Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109 |
Resumo: | O artigo discute as marcas imprimidas pelo movimento da matemática moderna aos processos de formação de professores de matemática, no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Examina os resultados de trabalhos que estudaram as iniciativas dos grupos de professores ou dos governos em relação à formação de professores de matemática, confrontando-os com elementos do cenário mais geral de mudança do sistema escolar e da formação nesse período. Argumenta que a modernização proposta pelos grupos foi componente de um amplo processo de reconfiguração através da qual se constituiu, nesse período, a formação de professores para o novo ensino de 1º grau. |
id |
UFSC_3f76d01a681ac03e061bde6beb31981a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166109 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970História da educaçãoEducação matemáticaFormação de professoresMatemática modernaO artigo discute as marcas imprimidas pelo movimento da matemática moderna aos processos de formação de professores de matemática, no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Examina os resultados de trabalhos que estudaram as iniciativas dos grupos de professores ou dos governos em relação à formação de professores de matemática, confrontando-os com elementos do cenário mais geral de mudança do sistema escolar e da formação nesse período. Argumenta que a modernização proposta pelos grupos foi componente de um amplo processo de reconfiguração através da qual se constituiu, nesse período, a formação de professores para o novo ensino de 1º grau.Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC)2016-08-01T03:16:08Z2016-08-01T03:16:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBÚRIGO, E. Z. Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 13, p. 23, 2013.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109Búrigo, Elisabete Zardoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-01T03:16:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166109Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-01T03:16:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970 |
title |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970 |
spellingShingle |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970 Búrigo, Elisabete Zardo História da educação Educação matemática Formação de professores Matemática moderna |
title_short |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970 |
title_full |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970 |
title_fullStr |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970 |
title_full_unstemmed |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970 |
title_sort |
Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970 |
author |
Búrigo, Elisabete Zardo |
author_facet |
Búrigo, Elisabete Zardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Búrigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Educação matemática Formação de professores Matemática moderna |
topic |
História da educação Educação matemática Formação de professores Matemática moderna |
description |
O artigo discute as marcas imprimidas pelo movimento da matemática moderna aos processos de formação de professores de matemática, no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Examina os resultados de trabalhos que estudaram as iniciativas dos grupos de professores ou dos governos em relação à formação de professores de matemática, confrontando-os com elementos do cenário mais geral de mudança do sistema escolar e da formação nesse período. Argumenta que a modernização proposta pelos grupos foi componente de um amplo processo de reconfiguração através da qual se constituiu, nesse período, a formação de professores para o novo ensino de 1º grau. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-08-01T03:16:08Z 2016-08-01T03:16:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BÚRIGO, E. Z. Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 13, p. 23, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109 |
identifier_str_mv |
BÚRIGO, E. Z. Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 13, p. 23, 2013. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652357040340992 |