Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184778 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_3f60407e92dd9f81ef5384aa73687995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/184778 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação InfantilEducação Física; Educação Infantil; Esportes adaptados; PIBID; Estágio Curricular SupervisionadoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O objetivo deste estudo qualitativo foi analisar o processo de planejamento e implementação de uma proposta de ensino que tematizou as Paralimpíadas e os sentidos corporais. As intervenções foram organizadas a partir de uma abordagem de pesquisa-ação, e ocorreram junto a um grupo de 22 crianças de cinco a seis anos de idade, em uma ação conjunta entre a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física II (ESEF) do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram o diário de campo, câmera filmadora sem tripé e celulares para registros fotográficos. A análise dos dados foi feita a partir de uma leitura do diário de campo e das imagens (registros das intervenções) para melhor compreender os escritos. Os resultados indicam que o esporte é algo já conhecido pelas crianças, e que fora do âmbito educacional é, também, um importante conteúdo da Educação Física. Na Educação Infantil, o esporte pode ser tematizado de diferentes formas, possibilitando experiências diversificadas com o corpo, movimento e saberes que vão para além da própria Educação Física. Neste sentido, foi possível perceber que os espaços, tanto da disciplina quanto do projeto, são de suma importância na formação inicial do estudante-professor, permitindo a idealização de projetos de intervenção e a reflexão a respeito deles, tornando tais ambientes propícios para a realização de investigações desta natureza.Florianópolis, SCPereira, Rogério dos SantosSalles, William das NevesUniversidade Federal de Santa CatarinaLuiz, Camilla Pereira2018-02-27T21:34:55Z2018-02-27T21:34:55Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184778porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T21:34:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/184778Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-27T21:34:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil |
title |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil |
spellingShingle |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil Luiz, Camilla Pereira Educação Física; Educação Infantil; Esportes adaptados; PIBID; Estágio Curricular Supervisionado |
title_short |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil |
title_full |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil |
title_fullStr |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil |
title_sort |
Estágio/PIBID como espaço de mediação e construção de conhecimento: Um projeto de ensino de Educação Física na Educação Infantil |
author |
Luiz, Camilla Pereira |
author_facet |
Luiz, Camilla Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Rogério dos Santos Salles, William das Neves Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz, Camilla Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física; Educação Infantil; Esportes adaptados; PIBID; Estágio Curricular Supervisionado |
topic |
Educação Física; Educação Infantil; Esportes adaptados; PIBID; Estágio Curricular Supervisionado |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-27T21:34:55Z 2018-02-27T21:34:55Z 2018-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184778 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651940596285440 |