Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196489 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_404ac67b9cfc05d07436c47d8451fcb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196489 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docênciaLudicidadeCriançaEscolaExercício da DocênciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa mostra a importância de se trabalhar com a ludicidade nos anos iniciais, enfatizando assim o quanto as crianças que estudam nas escolas tem o direito de aprender brincando, não ficando essa questão do “brincar” apenas na educação infantil, pois brincar é fundamental no processo do desenvolvimento. Assim, o objetivo geral deste trabalho é: compreender como a ludicidade pode ser trabalhada na metodologia utilizada nos anos iniciais. E como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos sobre o significado de ludicidade e verificar como a ludicidade se manifesta nas práticas docentes de estudantes da pedagogia, a partir de uma amostragem de relatórios do exercício da docência. Dessa forma, para desenvolver esse estudo, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, descrevendo e analisando algumas atividades que foram feitas pelas estudantes do curso de Pedagogia durante o exercício da docência em escola da rede pública no município de Florianópolis. Durante o trabalho, levantamos muitas perguntas sobre como trabalhar com a ludicidade nos anos iniciais e mostramos que é possível sim trabalhar com o lúdico com essas crianças, por meio de exemplos extraídos do exercício da docência das estudantes do curso de pedagogia. Essa pesquisa mostrou o quanto é importante trabalhar de maneira lúdica nos anos iniciais contribuindo para aprendizagens mais envolventes e significativas nesse processo.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida Lapa deUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Winnie de Lima2019-06-03T14:03:12Z2019-06-03T14:03:12Z2014-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196489porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T14:03:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196489Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-03T14:03:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência |
title |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência |
spellingShingle |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência Rodrigues, Winnie de Lima Ludicidade Criança Escola Exercício da Docência |
title_short |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência |
title_full |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência |
title_fullStr |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência |
title_full_unstemmed |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência |
title_sort |
Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência |
author |
Rodrigues, Winnie de Lima |
author_facet |
Rodrigues, Winnie de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Aparecida Lapa de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Winnie de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Criança Escola Exercício da Docência |
topic |
Ludicidade Criança Escola Exercício da Docência |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-21 2019-06-03T14:03:12Z 2019-06-03T14:03:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196489 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
37 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652217848168448 |