Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Uirá Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192133
Resumo: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
id UFSC_4211c57fdd351af44c6aba67eeef1e9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192133
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em PortugaldesignembalagemacessóriosvinhoPortugaldesignpackagingaccessorieswinePortugalPCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.A produção de vinho está presente na história mundial há milhares de anos. Estima-se que o mercado mundial de vinhos movimenta centenas de bilhões de dólares anualmente, sendo o mercado português o décimo primeiro colocado em termos numéricos no mundo. A região que mais se destaca em Portugal é a região do Douro, onde muitos investidores do mundo todo têm focado seu interesse. A oportunidade desse projeto surgiu quando alguns desses investidores decidiram desenvolver uma linha de produtos para sua futura empresa vinícola. Essa linha de produtos inclui rótulos, embalagens, kits promocionais e acessórios (saca-rolhas, tampa-garrafa, corta-gotas e marcadores de taças) para dois tipos de vinhos, um vinho tinto e outro vinho do Porto. Para o desenvolvimento desse projeto utilizou-se o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP). Foram levantados dados sobre o mercado vinícola e setores relacionados para definir o viés principal do projeto. Esses dados permitiram entender as necessidades e expectativas do usuário/consumidor, bem como os produtos existentes no mercado vinícola e o processo produtivo do vinho, tanto em Portugal como em diferentes partes do mundo. A análise dos dados coletados possibilitou a definição de requisitos que levaram à criação de conceitos para a uma linha de produtos com Design diferenciado. O resultado foi uma linha de produtos para vinho tinto com o nome Dura Douro e outra linha para vinho do Porto chamado Knight’s. As duas linhas têm marcas e acessórios próprios, demonstrando uma diferenciação de Design em relação aos outros no mercado, mas sem deixar de lado a história e a cultura portuguesa.Wine production has existed in world history for thousands of years. It has been reported that the world wine market has an annual revenue of hundreds of billions of dollars, with the Portuguese market in the eleventh place. The portuguese wine region that stands out the most is the Douro region, where many investors from around the world have focused their interest. The opportunity for this project appeared when some of these investors decided to develop a product line for their future wine company. This product line includes labels, packaging, promotional kits and accessories (corkscrews, bottle stopper, non-drip wine pourer and glass markers) for two types of wine, one red wine and the other a Port wine. The development of this project used the Guide of Orientation in Project Development (GODP). Data concerning the wine market and related sectors was collected to define the main focus of this project. The data made it possible to understand the needs and expectations of the user/consumer, as well as the existing products in the wine market and the wine production process, both in Portugal and abroad. The analysis of the data allowed the necessary requirements to be established, and led to the development of design concepts for an unique product line. The result was a product line for red wine with the name Dura Douro and another product line for Port wine called Knight's. The two product lines have their own brands and accessories, with an exclusive Design, but without leaving behind the Portuguese history and culture.Florianópolis, SCMerino, Giselle Schmidt Alves DiazMerino, Eugenio Andrés DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Uirá Silva2018-12-08T19:52:54Z2018-12-08T19:52:54Z2018-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis116 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192133info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-08T19:52:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192133Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-08T19:52:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal
title Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal
spellingShingle Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal
Duarte, Uirá Silva
design
embalagem
acessórios
vinho
Portugal
design
packaging
accessories
wine
Portugal
title_short Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal
title_full Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal
title_fullStr Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal
title_sort Desenvolvimento de uma linha de produtos para uma empresa de vinhos em Portugal
author Duarte, Uirá Silva
author_facet Duarte, Uirá Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merino, Giselle Schmidt Alves Diaz
Merino, Eugenio Andrés Díaz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Uirá Silva
dc.subject.por.fl_str_mv design
embalagem
acessórios
vinho
Portugal
design
packaging
accessories
wine
Portugal
topic design
embalagem
acessórios
vinho
Portugal
design
packaging
accessories
wine
Portugal
description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-08T19:52:54Z
2018-12-08T19:52:54Z
2018-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192133
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652058452033536