Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Búrigo, Elisabete Zardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109
Resumo: O artigo discute as marcas imprimidas pelo movimento da matemática moderna aos processos de formação de professores de matemática, no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Examina os resultados de trabalhos que estudaram as iniciativas dos grupos de professores ou dos governos em relação à formação de professores de matemática, confrontando-os com elementos do cenário mais geral de mudança do sistema escolar e da formação nesse período. Argumenta que a modernização proposta pelos grupos foi componente de um amplo processo de reconfiguração através da qual se constituiu, nesse período, a formação de professores para o novo ensino de 1º grau.
id UFSC_3f76d01a681ac03e061bde6beb31981a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166109
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970História da educaçãoEducação matemáticaFormação de professoresMatemática modernaO artigo discute as marcas imprimidas pelo movimento da matemática moderna aos processos de formação de professores de matemática, no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Examina os resultados de trabalhos que estudaram as iniciativas dos grupos de professores ou dos governos em relação à formação de professores de matemática, confrontando-os com elementos do cenário mais geral de mudança do sistema escolar e da formação nesse período. Argumenta que a modernização proposta pelos grupos foi componente de um amplo processo de reconfiguração através da qual se constituiu, nesse período, a formação de professores para o novo ensino de 1º grau.Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC)2016-08-01T03:16:08Z2016-08-01T03:16:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBÚRIGO, E. Z. Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 13, p. 23, 2013.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109Búrigo, Elisabete Zardoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-01T03:16:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166109Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-01T03:16:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
title Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
spellingShingle Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
Búrigo, Elisabete Zardo
História da educação
Educação matemática
Formação de professores
Matemática moderna
title_short Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
title_full Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
title_fullStr Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
title_full_unstemmed Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
title_sort Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
author Búrigo, Elisabete Zardo
author_facet Búrigo, Elisabete Zardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Educação matemática
Formação de professores
Matemática moderna
topic História da educação
Educação matemática
Formação de professores
Matemática moderna
description O artigo discute as marcas imprimidas pelo movimento da matemática moderna aos processos de formação de professores de matemática, no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Examina os resultados de trabalhos que estudaram as iniciativas dos grupos de professores ou dos governos em relação à formação de professores de matemática, confrontando-os com elementos do cenário mais geral de mudança do sistema escolar e da formação nesse período. Argumenta que a modernização proposta pelos grupos foi componente de um amplo processo de reconfiguração através da qual se constituiu, nesse período, a formação de professores para o novo ensino de 1º grau.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-08-01T03:16:08Z
2016-08-01T03:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BÚRIGO, E. Z. Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 13, p. 23, 2013.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109
identifier_str_mv BÚRIGO, E. Z. Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 13, p. 23, 2013.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652357040340992