SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181194
Resumo: Este artigo pretende contribuir para o debate teórico e gerencial sobre os modelos de avaliação da qualidade dos serviços no ensino superior. Os modelos selecionados para aprofundamento neste estudo foram: SERVQUAL, SERVPERF, HEDPERF, PESPERF e HEDQUAL. Este artigo está classificado como uma pesquisa qualitativa, exploratória e teórica, visando retorquir a seguinte pergunta de pesquisa: quais as limitações e potencialidades dos principais modelos de avaliação da qualidade dos serviços aplicados nas Instituições de Ensino Superior (IES)? Para auxiliar a responder tal questionamento, o objetivo geral deste artigo consiste em realizar uma revisão teórica dos modelos de avaliação da qualidade dos serviços em IES. Conclui-se que há uma proliferação de modelos para mensurar a qualidade dos serviços educacionais. No entanto, são perceptíveis as fragilidades e as limitações deles, ademais, nenhum deles foi amplamente discutido ou implantado no Brasil.
id UFSC_438b951e28328b734a8fd2272d1bb960
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181194
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTESModelos de avaliaçãoQualidade de Ensino superiorEste artigo pretende contribuir para o debate teórico e gerencial sobre os modelos de avaliação da qualidade dos serviços no ensino superior. Os modelos selecionados para aprofundamento neste estudo foram: SERVQUAL, SERVPERF, HEDPERF, PESPERF e HEDQUAL. Este artigo está classificado como uma pesquisa qualitativa, exploratória e teórica, visando retorquir a seguinte pergunta de pesquisa: quais as limitações e potencialidades dos principais modelos de avaliação da qualidade dos serviços aplicados nas Instituições de Ensino Superior (IES)? Para auxiliar a responder tal questionamento, o objetivo geral deste artigo consiste em realizar uma revisão teórica dos modelos de avaliação da qualidade dos serviços em IES. Conclui-se que há uma proliferação de modelos para mensurar a qualidade dos serviços educacionais. No entanto, são perceptíveis as fragilidades e as limitações deles, ademais, nenhum deles foi amplamente discutido ou implantado no Brasil.2017-11-17T18:42:27Z2017-11-17T18:42:27Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181194POFFO, GABRIELLA DEPINÉVERDINELLI, MIGUEL ANGELporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:42:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181194Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:42:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES
title SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES
spellingShingle SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES
POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
Modelos de avaliação
Qualidade de Ensino superior
title_short SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES
title_full SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES
title_fullStr SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES
title_full_unstemmed SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES
title_sort SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS IES: REVISÃO DOS MODELOS EXISTENTES
author POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
author_facet POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
author_role author
author2 VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de avaliação
Qualidade de Ensino superior
topic Modelos de avaliação
Qualidade de Ensino superior
description Este artigo pretende contribuir para o debate teórico e gerencial sobre os modelos de avaliação da qualidade dos serviços no ensino superior. Os modelos selecionados para aprofundamento neste estudo foram: SERVQUAL, SERVPERF, HEDPERF, PESPERF e HEDQUAL. Este artigo está classificado como uma pesquisa qualitativa, exploratória e teórica, visando retorquir a seguinte pergunta de pesquisa: quais as limitações e potencialidades dos principais modelos de avaliação da qualidade dos serviços aplicados nas Instituições de Ensino Superior (IES)? Para auxiliar a responder tal questionamento, o objetivo geral deste artigo consiste em realizar uma revisão teórica dos modelos de avaliação da qualidade dos serviços em IES. Conclui-se que há uma proliferação de modelos para mensurar a qualidade dos serviços educacionais. No entanto, são perceptíveis as fragilidades e as limitações deles, ademais, nenhum deles foi amplamente discutido ou implantado no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:42:27Z
2017-11-17T18:42:27Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181194
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652404213678080