Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55619
Resumo: Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que situações de aprendizagem é possível identificar indícios desta compreensão. Para responder a essa questão orientadora do estudo, a pesquisa vale‐se da concepção de linguagem como processo de interação e produção de sentidos. Assim, a leitura é entendida a partir de uma abordagem sócio‐interacionista e psicolinguística. Para tanto, e tendo em vista que a investigação se caracteriza como sendo de abordagem qualitativa, a metodologia toma por base a análise de sequências didáticas de leitura registradas em meu Diário de Classe, bem como a elaboração e realização, em 2012, de três aulas de leitura em uma turma do 4º ano de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre/RS, a mesma com a qual estagiei em 2011. A partir dos dados produzidos, verifica‐se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico e com intervenções provocativas dos processos de inferenciação. Sob minha ótica, a consideração dessa perspectiva linguístico‐pedagógica pode fazer avançar a competência leitora de alunos da citada etapa de ensino.
id UFRGS-2_61f66144eebefaddef747edb73eb0441
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55619
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Maíra Abrunhoza de MartiniDalla Zen, Maria Isabel Habckost2012-09-26T01:36:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/55619000858850Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que situações de aprendizagem é possível identificar indícios desta compreensão. Para responder a essa questão orientadora do estudo, a pesquisa vale‐se da concepção de linguagem como processo de interação e produção de sentidos. Assim, a leitura é entendida a partir de uma abordagem sócio‐interacionista e psicolinguística. Para tanto, e tendo em vista que a investigação se caracteriza como sendo de abordagem qualitativa, a metodologia toma por base a análise de sequências didáticas de leitura registradas em meu Diário de Classe, bem como a elaboração e realização, em 2012, de três aulas de leitura em uma turma do 4º ano de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre/RS, a mesma com a qual estagiei em 2011. A partir dos dados produzidos, verifica‐se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico e com intervenções provocativas dos processos de inferenciação. Sob minha ótica, a consideração dessa perspectiva linguístico‐pedagógica pode fazer avançar a competência leitora de alunos da citada etapa de ensino.application/pdfporLeituraCompreensãoLinguagemDidáticaUm estudo sobre a potencialização da compreensão leitorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858850.pdf000858850.pdfTexto completoapplication/pdf2349458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/1/000858850.pdf7e7d13a0c1743f3cebbfe9a0cdd79961MD51TEXT000858850.pdf.txt000858850.pdf.txtExtracted Texttext/plain121823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/2/000858850.pdf.txt6b5b7fc1c60885bef97417f1124f9ca1MD52THUMBNAIL000858850.pdf.jpg000858850.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/3/000858850.pdf.jpg01592562fd448d311b2638c1ce7b9d40MD5310183/556192018-10-15 09:11:13.19oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55619Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T12:11:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
title Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
spellingShingle Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini
Leitura
Compreensão
Linguagem
Didática
title_short Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
title_full Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
title_fullStr Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
title_full_unstemmed Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
title_sort Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
author Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini
author_facet Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão
Linguagem
Didática
topic Leitura
Compreensão
Linguagem
Didática
description Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que situações de aprendizagem é possível identificar indícios desta compreensão. Para responder a essa questão orientadora do estudo, a pesquisa vale‐se da concepção de linguagem como processo de interação e produção de sentidos. Assim, a leitura é entendida a partir de uma abordagem sócio‐interacionista e psicolinguística. Para tanto, e tendo em vista que a investigação se caracteriza como sendo de abordagem qualitativa, a metodologia toma por base a análise de sequências didáticas de leitura registradas em meu Diário de Classe, bem como a elaboração e realização, em 2012, de três aulas de leitura em uma turma do 4º ano de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre/RS, a mesma com a qual estagiei em 2011. A partir dos dados produzidos, verifica‐se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico e com intervenções provocativas dos processos de inferenciação. Sob minha ótica, a consideração dessa perspectiva linguístico‐pedagógica pode fazer avançar a competência leitora de alunos da citada etapa de ensino.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-26T01:36:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/55619
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000858850
url http://hdl.handle.net/10183/55619
identifier_str_mv 000858850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/1/000858850.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/2/000858850.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/3/000858850.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e7d13a0c1743f3cebbfe9a0cdd79961
6b5b7fc1c60885bef97417f1124f9ca1
01592562fd448d311b2638c1ce7b9d40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724531296436224