Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB)
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86392 |
Resumo: | O sistema brasileiro de avaliação de programas de pós-graduação vem evoluindo desde 1976, sendo considerado eficiente e moderno. No presente trabalho, o objetivo é propor um modelo de gestão de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração do Brasil, com base nos sistemas de avaliação do Brasil e dos Estados Unidos. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa em oito programas: quatro no Brasil, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e quatro nos Estados Unidos, credenciados pela Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB). O método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos de caráter exploratório com dois componentes básicos: pesquisa documental, por meio de um estudo em profundidade dos sistemas de avaliação; pesquisa de campo com os coordenadores de programas para identificar como os sistemas de avaliação são utilizados para desenvolver os programas. A partir desses estudos, foi proposto um modelo de gestão em que, além de atender aos requisitos do sistema de avaliação da CAPES, seja levada em consideração a realidade do programa e os elementos importantes para seu contínuo aprimoramento, dentre eles: missão e visão; plano estratégico; corpo docente; estrutura do programa; corpo discente; resultados que abrangem produção científico-tecnológica, egresso e inserção social. |
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Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB) Propuesta de un modelo de gestión de programas de posgrado en el área de Administración con base en los sistemas de evaluación de Brasil (CAPES) y Estados Unidos (AACSB) Proposal of model management graduate programs in business area from the evaluation systems of Brazil (CAPES) and of the United States (AACSB) O sistema brasileiro de avaliação de programas de pós-graduação vem evoluindo desde 1976, sendo considerado eficiente e moderno. No presente trabalho, o objetivo é propor um modelo de gestão de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração do Brasil, com base nos sistemas de avaliação do Brasil e dos Estados Unidos. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa em oito programas: quatro no Brasil, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e quatro nos Estados Unidos, credenciados pela Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB). O método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos de caráter exploratório com dois componentes básicos: pesquisa documental, por meio de um estudo em profundidade dos sistemas de avaliação; pesquisa de campo com os coordenadores de programas para identificar como os sistemas de avaliação são utilizados para desenvolver os programas. A partir desses estudos, foi proposto um modelo de gestão em que, além de atender aos requisitos do sistema de avaliação da CAPES, seja levada em consideração a realidade do programa e os elementos importantes para seu contínuo aprimoramento, dentre eles: missão e visão; plano estratégico; corpo docente; estrutura do programa; corpo discente; resultados que abrangem produção científico-tecnológica, egresso e inserção social. The Brazilian evaluation system of graduate programs has been improving since 1976 and it is considered one of the most efficient and modern in the world. The goal of this paper is to propose a management model of graduate programs in business field based on the evaluation systems of Brazil and the United States. This research was conducted in eight business school programs: four programs in Brazil that are recognized by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Committee for Postgraduate Courses of Higher Education Students (CAPES) and four in USA programs accredited by Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB). The research method was an exploratory multiple case study with two basic components: documentary research, through an in-depth study of evaluation systems; field research with the program coordinators to identify how the evaluation systems are used to develop the programs. The model of management proposed in this study intend not only to reach the requirements of CAPES evaluate system, but also to considerate the program reality and the key components for its improvement including: mission and the vision; strategic plan; faculty; research structure; students; and results that encloses the scientific-technological production, former students, and the program impact. El sistema de evaluación de programas de posgrado se ha desarrollado mucho en Brasil desde 1976 y se considera eficiente y moderno. El objeto de este trabajo es proponer un modelo de gestión de programas de posgrado en Administración en Brasil con base en los sistemas de evaluación de Brasil y Estados Unidos. Para ello, se llevó a cabo un estudio de ocho programas, cuatro en Brasil, recomendados por la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), y cuatro en los Estados Unidos, acreditados por la Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB). El método de investigación fue un estudio de casos múltiples exploratorio de dos componentes básicos: investigación documental, por medio de un estudio en profundidad de los sistemas de evaluación, e investigación de campo con los coordinadores de programas, para identificar cómo los sistemas de evaluación se utilizan para desarrollar los programas. Se propone un modelo de gestión en que, además de atender a los requisitos del sistema de evaluación de CAPES, se tienen en cuenta la realidad del programa y otros elementos importantes para su continuo perfeccionamiento, tales como: misión y visión; plan estratégico; cuerpo de docentes; estructura del programa, cuerpo de estudiantes; resultados que abarcan producción científico-tecnológica, alumnos egresados e inserción social. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/8639210.5700/rausp1152Revista de Administração; v. 49 n. 2 (2014); 369-383Revista de Administração; Vol. 49 No. 2 (2014); 369-383Revista de Administração; Vol. 49 Núm. 2 (2014); 369-3831984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86392/89066Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaccari, Emerson AntonioAlmeida, Martinho Isnard Ribeiro deRiccio, Edson LuizAlejandro, Thomas Brashear2015-09-15T16:52:28Zoai:revistas.usp.br:article/86392Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:28Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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