LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132038 |
Resumo: | A relação professor-aluno é baseada não somente em conhecimentos científicos, mas acontece também a transmissão e compartilhamento de valores importantes para a formação humana. O presente artigo tem por objetivo analisar a liderança transformacional no processo ensino-aprendizagem do ensino superior e suas contribuições. O método utilizado neste estudo é o teórico, realizado a partir de levantamento bibliográfico, abordagem qualitativa e procedimento descritivo. É premente que o professor, como profissional que é, não só utilize novas práticas pedagógicas associadas aos modernos aparatos e meios tecnológicos, mas também exerça liderança de maneira que propicie aos seus alunos caminhar com passos firmes rumo ao desenvolvimento em todos os sentidos. Conclui-se que a liderança transformacional contribui para os processos pedagógicos e a promoção da aprendizagem significativa, bem como da qualidade no ensino, visto que o educador influencia seus alunos. A liderança pode permear todas as funções e papeis na escola, pois daí resulta qualidade nas ações e relações desenvolvidas. |
id |
UFSC_41a5898746a5699017c0aa34a6aa6072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132038 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIORLiderança Transformacional. Processo Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior.A relação professor-aluno é baseada não somente em conhecimentos científicos, mas acontece também a transmissão e compartilhamento de valores importantes para a formação humana. O presente artigo tem por objetivo analisar a liderança transformacional no processo ensino-aprendizagem do ensino superior e suas contribuições. O método utilizado neste estudo é o teórico, realizado a partir de levantamento bibliográfico, abordagem qualitativa e procedimento descritivo. É premente que o professor, como profissional que é, não só utilize novas práticas pedagógicas associadas aos modernos aparatos e meios tecnológicos, mas também exerça liderança de maneira que propicie aos seus alunos caminhar com passos firmes rumo ao desenvolvimento em todos os sentidos. Conclui-se que a liderança transformacional contribui para os processos pedagógicos e a promoção da aprendizagem significativa, bem como da qualidade no ensino, visto que o educador influencia seus alunos. A liderança pode permear todas as funções e papeis na escola, pois daí resulta qualidade nas ações e relações desenvolvidas.INPEAU2015-04-13T14:16:04Z2015-04-13T14:16:04Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132038Pacheco, Daniela ChagasSilva Neto, Emilio daFranzoni, Ana Maria BencciveniGünther, Helen Fischerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T14:16:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132038Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T14:16:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR |
title |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR Pacheco, Daniela Chagas Liderança Transformacional. Processo Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior. |
title_short |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Pacheco, Daniela Chagas |
author_facet |
Pacheco, Daniela Chagas Silva Neto, Emilio da Franzoni, Ana Maria Bencciveni Günther, Helen Fischer |
author_role |
author |
author2 |
Silva Neto, Emilio da Franzoni, Ana Maria Bencciveni Günther, Helen Fischer |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Daniela Chagas Silva Neto, Emilio da Franzoni, Ana Maria Bencciveni Günther, Helen Fischer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Transformacional. Processo Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior. |
topic |
Liderança Transformacional. Processo Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior. |
description |
A relação professor-aluno é baseada não somente em conhecimentos científicos, mas acontece também a transmissão e compartilhamento de valores importantes para a formação humana. O presente artigo tem por objetivo analisar a liderança transformacional no processo ensino-aprendizagem do ensino superior e suas contribuições. O método utilizado neste estudo é o teórico, realizado a partir de levantamento bibliográfico, abordagem qualitativa e procedimento descritivo. É premente que o professor, como profissional que é, não só utilize novas práticas pedagógicas associadas aos modernos aparatos e meios tecnológicos, mas também exerça liderança de maneira que propicie aos seus alunos caminhar com passos firmes rumo ao desenvolvimento em todos os sentidos. Conclui-se que a liderança transformacional contribui para os processos pedagógicos e a promoção da aprendizagem significativa, bem como da qualidade no ensino, visto que o educador influencia seus alunos. A liderança pode permear todas as funções e papeis na escola, pois daí resulta qualidade nas ações e relações desenvolvidas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-13T14:16:04Z 2015-04-13T14:16:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132038 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652031755288576 |