Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Renata Peçanha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816
Resumo: O presente estudo denota a importância dos componentes presente na embalagem de vinhos finos brasileiros, buscando entender a visão do consumidor no momento da compra dessa bebida. O trabalho foi realizado através de um questionário composto por nove perguntas referente ao objetivo do trabalho, e cinco perguntas socioeconômicas, distribuídos de forma online, através de aplicativos e redes sociais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 163 respondentes, sendo 77,30% consumidores de vinhos, onde dos itens que compõe a embalagem os que mais se destacaram foram o rótulo e contrarrótulo, seguidos pela garrafa, e por último, mas com importância, o arrolhamento dos vinhos. Dentro do rótulo e contrarrótulo, os itens obrigatórios que obtiveram maiores resultados foram a classificação (tintos, rosé e branco), e a graduação alcóolica, e dos itens facultativos avaliados, a variedade da cultivar e a safra foram as informações na qual são mais observadas no momento da aquisição de vinhos. Quanto ao tipo de vedação, foram avaliadas um total de quatro materiais, onde a rolha de cortiça ganhou destaque e ainda permanece na preferência do brasileiro para vinhos tintos e para vinhos brancos, também dos itens do arrolhamento, a sua porosidade foi considerada muito importante. Dos itens referentes a garrafa, a sua cor foi o fator mais importante, tanto para vinhos brancos, como para os vinhos tintos. Considerando os resultados cabe as empresas considerarem o que os consumidores valorizam, e elaborar rótulos que atraiam este público. Sugere-se um estudo mais detalhado desta pesquisa que consiga uma segmentação socioeconômica mais ampla, para representar o consumidor de vinho brasileiro como um todo.
id UNIP_16b8d4841b1dd9b0c26a8a56bf52848c
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2816
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Lisboa, Rodrigo da SilvaLisboa , Rodrigo da SilvaCosta, Vagner BrasilSchumacher, Rafael LizandroCardoso, Renata Peçanha2018-04-26T13:12:40Z2017-12-082018-04-26T13:12:40Z2017-11-30CARDOSO, Renata Peçanha. Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816O presente estudo denota a importância dos componentes presente na embalagem de vinhos finos brasileiros, buscando entender a visão do consumidor no momento da compra dessa bebida. O trabalho foi realizado através de um questionário composto por nove perguntas referente ao objetivo do trabalho, e cinco perguntas socioeconômicas, distribuídos de forma online, através de aplicativos e redes sociais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 163 respondentes, sendo 77,30% consumidores de vinhos, onde dos itens que compõe a embalagem os que mais se destacaram foram o rótulo e contrarrótulo, seguidos pela garrafa, e por último, mas com importância, o arrolhamento dos vinhos. Dentro do rótulo e contrarrótulo, os itens obrigatórios que obtiveram maiores resultados foram a classificação (tintos, rosé e branco), e a graduação alcóolica, e dos itens facultativos avaliados, a variedade da cultivar e a safra foram as informações na qual são mais observadas no momento da aquisição de vinhos. Quanto ao tipo de vedação, foram avaliadas um total de quatro materiais, onde a rolha de cortiça ganhou destaque e ainda permanece na preferência do brasileiro para vinhos tintos e para vinhos brancos, também dos itens do arrolhamento, a sua porosidade foi considerada muito importante. Dos itens referentes a garrafa, a sua cor foi o fator mais importante, tanto para vinhos brancos, como para os vinhos tintos. Considerando os resultados cabe as empresas considerarem o que os consumidores valorizam, e elaborar rótulos que atraiam este público. Sugere-se um estudo mais detalhado desta pesquisa que consiga uma segmentação socioeconômica mais ampla, para representar o consumidor de vinho brasileiro como um todo.The present study shows the importance of the components present in the packaging of fine Brazilian wines, seeking to understand the consumer's vision when buying this beverage. The work was carried out through a questionnaire composed of nine questions regarding the objective of the work, and five socioeconomic questions, distributed online, through applications and social networks. A quantitative survey was carried out, with 163 respondents, of which 77.30% were wine consumers, where the most conspicuous items were the label and counter, followed by the bottle, and last, but with importance, the wine corking. Within the label and counter-label, the mandatory items that obtained the highest results were the classification (red, rosé and white), and the alcoholic graduation, and of the optional items evaluated, the variety of the cultivar and the vintage were the informations in which they are most observed when buying wine. Regarding the type of fence, a total of four materials were evaluated, where the natural cork was highlighted and still remains in the preference of the Brazilian for red wines and for white wines, also of corking items, its porosity was considered very important. Of the items referring to the bottle, its color was the most important factor, both for white wines and for red wines. Considering the results it is up to companies to consider what consumers value, and to design labels that appeal to this audience. It is suggested a more detailed study of this research that achieves a broader socioeconomic segmentation, to represent the Brazilian wine consumer as a whole.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAVinhosEmbalagem de vinhoConsumidores de vinhoWine packagingWine onsumersAnálise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRENATA PEÇANHA CARDOSO.pdfRENATA PEÇANHA CARDOSO.pdfRenata Peçanha Cardoso 2017application/pdf804191https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/1/RENATA%20PE%c3%87ANHA%20CARDOSO.pdfe0a45f8386a04146abb34a84f0c36de9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRENATA PEÇANHA CARDOSO.pdf.txtRENATA PEÇANHA CARDOSO.pdf.txtExtracted texttext/plain88312https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/3/RENATA%20PE%c3%87ANHA%20CARDOSO.pdf.txteaee6c5041ff375b7302b88c104d2118MD53riu/28162018-04-27 03:02:05.704oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-04-27T06:02:05Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
title Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
spellingShingle Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
Cardoso, Renata Peçanha
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Vinhos
Embalagem de vinho
Consumidores de vinho
Wine packaging
Wine onsumers
title_short Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
title_full Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
title_fullStr Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
title_full_unstemmed Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
title_sort Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
author Cardoso, Renata Peçanha
author_facet Cardoso, Renata Peçanha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Rodrigo da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lisboa , Rodrigo da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Vagner Brasil
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Schumacher, Rafael Lizandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Renata Peçanha
contributor_str_mv Lisboa, Rodrigo da Silva
Lisboa , Rodrigo da Silva
Costa, Vagner Brasil
Schumacher, Rafael Lizandro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Vinhos
Embalagem de vinho
Consumidores de vinho
Wine packaging
Wine onsumers
dc.subject.por.fl_str_mv Vinhos
Embalagem de vinho
Consumidores de vinho
Wine packaging
Wine onsumers
description O presente estudo denota a importância dos componentes presente na embalagem de vinhos finos brasileiros, buscando entender a visão do consumidor no momento da compra dessa bebida. O trabalho foi realizado através de um questionário composto por nove perguntas referente ao objetivo do trabalho, e cinco perguntas socioeconômicas, distribuídos de forma online, através de aplicativos e redes sociais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 163 respondentes, sendo 77,30% consumidores de vinhos, onde dos itens que compõe a embalagem os que mais se destacaram foram o rótulo e contrarrótulo, seguidos pela garrafa, e por último, mas com importância, o arrolhamento dos vinhos. Dentro do rótulo e contrarrótulo, os itens obrigatórios que obtiveram maiores resultados foram a classificação (tintos, rosé e branco), e a graduação alcóolica, e dos itens facultativos avaliados, a variedade da cultivar e a safra foram as informações na qual são mais observadas no momento da aquisição de vinhos. Quanto ao tipo de vedação, foram avaliadas um total de quatro materiais, onde a rolha de cortiça ganhou destaque e ainda permanece na preferência do brasileiro para vinhos tintos e para vinhos brancos, também dos itens do arrolhamento, a sua porosidade foi considerada muito importante. Dos itens referentes a garrafa, a sua cor foi o fator mais importante, tanto para vinhos brancos, como para os vinhos tintos. Considerando os resultados cabe as empresas considerarem o que os consumidores valorizam, e elaborar rótulos que atraiam este público. Sugere-se um estudo mais detalhado desta pesquisa que consiga uma segmentação socioeconômica mais ampla, para representar o consumidor de vinho brasileiro como um todo.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-08
2018-04-26T13:12:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-26T13:12:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Renata Peçanha. Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816
identifier_str_mv CARDOSO, Renata Peçanha. Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Dom Pedrito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/1/RENATA%20PE%c3%87ANHA%20CARDOSO.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/3/RENATA%20PE%c3%87ANHA%20CARDOSO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e0a45f8386a04146abb34a84f0c36de9
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
eaee6c5041ff375b7302b88c104d2118
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274805754920960