Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maccari, Emerson Antoni
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rodrigues, Leonel Cezar, Coimbra, Fabio Claro, Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74609
Resumo: A partir da emissão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolução na flexibilidade e ampliação da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto também é percebido na Pós-Graduação Strico Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior IES e pela exigência de qualidade a que estes cursos são submetidos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior CAPES. As exigências impostas pela CAPES tem forçado às IES e seus Programas de Pós-Graduação a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais profissional. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estratégico, como ferramenta de gestão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa o Modelo de Planejamento proposto por Almeida (2003) e a observação participante. Os principais resultados apontam para a necessidade de reestruturação da Proposta do Programa, ampliação do corpo docente, melhor articulação entre as disciplinas, área de concentração do programa, linhas e projetos de pesquisa e produção intelectual e de dissertações.
id UFSC_41b6b42f31373e715a87c1da2db2fcb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/74609
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPESA partir da emissão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolução na flexibilidade e ampliação da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto também é percebido na Pós-Graduação Strico Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior IES e pela exigência de qualidade a que estes cursos são submetidos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior CAPES. As exigências impostas pela CAPES tem forçado às IES e seus Programas de Pós-Graduação a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais profissional. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estratégico, como ferramenta de gestão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa o Modelo de Planejamento proposto por Almeida (2003) e a observação participante. Os principais resultados apontam para a necessidade de reestruturação da Proposta do Programa, ampliação do corpo docente, melhor articulação entre as disciplinas, área de concentração do programa, linhas e projetos de pesquisa e produção intelectual e de dissertações.INPEAU2012-10-15T17:07:41Z2012-10-15T17:07:41Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74609Maccari, Emerson AntoniRodrigues, Leonel CezarCoimbra, Fabio ClaroAlmeida, Martinho Isnard Ribeiro deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T15:23:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/74609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T15:23:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
title Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
spellingShingle Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
Maccari, Emerson Antoni
title_short Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
title_full Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
title_fullStr Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
title_full_unstemmed Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
title_sort Uso do Planejamento Estratégico por um Programa de Pós-Graduação com base no Sistema de Avaliação da CAPES
author Maccari, Emerson Antoni
author_facet Maccari, Emerson Antoni
Rodrigues, Leonel Cezar
Coimbra, Fabio Claro
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
author_role author
author2 Rodrigues, Leonel Cezar
Coimbra, Fabio Claro
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maccari, Emerson Antoni
Rodrigues, Leonel Cezar
Coimbra, Fabio Claro
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
description A partir da emissão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolução na flexibilidade e ampliação da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto também é percebido na Pós-Graduação Strico Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior IES e pela exigência de qualidade a que estes cursos são submetidos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior CAPES. As exigências impostas pela CAPES tem forçado às IES e seus Programas de Pós-Graduação a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais profissional. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estratégico, como ferramenta de gestão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa o Modelo de Planejamento proposto por Almeida (2003) e a observação participante. Os principais resultados apontam para a necessidade de reestruturação da Proposta do Programa, ampliação do corpo docente, melhor articulação entre as disciplinas, área de concentração do programa, linhas e projetos de pesquisa e produção intelectual e de dissertações.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-15T17:07:41Z
2012-10-15T17:07:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74609
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652383271518208