Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raicik, Anabel Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134938
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_438fae1c7eff5e304ebd4b0aaf3d6d20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134938
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du FayEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiênciaFilosofiaCiênciaHistóriaFísicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.A experimentação é normalmente entendida, no ensino de ciências, como um meio para refutar ou corroborar uma teoria e todo o seu processo dinâmico foge a uma reflexão metodológica. Principalmente na física, uma ciência experimental, é natural que as relações entre hipótese e experimentação estejam intimamente ligadas ao processo de construção do conhecimento. Entretanto, como enfatiza a literatura, é essencial refletir sobre esses vínculos que passam, muitas vezes, despercebidos tanto no âmbito da própria ciência como no procedimento pedagógico. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi evidenciar a dinâmica entre hipótese e experimentação na construção do conhecimento científico. Para tanto se desenvolveu um módulo de ensino que discute o conceito de experimentação exploratória (STEINLE, 1997; 2002) e a relação entre o contexto da descoberta e o contexto da justificativa, a partir dos estudos de Stephen Gray e Charles Du Fay em um momento incipiente da história da eletricidade. O módulo é constituído por um texto, dois artigos, três trechos de vídeos, seminários e uma atividade experimental, realizada em sala de aula. No primeiro semestre de 2013, ele foi implementado em um dos segmentos de uma disciplina sobre História da Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados obtidos através de um questionário aberto, em termos gerais, mostraram que a proposta é eficaz, promovendo uma satisfatória articulação entre o conteúdo histórico e aspectos específicos da filosofia da ciência.<br>Abstract : Experimentation is usually understood in the teaching of science as a means to refute or corroborate a theory and all its dynamic process flees to a methodological reflection. Especially in physics, an experimental science, it is natural that the relationship between hypothesis and experimentation are closely linked to the knowledge construction process. However, as emphasized by the literature, it is essential to reflect on those ties that are often overlooked both in the science itself as the pedagogical procedure. Thus, the objective of this research was to demonstrate the dynamic between hypothesis and experimentation in the construction of scientific knowledge. Therefore developed a teaching module that discusses the concept of exploratory experimentation (STEINLE 1997, 2002) and the relationship between the context of discovery and the context of justification, from the studies of Stephen Gray and Charles Du Fay at a time incipient history of electricity. The module consists of a text, two articles, three sections of videos, seminars and experimental activity conducted in the classroom. In the first half of 2013, it was implemented in one of the segments of a course in the History of Science, Federal University of Santa Catarina. The data obtained through an open questionnaire, in general, showed that the proposal is effective, promoting a sound relationship between the historical content and specific aspects of the philosophy of science.Peduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaRaicik, Anabel Cardoso2015-09-15T04:07:23Z2015-09-15T04:07:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis233 p.| il.application/pdf334090https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134938porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-15T04:07:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134938Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-15T04:07:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
title Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
spellingShingle Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
Raicik, Anabel Cardoso
Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Filosofia
Ciência
História
Física
Estudo e ensino
title_short Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
title_full Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
title_fullStr Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
title_full_unstemmed Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
title_sort Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
author Raicik, Anabel Cardoso
author_facet Raicik, Anabel Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Raicik, Anabel Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Filosofia
Ciência
História
Física
Estudo e ensino
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Filosofia
Ciência
História
Física
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-15T04:07:23Z
2015-09-15T04:07:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 334090
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134938
identifier_str_mv 334090
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 233 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652280911626240