Compreensão leitora e linguagem técnica no ensino superior: um diálogo entre Psicolinguística e Engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlichting, Thais de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229856
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.
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spelling Compreensão leitora e linguagem técnica no ensino superior: um diálogo entre Psicolinguística e EngenhariaLinguísticaCompreensão na leituraLeituraLinguagem técnicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa se ocupa da relação entre compreensão em leitura e compreensão de linguagem técnica no campo da Engenharia Elétrica. O processo investigativo foi orientado pelo seguinte objetivo geral: Entender como a compreensão do texto acadêmico-científico e a compreensão da linguagem técnica se relacionam na área da Engenharia Elétrica, considerando-se dois distintos contextos: com e sem instrução explícita e sistemática de estratégias de leitura, quais sejam aquisição lexical, correferenciação e sumarização. Para atingir esse objetivo, foi percorrido o seguinte caminho metodológico: acompanhamento de duas edições subsequentes da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Regional de Blumenau. Os registros a respeito do acompanhamento das aulas foram realizados em diários de campo da pesquisadora. Com os acadêmicos participantes das disciplinas acompanhadas, foram realizados três momentos de testagem em leitura: a) pré-teste, com realização de protocolo verbal de leitura e teste de compreensão leitora com monitoramento de tela; b) pós-teste, também com realização de protocolo verbal e teste de leitura com monitoramento de tela; e c) teste final, no qual foi realizado o teste de compreensão leitora com monitoramento de tela. A diferença entre as edições da disciplina acompanhada foi a seguinte: com o primeiro grupo, o grupo controle, a pesquisadora apenas assistiu às aulas sem realizar interferências no andamento das atividades; já com o segundo grupo, o experimental, durante as aulas da disciplina, a pesquisadora ofereceu oficinas a respeito de estratégias de leitura. Os dados coletados por meio dos testes de compreensão leitora com monitoramento de tela e protocolo verbal de leitura ? associados aos dados do diário de campo ? foram analisados sob o viés da Psicolinguística, considerando as lentes teóricas que focalizam, especialmente: a) leitura e estratégias de leitura (PARIS; LIPSON; WIXSON, 1994; PARIS; WASIK; TURNER, 1991; MANOLI; PAPADOPOULOU, 2012; SOUZA; SEIMETZ-RODRIGUES; WEIRICH, 2019); e b) linguagem técnica (SHANAHAN, 2009; ALLIENDE; CONDEMARÍN, 2005; KRIEGER, 2000; SIDEK; RAHIM, 2015; BAUMANN, 2009; NAGY; SCOTT, 2000). As análises apontam uma interrelação de dependência entre a compreensão em leitura e a linguagem técnica. Os participantes tendem a se apoiarem em aspectos lexicais, quando encontram altas demandas textuais; bem como buscam apoio na estrutura textual quando a terminologia da área empregada no texto se apresenta como desafio. Essa abordagem de interação entre as variáveis pesquisadas é favorecida no contexto de instrução formal a respeito das estratégias de leitura (de aquisição lexical, correferenciação e sumarização) ? com o grupo experimental ?, justamente pois apresenta ao leitor estratégias de enfrentamento do texto e comportamento estratégico ao se engajar em tarefas de leitura.Abstract: This research deals with the relationship between reading comprehension and technical language comprehension in the Electrical Engineering field. The investigative process was guided by the following general objective: To understand how academic-scientific text comprehension and technical language comprehension are related in the field of Electrical Engineering. Two distinct contexts were considered concerning the presence or absence of explicit and systematic reading strategies instruction, which are lexical acquisition, co-referencing, and summarization. To achieve this goal, we pursued a methodological path by monitoring two subsequent editions of the Final Paper I academic discipline of the Electrical Engineering course at Universidade Regional de Blumenau. Notes about the classes were taken in the researcher's field diaries. With the academics participating in the academic discipline, three moments of testing in reading were carried out: a) pre-test, with a verbal protocol of reading and a reading comprehension test with screen monitoring; b) post-test, also with verbal protocol and reading test with screen monitoring; and c) final test, in which the reading comprehension test was performed with screen monitoring. The difference between the editions of the academic disciple was the following: with the first group, the control group, the researcher only attended classes without interfering in the course of activities; with the second group, the experimental one, the researcher offered workshops on reading strategies during the academic discipline classes. Data collected through reading comprehension tests with screen monitoring and verbal protocol of reading - associated with data from the field notes - were analyzed from the perspective of Psycholinguistics, considering the theory that focus, especially in: a) reading and reading strategies (PARIS; LIPSON; WIXSON, 1994; PARIS; WASIK; TURNER, 1991; MANOLI; PAPADOPOULOU, 2012; SOUZA; SEIMETZ-RODRIGUES; WEIRICH, 2019); and b) technical language (SHANAHAN, 2009; ALLIENDE; CONDEMARÍN, 2005; KRIEGER, 2000; SIDEK; RAHIM, 2015; BAUMANN, 2009; NAGY; SCOTT, 2000). The analyzes point to an interrelation of dependence between reading comprehension and technical language. Participants tend to rely on lexical aspects when they encounter high textual demands. They also seek support in the textual structure when the terminology of the area used in the text presents itself as a challenge. This interactive approach between the researched variables is favored in the formal instruction context regarding reading strategies (lexical acquisition, co-referencing, and summarization) - with the experimental group -, precisely because it presents to the reader how to deal with text and strategic behavior during engaging in reading tasks.Souza, Ana Cláudia deUniversidade Federal de Santa CatarinaSchlichting, Thais de Souza2021-11-11T19:25:45Z2021-11-11T19:25:45Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis316 p.| il., gráfs.application/pdf373482https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229856porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:25:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229856Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:25:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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