Ambientes de trabalho saudáveis no processo ensino-aprendizagem na graduação de enfermagem
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235117 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022. |
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Ambientes de trabalho saudáveis no processo ensino-aprendizagem na graduação de enfermagemEnfermagemAmbiente de trabalhoEnsino superiorEducação em enfermagemEnfermagem do trabalhoProfessores de enfermagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde, um Ambiente de Trabalho Saudável conjuga ações de trabalhadores e gestores para promoção e proteção do bem-estar de todos. Ultrapassa e amplia a tradicional compreensão de biossegurança ou saúde ocupacional, incorpora dimensões subjetivas do trabalho, as condições e organizações do processo de trabalho e o ambiente psicossocial que afeta o bem-estar físico e mental dos trabalhadores. Na Enfermagem estudos acerca deste objeto tem se voltados para os ambientes de trabalho em hospitais e unidade de atenção primária à saúde. Entretanto, o presente estudo elegeu como contexto o processo de ensino-aprendizagem, nas instituições de ensino superior de enfermagem, pois, neste processo se encontram os mundos do trabalho do enfermeiro docente e as experiências dos estudantes em instituições de ensino e de saúde. Objetivo: Analisar como docentes e estudantes de Enfermagem vivenciam e percebem elementos associados ao conceito de ?Ambientes de Trabalho Saudáveis? no processo ensino-aprendizagem. Método: pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, realizada em duas Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, em cursos de Graduação em Enfermagem. A coleta de dados ocorreu, de maio a outubro de 2021, de modo virtual em plataformas de web conferência, por meio de entrevista semiestruturada com os docentes e grupos focais com os estudantes. Os dados foram analisados segundo preceitos da Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados são apresentados na forma de dois manuscritos cujos achados sustentam duas macros categorias: Aproximação com o constructo de ?ambientes de trabalho saudáveis? na percepção de docentes e estudantes da graduação de enfermagem; Facilidades e dificuldades associadas aos ambientes de trabalho saudáveis no processo de ensino aprendizagem na graduação de enfermagem. Conclusão: Os elementos que influenciam na promoção de um ambiente de trabalho saudável em experiências de docentes e estudantes são representados como infraestrutura física e recursos tecnológicos, a educação permanente dos docentes, assistência institucional e integração ensino e serviço.Abstract: Introduction: According to the World Health Organization, a Healthy Work Environment combines the actions of workers and managers to promote and protect the well-being of all those involved. It expands the traditional understanding of biosafety or occupational health by incorporating the subjective dimensions of the work, the conditions and organizations of the work process, and the psychosocial environment affecting the workers' physical and mental well-being. In Nursing, studies on this object have focused mainly on work environments in hospitals and primary health care units. However, the present research is focused on the teaching-learning process in nursing higher education institutions. Because in this environment, it is possible to evaluate the contexts of the nursing teaching work as well as the experiences of students in educational and health institutions. Goal: This study aims to analyze how Nursing educators and students experience and perceive elements associated with the concept of ?Healthy Work Environments? in the teaching-learning process. Method: It is qualitative research with a descriptive and exploratory nature, carried out in two Higher Education Institutions located in the State of Santa Catarina, south of Brazil, involving Nursing undergraduate courses. Data collection was conducted from May to October 2021, virtually by using web conferencing platforms, through semi-structured interviews with educators and focus groups with students. The collected data was analyzed according to Content Analysis principles. Results: The results are presented in two manuscripts whose findings support two macrocategories: Approach to the construct of ?healthy work environments? in the perception of educators and undergraduate nursing students, and; Aptitude and difficulties associated with healthy work environments in the context of the teaching-learning process. Conclusion: The elements influencing the promotion of a healthy work environment in the experiences of educators and students are represented as physical infrastructure and technological resources, permanent education of lecturers, institutional assistance, and teaching and service integration.Brehmer, Laura Cavalcanti de FariasUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Alesandra Perazzoli de2022-05-24T23:16:03Z2022-05-24T23:16:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 p.| il.application/pdf376065https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235117porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-24T23:16:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235117Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-24T23:16:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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