LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Daniela Chagas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva Neto, Emilio da, Franzoni, Ana Maria Bencciveni, Günther, Helen Fischer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132038
Resumo: A relação professor-aluno é baseada não somente em conhecimentos científicos, mas acontece também a transmissão e compartilhamento de valores importantes para a formação humana. O presente artigo tem por objetivo analisar a liderança transformacional no processo ensino-aprendizagem do ensino superior e suas contribuições. O método utilizado neste estudo é o teórico, realizado a partir de levantamento bibliográfico, abordagem qualitativa e procedimento descritivo. É premente que o professor, como profissional que é, não só utilize novas práticas pedagógicas associadas aos modernos aparatos e meios tecnológicos, mas também exerça liderança de maneira que propicie aos seus alunos caminhar com passos firmes rumo ao desenvolvimento em todos os sentidos. Conclui-se que a liderança transformacional contribui para os processos pedagógicos e a promoção da aprendizagem significativa, bem como da qualidade no ensino, visto que o educador influencia seus alunos. A liderança pode permear todas as funções e papeis na escola, pois daí resulta qualidade nas ações e relações desenvolvidas.
id UFSC_41a5898746a5699017c0aa34a6aa6072
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132038
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIORLiderança Transformacional. Processo Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior.A relação professor-aluno é baseada não somente em conhecimentos científicos, mas acontece também a transmissão e compartilhamento de valores importantes para a formação humana. O presente artigo tem por objetivo analisar a liderança transformacional no processo ensino-aprendizagem do ensino superior e suas contribuições. O método utilizado neste estudo é o teórico, realizado a partir de levantamento bibliográfico, abordagem qualitativa e procedimento descritivo. É premente que o professor, como profissional que é, não só utilize novas práticas pedagógicas associadas aos modernos aparatos e meios tecnológicos, mas também exerça liderança de maneira que propicie aos seus alunos caminhar com passos firmes rumo ao desenvolvimento em todos os sentidos. Conclui-se que a liderança transformacional contribui para os processos pedagógicos e a promoção da aprendizagem significativa, bem como da qualidade no ensino, visto que o educador influencia seus alunos. A liderança pode permear todas as funções e papeis na escola, pois daí resulta qualidade nas ações e relações desenvolvidas.INPEAU2015-04-13T14:16:04Z2015-04-13T14:16:04Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132038Pacheco, Daniela ChagasSilva Neto, Emilio daFranzoni, Ana Maria BencciveniGünther, Helen Fischerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T14:16:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132038Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T14:16:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
title LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
Pacheco, Daniela Chagas
Liderança Transformacional. Processo Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior.
title_short LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
title_full LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
title_sort LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
author Pacheco, Daniela Chagas
author_facet Pacheco, Daniela Chagas
Silva Neto, Emilio da
Franzoni, Ana Maria Bencciveni
Günther, Helen Fischer
author_role author
author2 Silva Neto, Emilio da
Franzoni, Ana Maria Bencciveni
Günther, Helen Fischer
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Daniela Chagas
Silva Neto, Emilio da
Franzoni, Ana Maria Bencciveni
Günther, Helen Fischer
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança Transformacional. Processo Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior.
topic Liderança Transformacional. Processo Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior.
description A relação professor-aluno é baseada não somente em conhecimentos científicos, mas acontece também a transmissão e compartilhamento de valores importantes para a formação humana. O presente artigo tem por objetivo analisar a liderança transformacional no processo ensino-aprendizagem do ensino superior e suas contribuições. O método utilizado neste estudo é o teórico, realizado a partir de levantamento bibliográfico, abordagem qualitativa e procedimento descritivo. É premente que o professor, como profissional que é, não só utilize novas práticas pedagógicas associadas aos modernos aparatos e meios tecnológicos, mas também exerça liderança de maneira que propicie aos seus alunos caminhar com passos firmes rumo ao desenvolvimento em todos os sentidos. Conclui-se que a liderança transformacional contribui para os processos pedagógicos e a promoção da aprendizagem significativa, bem como da qualidade no ensino, visto que o educador influencia seus alunos. A liderança pode permear todas as funções e papeis na escola, pois daí resulta qualidade nas ações e relações desenvolvidas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-13T14:16:04Z
2015-04-13T14:16:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132038
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652031755288576