Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74609 |
Resumo: | A partir da emissão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolução na flexibilidade e ampliação da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto também é percebido na Pós-Graduação Strico Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior IES e pela exigência de qualidade a que estes cursos são submetidos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior CAPES. As exigências impostas pela CAPES tem forçado às IES e seus Programas de Pós-Graduação a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais profissional. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estratégico, como ferramenta de gestão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa o Modelo de Planejamento proposto por Almeida (2003) e a observação participante. Os principais resultados apontam para a necessidade de reestruturação da Proposta do Programa, ampliação do corpo docente, melhor articulação entre as disciplinas, área de concentração do programa, linhas e projetos de pesquisa e produção intelectual e de dissertações. |
id |
UFSC_41b6b42f31373e715a87c1da2db2fcb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/74609 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPESA partir da emissão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolução na flexibilidade e ampliação da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto também é percebido na Pós-Graduação Strico Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior IES e pela exigência de qualidade a que estes cursos são submetidos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior CAPES. As exigências impostas pela CAPES tem forçado às IES e seus Programas de Pós-Graduação a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais profissional. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estratégico, como ferramenta de gestão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa o Modelo de Planejamento proposto por Almeida (2003) e a observação participante. Os principais resultados apontam para a necessidade de reestruturação da Proposta do Programa, ampliação do corpo docente, melhor articulação entre as disciplinas, área de concentração do programa, linhas e projetos de pesquisa e produção intelectual e de dissertações.INPEAU2012-10-15T17:07:41Z2012-10-15T17:07:41Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74609Maccari, Emerson AntoniRodrigues, Leonel CezarCoimbra, Fabio ClaroAlmeida, Martinho Isnard Ribeiro deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T15:23:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/74609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T15:23:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES |
title |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES |
spellingShingle |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES Maccari, Emerson Antoni |
title_short |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES |
title_full |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES |
title_fullStr |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES |
title_full_unstemmed |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES |
title_sort |
Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES |
author |
Maccari, Emerson Antoni |
author_facet |
Maccari, Emerson Antoni Rodrigues, Leonel Cezar Coimbra, Fabio Claro Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Leonel Cezar Coimbra, Fabio Claro Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maccari, Emerson Antoni Rodrigues, Leonel Cezar Coimbra, Fabio Claro Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de |
description |
A partir da emissão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolução na flexibilidade e ampliação da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto também é percebido na Pós-Graduação Strico Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior IES e pela exigência de qualidade a que estes cursos são submetidos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior CAPES. As exigências impostas pela CAPES tem forçado às IES e seus Programas de Pós-Graduação a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais profissional. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estratégico, como ferramenta de gestão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa o Modelo de Planejamento proposto por Almeida (2003) e a observação participante. Os principais resultados apontam para a necessidade de reestruturação da Proposta do Programa, ampliação do corpo docente, melhor articulação entre as disciplinas, área de concentração do programa, linhas e projetos de pesquisa e produção intelectual e de dissertações. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-15T17:07:41Z 2012-10-15T17:07:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74609 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652383271518208 |