O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204986
Resumo: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/12
id UFSC_3f92999a47083f0af7d38bac19dd6edd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204986
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)TestesAritméticaAvaliaçãoRevistas pedagógicasEnsino primário da aritméticaDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/12Este texto trata de um tempo de transformações na educação: a penetração do ideário da chamada pedagogia científica por meio das revistas pedagógicas. São analisados periódicos paulistas e os textos relativos à aritmética dos primeiros anos escolares. Ganham destaque os tests, ícone de um novo tempo escolar, ingrediente modificador de programas, métodos e conteúdos de ensino. Discute-se a estratégia das lideranças paulistas na tentativa de convencer professores a adotarem as novas perspectivas em suas práticas pedagógicas, em particular, no ensino da aritmética.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-03-30T18:35:52Z2020-03-30T18:35:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, N. V. L.. O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 1, p. 130, 2014.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204986Pinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-30T18:58:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204986Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-30T18:58:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
title O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
spellingShingle O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
Pinheiro, Nara Vilma Lima
Testes
Aritmética
Avaliação
Revistas pedagógicas
Ensino primário da aritmética
title_short O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
title_full O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
title_fullStr O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
title_full_unstemmed O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
title_sort O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
author Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_facet Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Testes
Aritmética
Avaliação
Revistas pedagógicas
Ensino primário da aritmética
topic Testes
Aritmética
Avaliação
Revistas pedagógicas
Ensino primário da aritmética
description Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/12
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-03-30T18:35:52Z
2020-03-30T18:35:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, N. V. L.. O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 1, p. 130, 2014.
2358-4750
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204986
identifier_str_mv PINHEIRO, N. V. L.. O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 1, p. 130, 2014.
2358-4750
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652039896432640