A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200927 |
Resumo: | Este arquivo é uma publicação da Revista BOLEMA do ano de 2015 e possui 20 páginas. |
id |
UFSC_417d505a8e676b274c675a84c6567878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200927 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagemEducação MatemáticaTecnologia EducacionalHistória da Educação MatemáticaEste arquivo é uma publicação da Revista BOLEMA do ano de 2015 e possui 20 páginas.Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido.2019-09-30T18:55:15Z2019-09-30T18:55:15Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACIEL, Paulo Roberto Castor; CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema, Rio Claro , v. 28, n. 50, p. 1348-1367, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301348&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a17.1980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200927MACIEL, Paulo Roberto CastorCARDOSO, Tereza Fachada Levyporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-30T18:55:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-30T18:55:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
spellingShingle |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem MACIEL, Paulo Roberto Castor Educação Matemática Tecnologia Educacional História da Educação Matemática |
title_short |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title_full |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title_fullStr |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title_sort |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
author |
MACIEL, Paulo Roberto Castor |
author_facet |
MACIEL, Paulo Roberto Castor CARDOSO, Tereza Fachada Levy |
author_role |
author |
author2 |
CARDOSO, Tereza Fachada Levy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACIEL, Paulo Roberto Castor CARDOSO, Tereza Fachada Levy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Tecnologia Educacional História da Educação Matemática |
topic |
Educação Matemática Tecnologia Educacional História da Educação Matemática |
description |
Este arquivo é uma publicação da Revista BOLEMA do ano de 2015 e possui 20 páginas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-09-30T18:55:15Z 2019-09-30T18:55:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACIEL, Paulo Roberto Castor; CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema, Rio Claro , v. 28, n. 50, p. 1348-1367, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301348&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a17. 1980-4415 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200927 |
identifier_str_mv |
MACIEL, Paulo Roberto Castor; CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema, Rio Claro , v. 28, n. 50, p. 1348-1367, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301348&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a17. 1980-4415 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652116768587776 |