A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133769
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.
id UFSC_4126a396eb355afab46572358a92ffca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133769
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de casoDireito da Propriedade Intelectual, Direito do Autor, Design de campanha publicitáriaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.Não é raro o aparecimento, tanto em âmbito judicial como em âmbito administrativo, de casos de violação do direito de Propriedade Intelectual no Design de campanhas publicitárias. Este fato evidencia a necessidade do estudo dos meios de proteção das criações e dos projetos do designer, os quais voltam-se para a esfera publicitária. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar um panorama acerca de cada um dos meios de proteção que o Direito da Propriedade Intelectual oferece ao Design, com fim de definir quais deles podem ser utilizados quando da criação de uma campanha publicitária, por meio de uma revisão doutrinária e jurisprudencial que abrange conceitos técnicos e legais de Design e Publicidade, o conceito de Design para Publicidade, as peculiaridades do Direito de Autor (abrangendo conceitos de tutela, “coincidência criativa” e a diferença entre direito patrimonial e direito extrapatrimonial), a concorrência desleal, a concorrência parasitária e os demais elementos de proteção. Por fim, apresenta-se o estudo do caso de violação dos Direitos do Autor de campanha publicitária pelas empresas Kaiser Brasil S/A e a Newcomm Comunicação Total Ltda, além de abordar-se também, por meio de exemplos, a recorrência de casos que violam o Direito do Autor no Design de Campanhas Publicitárias, e a eficácia do registro das obras em órgãos competentes.FlorianópolisPimentel, Luiz Otávioda Rosa, Leilane M. ZavariziUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Marina2015-07-17T15:03:50Z2015-07-17T15:03:50Z2015-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis119fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133769porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133769Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-17T15:03:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso
title A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso
spellingShingle A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso
Machado, Marina
Direito da Propriedade Intelectual, Direito do Autor, Design de campanha publicitária
title_short A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso
title_full A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso
title_fullStr A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso
title_full_unstemmed A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso
title_sort A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso
author Machado, Marina
author_facet Machado, Marina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Luiz Otávio
da Rosa, Leilane M. Zavarizi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Direito da Propriedade Intelectual, Direito do Autor, Design de campanha publicitária
topic Direito da Propriedade Intelectual, Direito do Autor, Design de campanha publicitária
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-17T15:03:50Z
2015-07-17T15:03:50Z
2015-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133769
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119f
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651883404853248