Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/55619 |
Resumo: | Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que situações de aprendizagem é possível identificar indícios desta compreensão. Para responder a essa questão orientadora do estudo, a pesquisa vale‐se da concepção de linguagem como processo de interação e produção de sentidos. Assim, a leitura é entendida a partir de uma abordagem sócio‐interacionista e psicolinguística. Para tanto, e tendo em vista que a investigação se caracteriza como sendo de abordagem qualitativa, a metodologia toma por base a análise de sequências didáticas de leitura registradas em meu Diário de Classe, bem como a elaboração e realização, em 2012, de três aulas de leitura em uma turma do 4º ano de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre/RS, a mesma com a qual estagiei em 2011. A partir dos dados produzidos, verifica‐se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico e com intervenções provocativas dos processos de inferenciação. Sob minha ótica, a consideração dessa perspectiva linguístico‐pedagógica pode fazer avançar a competência leitora de alunos da citada etapa de ensino. |
id |
UFRGS-2_61f66144eebefaddef747edb73eb0441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55619 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Maíra Abrunhoza de MartiniDalla Zen, Maria Isabel Habckost2012-09-26T01:36:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/55619000858850Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que situações de aprendizagem é possível identificar indícios desta compreensão. Para responder a essa questão orientadora do estudo, a pesquisa vale‐se da concepção de linguagem como processo de interação e produção de sentidos. Assim, a leitura é entendida a partir de uma abordagem sócio‐interacionista e psicolinguística. Para tanto, e tendo em vista que a investigação se caracteriza como sendo de abordagem qualitativa, a metodologia toma por base a análise de sequências didáticas de leitura registradas em meu Diário de Classe, bem como a elaboração e realização, em 2012, de três aulas de leitura em uma turma do 4º ano de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre/RS, a mesma com a qual estagiei em 2011. A partir dos dados produzidos, verifica‐se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico e com intervenções provocativas dos processos de inferenciação. Sob minha ótica, a consideração dessa perspectiva linguístico‐pedagógica pode fazer avançar a competência leitora de alunos da citada etapa de ensino.application/pdfporLeituraCompreensãoLinguagemDidáticaUm estudo sobre a potencialização da compreensão leitorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858850.pdf000858850.pdfTexto completoapplication/pdf2349458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/1/000858850.pdf7e7d13a0c1743f3cebbfe9a0cdd79961MD51TEXT000858850.pdf.txt000858850.pdf.txtExtracted Texttext/plain121823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/2/000858850.pdf.txt6b5b7fc1c60885bef97417f1124f9ca1MD52THUMBNAIL000858850.pdf.jpg000858850.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/3/000858850.pdf.jpg01592562fd448d311b2638c1ce7b9d40MD5310183/556192018-10-15 09:11:13.19oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55619Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T12:11:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora |
title |
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora |
spellingShingle |
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini Leitura Compreensão Linguagem Didática |
title_short |
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora |
title_full |
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora |
title_fullStr |
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora |
title_sort |
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora |
author |
Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini |
author_facet |
Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão Linguagem Didática |
topic |
Leitura Compreensão Linguagem Didática |
description |
Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que situações de aprendizagem é possível identificar indícios desta compreensão. Para responder a essa questão orientadora do estudo, a pesquisa vale‐se da concepção de linguagem como processo de interação e produção de sentidos. Assim, a leitura é entendida a partir de uma abordagem sócio‐interacionista e psicolinguística. Para tanto, e tendo em vista que a investigação se caracteriza como sendo de abordagem qualitativa, a metodologia toma por base a análise de sequências didáticas de leitura registradas em meu Diário de Classe, bem como a elaboração e realização, em 2012, de três aulas de leitura em uma turma do 4º ano de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre/RS, a mesma com a qual estagiei em 2011. A partir dos dados produzidos, verifica‐se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico e com intervenções provocativas dos processos de inferenciação. Sob minha ótica, a consideração dessa perspectiva linguístico‐pedagógica pode fazer avançar a competência leitora de alunos da citada etapa de ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-26T01:36:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/55619 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000858850 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/55619 |
identifier_str_mv |
000858850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/1/000858850.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/2/000858850.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55619/3/000858850.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e7d13a0c1743f3cebbfe9a0cdd79961 6b5b7fc1c60885bef97417f1124f9ca1 01592562fd448d311b2638c1ce7b9d40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724531296436224 |