O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77939 |
Resumo: | Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
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O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturaisMatematica -Percepção espacialTesesVolumePercepçãoTesesTese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoEnvolvendo diferentes contextos culturais, esta pesquisa teve como objetivo estudar o conhecimento matemático de medidas espaciais, com a finalidade de estabelecer relações de aproximação entre o mundo da escola e o mundo mais geral. Buscou-se verificar o grau de assimilação e aplicação dos conceitos matemáticos na escola e em contextos profissionais, no caso, junto a trabalhadores de serrarias, olarias e familarias. Para proceder a tal estudo, foram feitas entrevistas com trabalhadores dessas atividades e aplicados instrumentos a estudantes de 7a série do ensino fundamental e de 1o ano do ensino médio. As entrevistas eram do tipo semi-estruturadas, sendo, a partir delas, elaboradas situações-problema que envolveram sistemas de medidas de comprimento, superfície e volume, com ênfase em representações gráficas e nos conceitos de perímetro, área e volume. A análise dos dados teve como base a teoria histórico-cultural e a teoria dos campos conceituais. Constatou-se que os trabalhadores utilizam conhecimentos matemáticos de uma forma natural em suas atividades, com estratégias próprias, de acordo com cada situação. Por sua vez, os estudantes apresentaram grandes dificuldades ao se depararem com situações-problema cujo conteúdo se origina da atividade de trabalho, embora envolvam conceitos matemáticos da sua atividade de estudo. A principal conclusão deste estudo é que a escola, se quer atingir seus objetivos,precisa repensar o processo ensino-aprendizagem, proporcionando condições de contextualização da atividade de estudo.Moretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaGrando, Neiva Ignes2012-10-17T08:52:37Z2012-10-17T08:52:37Z19981998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisvi, 208f.| il., tabs. +anexosapplication/pdf148682http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77939porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T23:37:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77939Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T23:37:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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