A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACIEL, Paulo Roberto Castor
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CARDOSO, Tereza Fachada Levy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200927
Resumo: Este arquivo é uma publicação da Revista BOLEMA do ano de 2015 e possui 20 páginas.
id UFSC_417d505a8e676b274c675a84c6567878
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200927
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagemEducação MatemáticaTecnologia EducacionalHistória da Educação MatemáticaEste arquivo é uma publicação da Revista BOLEMA do ano de 2015 e possui 20 páginas.Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido.2019-09-30T18:55:15Z2019-09-30T18:55:15Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACIEL, Paulo Roberto Castor; CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema, Rio Claro , v. 28, n. 50, p. 1348-1367, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301348&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a17.1980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200927MACIEL, Paulo Roberto CastorCARDOSO, Tereza Fachada Levyporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-30T18:55:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-30T18:55:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
spellingShingle A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
MACIEL, Paulo Roberto Castor
Educação Matemática
Tecnologia Educacional
História da Educação Matemática
title_short A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title_full A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title_fullStr A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title_full_unstemmed A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
title_sort A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
author MACIEL, Paulo Roberto Castor
author_facet MACIEL, Paulo Roberto Castor
CARDOSO, Tereza Fachada Levy
author_role author
author2 CARDOSO, Tereza Fachada Levy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACIEL, Paulo Roberto Castor
CARDOSO, Tereza Fachada Levy
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Tecnologia Educacional
História da Educação Matemática
topic Educação Matemática
Tecnologia Educacional
História da Educação Matemática
description Este arquivo é uma publicação da Revista BOLEMA do ano de 2015 e possui 20 páginas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-09-30T18:55:15Z
2019-09-30T18:55:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, Paulo Roberto Castor; CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema, Rio Claro , v. 28, n. 50, p. 1348-1367, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301348&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a17.
1980-4415
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200927
identifier_str_mv MACIEL, Paulo Roberto Castor; CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema, Rio Claro , v. 28, n. 50, p. 1348-1367, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301348&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a17.
1980-4415
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652116768587776