INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stering, Silvia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Rupert Carlos de Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114767
Resumo: Este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre as tramas que envolvem a formação do trabalhador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com foco nos mecanismos de superação e de enfrentamentos pertinentes à realidade social em que os sujeitos estão inseridos. O texto resulta da pesquisa de doutorado em andamento e da experiência profissional docente de servidores do IFMT que atuam respectivamente como pedagoga e docente no contexto escolar do IFMT, instituição pública federal de ensino em Cuiabá/MT. O estudo de cunho qualitativo é realizado mediante um conjunto de observações, pesquisas e ações vinculadas ao trato dos dados observados ao longo da atuação dos profissionais da educação, articulados aos referenciais teóricos pertinentes. Com base na Lei 11.892/2008, considerando a busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a Educação Profissional e Tecnológica surge como uma possibilidade de ressignificação da formação do trabalhador, no sentido de realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mais, da construção de uma nova sociedade fundada na igualdade política, econômica e social. Essa sociedade em construção exige uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém numa perspectiva radicalmente democrática e de justiça social. Neste sentido este estudo se justifica por buscar compreender a serviço de que ideologia o Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia, enquanto locus privilegiado de formação do trabalhador desenvolve suas ações educativas.
id UFSC_3f3865aa188ba29b388847fc805cd8e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114767
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?Este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre as tramas que envolvem a formação do trabalhador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com foco nos mecanismos de superação e de enfrentamentos pertinentes à realidade social em que os sujeitos estão inseridos. O texto resulta da pesquisa de doutorado em andamento e da experiência profissional docente de servidores do IFMT que atuam respectivamente como pedagoga e docente no contexto escolar do IFMT, instituição pública federal de ensino em Cuiabá/MT. O estudo de cunho qualitativo é realizado mediante um conjunto de observações, pesquisas e ações vinculadas ao trato dos dados observados ao longo da atuação dos profissionais da educação, articulados aos referenciais teóricos pertinentes. Com base na Lei 11.892/2008, considerando a busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a Educação Profissional e Tecnológica surge como uma possibilidade de ressignificação da formação do trabalhador, no sentido de realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mais, da construção de uma nova sociedade fundada na igualdade política, econômica e social. Essa sociedade em construção exige uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém numa perspectiva radicalmente democrática e de justiça social. Neste sentido este estudo se justifica por buscar compreender a serviço de que ideologia o Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia, enquanto locus privilegiado de formação do trabalhador desenvolve suas ações educativas.2013-12-13T19:15:57Z2013-12-13T19:15:57Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114767Stering, Silvia Maria dos SantosPereira, Rupert Carlos de Toledoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T19:15:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114767Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T19:15:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
title INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
spellingShingle INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
Stering, Silvia Maria dos Santos
title_short INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
title_full INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
title_fullStr INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
title_full_unstemmed INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
title_sort INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A SERVIÇO DE QUE IDEOLOGIA ESSA INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHADOR?
author Stering, Silvia Maria dos Santos
author_facet Stering, Silvia Maria dos Santos
Pereira, Rupert Carlos de Toledo
author_role author
author2 Pereira, Rupert Carlos de Toledo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stering, Silvia Maria dos Santos
Pereira, Rupert Carlos de Toledo
description Este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre as tramas que envolvem a formação do trabalhador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com foco nos mecanismos de superação e de enfrentamentos pertinentes à realidade social em que os sujeitos estão inseridos. O texto resulta da pesquisa de doutorado em andamento e da experiência profissional docente de servidores do IFMT que atuam respectivamente como pedagoga e docente no contexto escolar do IFMT, instituição pública federal de ensino em Cuiabá/MT. O estudo de cunho qualitativo é realizado mediante um conjunto de observações, pesquisas e ações vinculadas ao trato dos dados observados ao longo da atuação dos profissionais da educação, articulados aos referenciais teóricos pertinentes. Com base na Lei 11.892/2008, considerando a busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a Educação Profissional e Tecnológica surge como uma possibilidade de ressignificação da formação do trabalhador, no sentido de realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mais, da construção de uma nova sociedade fundada na igualdade política, econômica e social. Essa sociedade em construção exige uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém numa perspectiva radicalmente democrática e de justiça social. Neste sentido este estudo se justifica por buscar compreender a serviço de que ideologia o Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia, enquanto locus privilegiado de formação do trabalhador desenvolve suas ações educativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T19:15:57Z
2013-12-13T19:15:57Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114767
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652368978378752