O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Neiva Ignes
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77939
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_4242071e8b613a93234973da6af88ded
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77939
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturaisMatematica -Percepção espacialTesesVolumePercepçãoTesesTese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoEnvolvendo diferentes contextos culturais, esta pesquisa teve como objetivo estudar o conhecimento matemático de medidas espaciais, com a finalidade de estabelecer relações de aproximação entre o mundo da escola e o mundo mais geral. Buscou-se verificar o grau de assimilação e aplicação dos conceitos matemáticos na escola e em contextos profissionais, no caso, junto a trabalhadores de serrarias, olarias e familarias. Para proceder a tal estudo, foram feitas entrevistas com trabalhadores dessas atividades e aplicados instrumentos a estudantes de 7a série do ensino fundamental e de 1o ano do ensino médio. As entrevistas eram do tipo semi-estruturadas, sendo, a partir delas, elaboradas situações-problema que envolveram sistemas de medidas de comprimento, superfície e volume, com ênfase em representações gráficas e nos conceitos de perímetro, área e volume. A análise dos dados teve como base a teoria histórico-cultural e a teoria dos campos conceituais. Constatou-se que os trabalhadores utilizam conhecimentos matemáticos de uma forma natural em suas atividades, com estratégias próprias, de acordo com cada situação. Por sua vez, os estudantes apresentaram grandes dificuldades ao se depararem com situações-problema cujo conteúdo se origina da atividade de trabalho, embora envolvam conceitos matemáticos da sua atividade de estudo. A principal conclusão deste estudo é que a escola, se quer atingir seus objetivos,precisa repensar o processo ensino-aprendizagem, proporcionando condições de contextualização da atividade de estudo.Moretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaGrando, Neiva Ignes2012-10-17T08:52:37Z2012-10-17T08:52:37Z19981998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisvi, 208f.| il., tabs. +anexosapplication/pdf148682http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77939porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T23:37:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77939Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T23:37:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
title O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
spellingShingle O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
Grando, Neiva Ignes
Matematica -
Percepção espacial
Teses
Volume
Percepção
Teses
title_short O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
title_full O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
title_fullStr O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
title_full_unstemmed O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
title_sort O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
author Grando, Neiva Ignes
author_facet Grando, Neiva Ignes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Mericles Thadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Neiva Ignes
dc.subject.por.fl_str_mv Matematica -
Percepção espacial
Teses
Volume
Percepção
Teses
topic Matematica -
Percepção espacial
Teses
Volume
Percepção
Teses
description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998
2012-10-17T08:52:37Z
2012-10-17T08:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 148682
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77939
identifier_str_mv 148682
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 208f.| il., tabs. +anexos
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652021773893632