino em Cuiabá/MT. O estudo de cunho qualitativo é realizado mediante um conjunto de observações, pesquisas e ações vinculadas ao trato dos dados observados ao longo da atuação dos profissionais da educação, articulados aos referenciais teóricos pertinentes. Com base na Lei 11.892/2008, considerando a busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a Educação Profissional e Tecnológica surge como uma possibilidade de ressignificação da formação do trabalhador, no sentido de realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mais, da construção de uma nova sociedade fundada na igualdade política, econômica e social. Essa sociedade em construção exige uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém numa perspectiva radicalmente democrática e de justiça social. Neste sentido este estudo se justifica por buscar compreender a serviço de que ideologia o Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia, enquanto locus privilegiado de formação do trabalhador desenvolve suas ações educativas. |
id |
UFSC_3f3865aa188ba29b388847fc805cd8e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114767 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?Este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre as tramas que envolvem a formação do trabalhador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com foco nos mecanismos de superação e de enfrentamentos pertinentes à realidade social em que os sujeitos estão inseridos. O texto resulta da pesquisa de doutorado em andamento e da experiência profissional docente de servidores do IFMT que atuam respectivamente como pedagoga e docente no contexto escolar do IFMT, instituição pública federal de ensino em Cuiabá/MT. O estudo de cunho qualitativo é realizado mediante um conjunto de observações, pesquisas e ações vinculadas ao trato dos dados observados ao longo da atuação dos profissionais da educação, articulados aos referenciais teóricos pertinentes. Com base na Lei 11.892/2008, considerando a busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a Educação Profissional e Tecnológica surge como uma possibilidade de ressignificação da formação do trabalhador, no sentido de realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mais, da construção de uma nova sociedade fundada na igualdade política, econômica e social. Essa sociedade em construção exige uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém numa perspectiva radicalmente democrática e de justiça social. Neste sentido este estudo se justifica por buscar compreender a serviço de que ideologia o Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia, enquanto locus privilegiado de formação do trabalhador desenvolve suas ações educativas.2013-12-13T19:15:57Z2013-12-13T19:15:57Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114767Stering, Silvia Maria dos SantosPereira, Rupert Carlos de Toledoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T19:15:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114767Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T19:15:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR? |
title |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR? |
spellingShingle |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR? Stering, Silvia Maria dos Santos |
title_short |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR? |
title_full |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR? |
title_fullStr |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR? |
title_full_unstemmed |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR? |
title_sort |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR? |
author |
Stering, Silvia Maria dos Santos |
author_facet |
Stering, Silvia Maria dos Santos Pereira, Rupert Carlos de Toledo |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Rupert Carlos de Toledo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stering, Silvia Maria dos Santos Pereira, Rupert Carlos de Toledo |
description |
Este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre as tramas que envolvem a formação do trabalhador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com foco nos mecanismos de superação e de enfrentamentos pertinentes à realidade social em que os sujeitos estão inseridos. O texto resulta da pesquisa de doutorado em andamento e da experiência profissional docente de servidores do IFMT que atuam respectivamente como pedagoga e docente no contexto escolar do IFMT, instituição pública federal de ensino em Cuiabá/MT. O estudo de cunho qualitativo é realizado mediante um conjunto de observações, pesquisas e ações vinculadas ao trato dos dados observados ao longo da atuação dos profissionais da educação, articulados aos referenciais teóricos pertinentes. Com base na Lei 11.892/2008, considerando a busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a Educação Profissional e Tecnológica surge como uma possibilidade de ressignificação da formação do trabalhador, no sentido de realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mais, da construção de uma nova sociedade fundada na igualdade política, econômica e social. Essa sociedade em construção exige uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém numa perspectiva radicalmente democrática e de justiça social. Neste sentido este estudo se justifica por buscar compreender a serviço de que ideologia o Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia, enquanto locus privilegiado de formação do trabalhador desenvolve suas ações educativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13T19:15:57Z 2013-12-13T19:15:57Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114767 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652368978378752 |