O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204986 |
Resumo: | Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/12 |
id |
UFSC_3f92999a47083f0af7d38bac19dd6edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204986 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932)TestesAritméticaAvaliaçãoRevistas pedagógicasEnsino primário da aritméticaDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/12Este texto trata de um tempo de transformações na educação: a penetração do ideário da chamada pedagogia científica por meio das revistas pedagógicas. São analisados periódicos paulistas e os textos relativos à aritmética dos primeiros anos escolares. Ganham destaque os tests, ícone de um novo tempo escolar, ingrediente modificador de programas, métodos e conteúdos de ensino. Discute-se a estratégia das lideranças paulistas na tentativa de convencer professores a adotarem as novas perspectivas em suas práticas pedagógicas, em particular, no ensino da aritmética.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-03-30T18:35:52Z2020-03-30T18:35:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, N. V. L.. O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 1, p. 130, 2014.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204986Pinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-30T18:58:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204986Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-30T18:58:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932) |
title |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932) |
spellingShingle |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932) Pinheiro, Nara Vilma Lima Testes Aritmética Avaliação Revistas pedagógicas Ensino primário da aritmética |
title_short |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932) |
title_full |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932) |
title_fullStr |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932) |
title_full_unstemmed |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932) |
title_sort |
O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932) |
author |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
author_facet |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Testes Aritmética Avaliação Revistas pedagógicas Ensino primário da aritmética |
topic |
Testes Aritmética Avaliação Revistas pedagógicas Ensino primário da aritmética |
description |
Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/12 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-03-30T18:35:52Z 2020-03-30T18:35:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, N. V. L.. O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 1, p. 130, 2014. 2358-4750 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204986 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, N. V. L.. O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 - 1932). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 1, p. 130, 2014. 2358-4750 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652039896432640 |