Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816 |
Resumo: | O presente estudo denota a importância dos componentes presente na embalagem de vinhos finos brasileiros, buscando entender a visão do consumidor no momento da compra dessa bebida. O trabalho foi realizado através de um questionário composto por nove perguntas referente ao objetivo do trabalho, e cinco perguntas socioeconômicas, distribuídos de forma online, através de aplicativos e redes sociais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 163 respondentes, sendo 77,30% consumidores de vinhos, onde dos itens que compõe a embalagem os que mais se destacaram foram o rótulo e contrarrótulo, seguidos pela garrafa, e por último, mas com importância, o arrolhamento dos vinhos. Dentro do rótulo e contrarrótulo, os itens obrigatórios que obtiveram maiores resultados foram a classificação (tintos, rosé e branco), e a graduação alcóolica, e dos itens facultativos avaliados, a variedade da cultivar e a safra foram as informações na qual são mais observadas no momento da aquisição de vinhos. Quanto ao tipo de vedação, foram avaliadas um total de quatro materiais, onde a rolha de cortiça ganhou destaque e ainda permanece na preferência do brasileiro para vinhos tintos e para vinhos brancos, também dos itens do arrolhamento, a sua porosidade foi considerada muito importante. Dos itens referentes a garrafa, a sua cor foi o fator mais importante, tanto para vinhos brancos, como para os vinhos tintos. Considerando os resultados cabe as empresas considerarem o que os consumidores valorizam, e elaborar rótulos que atraiam este público. Sugere-se um estudo mais detalhado desta pesquisa que consiga uma segmentação socioeconômica mais ampla, para representar o consumidor de vinho brasileiro como um todo. |
id |
UNIP_16b8d4841b1dd9b0c26a8a56bf52848c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2816 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Lisboa, Rodrigo da SilvaLisboa , Rodrigo da SilvaCosta, Vagner BrasilSchumacher, Rafael LizandroCardoso, Renata Peçanha2018-04-26T13:12:40Z2017-12-082018-04-26T13:12:40Z2017-11-30CARDOSO, Renata Peçanha. Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816O presente estudo denota a importância dos componentes presente na embalagem de vinhos finos brasileiros, buscando entender a visão do consumidor no momento da compra dessa bebida. O trabalho foi realizado através de um questionário composto por nove perguntas referente ao objetivo do trabalho, e cinco perguntas socioeconômicas, distribuídos de forma online, através de aplicativos e redes sociais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 163 respondentes, sendo 77,30% consumidores de vinhos, onde dos itens que compõe a embalagem os que mais se destacaram foram o rótulo e contrarrótulo, seguidos pela garrafa, e por último, mas com importância, o arrolhamento dos vinhos. Dentro do rótulo e contrarrótulo, os itens obrigatórios que obtiveram maiores resultados foram a classificação (tintos, rosé e branco), e a graduação alcóolica, e dos itens facultativos avaliados, a variedade da cultivar e a safra foram as informações na qual são mais observadas no momento da aquisição de vinhos. Quanto ao tipo de vedação, foram avaliadas um total de quatro materiais, onde a rolha de cortiça ganhou destaque e ainda permanece na preferência do brasileiro para vinhos tintos e para vinhos brancos, também dos itens do arrolhamento, a sua porosidade foi considerada muito importante. Dos itens referentes a garrafa, a sua cor foi o fator mais importante, tanto para vinhos brancos, como para os vinhos tintos. Considerando os resultados cabe as empresas considerarem o que os consumidores valorizam, e elaborar rótulos que atraiam este público. Sugere-se um estudo mais detalhado desta pesquisa que consiga uma segmentação socioeconômica mais ampla, para representar o consumidor de vinho brasileiro como um todo.The present study shows the importance of the components present in the packaging of fine Brazilian wines, seeking to understand the consumer's vision when buying this beverage. The work was carried out through a questionnaire composed of nine questions regarding the objective of the work, and five socioeconomic questions, distributed online, through applications and social networks. A quantitative survey was carried out, with 163 respondents, of which 77.30% were wine consumers, where the most conspicuous items were the label and counter, followed by the bottle, and last, but with importance, the wine corking. Within the label and counter-label, the mandatory items that obtained the highest results were the classification (red, rosé and white), and the alcoholic graduation, and of the optional items evaluated, the variety of the cultivar and the vintage were the informations in which they are most observed when buying wine. Regarding the type of fence, a total of four materials were evaluated, where the natural cork was highlighted and still remains in the preference of the Brazilian for red wines and for white wines, also of corking items, its porosity was considered very important. Of the items referring to the bottle, its color was the most important factor, both for white wines and for red wines. Considering the results it is up to companies to consider what consumers value, and to design labels that appeal to this audience. It is suggested a more detailed study of this research that achieves a broader socioeconomic segmentation, to represent the Brazilian wine consumer as a whole.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAVinhosEmbalagem de vinhoConsumidores de vinhoWine packagingWine onsumersAnálise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRENATA PEÇANHA CARDOSO.pdfRENATA PEÇANHA CARDOSO.pdfRenata Peçanha Cardoso 2017application/pdf804191https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/1/RENATA%20PE%c3%87ANHA%20CARDOSO.pdfe0a45f8386a04146abb34a84f0c36de9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRENATA PEÇANHA CARDOSO.pdf.txtRENATA PEÇANHA CARDOSO.pdf.txtExtracted texttext/plain88312https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/3/RENATA%20PE%c3%87ANHA%20CARDOSO.pdf.txteaee6c5041ff375b7302b88c104d2118MD53riu/28162018-04-27 03:02:05.704oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-04-27T06:02:05Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos |
title |
Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos |
spellingShingle |
Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos Cardoso, Renata Peçanha CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Vinhos Embalagem de vinho Consumidores de vinho Wine packaging Wine onsumers |
title_short |
Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos |
title_full |
Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos |
title_fullStr |
Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos |
title_full_unstemmed |
Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos |
title_sort |
Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos |
author |
Cardoso, Renata Peçanha |
author_facet |
Cardoso, Renata Peçanha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisboa, Rodrigo da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lisboa , Rodrigo da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Vagner Brasil |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Schumacher, Rafael Lizandro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Renata Peçanha |
contributor_str_mv |
Lisboa, Rodrigo da Silva Lisboa , Rodrigo da Silva Costa, Vagner Brasil Schumacher, Rafael Lizandro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Vinhos Embalagem de vinho Consumidores de vinho Wine packaging Wine onsumers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vinhos Embalagem de vinho Consumidores de vinho Wine packaging Wine onsumers |
description |
O presente estudo denota a importância dos componentes presente na embalagem de vinhos finos brasileiros, buscando entender a visão do consumidor no momento da compra dessa bebida. O trabalho foi realizado através de um questionário composto por nove perguntas referente ao objetivo do trabalho, e cinco perguntas socioeconômicas, distribuídos de forma online, através de aplicativos e redes sociais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 163 respondentes, sendo 77,30% consumidores de vinhos, onde dos itens que compõe a embalagem os que mais se destacaram foram o rótulo e contrarrótulo, seguidos pela garrafa, e por último, mas com importância, o arrolhamento dos vinhos. Dentro do rótulo e contrarrótulo, os itens obrigatórios que obtiveram maiores resultados foram a classificação (tintos, rosé e branco), e a graduação alcóolica, e dos itens facultativos avaliados, a variedade da cultivar e a safra foram as informações na qual são mais observadas no momento da aquisição de vinhos. Quanto ao tipo de vedação, foram avaliadas um total de quatro materiais, onde a rolha de cortiça ganhou destaque e ainda permanece na preferência do brasileiro para vinhos tintos e para vinhos brancos, também dos itens do arrolhamento, a sua porosidade foi considerada muito importante. Dos itens referentes a garrafa, a sua cor foi o fator mais importante, tanto para vinhos brancos, como para os vinhos tintos. Considerando os resultados cabe as empresas considerarem o que os consumidores valorizam, e elaborar rótulos que atraiam este público. Sugere-se um estudo mais detalhado desta pesquisa que consiga uma segmentação socioeconômica mais ampla, para representar o consumidor de vinho brasileiro como um todo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-08 2018-04-26T13:12:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-26T13:12:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARDOSO, Renata Peçanha. Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Renata Peçanha. Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Dom Pedrito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/1/RENATA%20PE%c3%87ANHA%20CARDOSO.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2816/3/RENATA%20PE%c3%87ANHA%20CARDOSO.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0a45f8386a04146abb34a84f0c36de9 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b eaee6c5041ff375b7302b88c104d2118 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274805754920960 |