Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134938 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_438fae1c7eff5e304ebd4b0aaf3d6d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134938 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du FayEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiênciaFilosofiaCiênciaHistóriaFísicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.A experimentação é normalmente entendida, no ensino de ciências, como um meio para refutar ou corroborar uma teoria e todo o seu processo dinâmico foge a uma reflexão metodológica. Principalmente na física, uma ciência experimental, é natural que as relações entre hipótese e experimentação estejam intimamente ligadas ao processo de construção do conhecimento. Entretanto, como enfatiza a literatura, é essencial refletir sobre esses vínculos que passam, muitas vezes, despercebidos tanto no âmbito da própria ciência como no procedimento pedagógico. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi evidenciar a dinâmica entre hipótese e experimentação na construção do conhecimento científico. Para tanto se desenvolveu um módulo de ensino que discute o conceito de experimentação exploratória (STEINLE, 1997; 2002) e a relação entre o contexto da descoberta e o contexto da justificativa, a partir dos estudos de Stephen Gray e Charles Du Fay em um momento incipiente da história da eletricidade. O módulo é constituído por um texto, dois artigos, três trechos de vídeos, seminários e uma atividade experimental, realizada em sala de aula. No primeiro semestre de 2013, ele foi implementado em um dos segmentos de uma disciplina sobre História da Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados obtidos através de um questionário aberto, em termos gerais, mostraram que a proposta é eficaz, promovendo uma satisfatória articulação entre o conteúdo histórico e aspectos específicos da filosofia da ciência.<br>Abstract : Experimentation is usually understood in the teaching of science as a means to refute or corroborate a theory and all its dynamic process flees to a methodological reflection. Especially in physics, an experimental science, it is natural that the relationship between hypothesis and experimentation are closely linked to the knowledge construction process. However, as emphasized by the literature, it is essential to reflect on those ties that are often overlooked both in the science itself as the pedagogical procedure. Thus, the objective of this research was to demonstrate the dynamic between hypothesis and experimentation in the construction of scientific knowledge. Therefore developed a teaching module that discusses the concept of exploratory experimentation (STEINLE 1997, 2002) and the relationship between the context of discovery and the context of justification, from the studies of Stephen Gray and Charles Du Fay at a time incipient history of electricity. The module consists of a text, two articles, three sections of videos, seminars and experimental activity conducted in the classroom. In the first half of 2013, it was implemented in one of the segments of a course in the History of Science, Federal University of Santa Catarina. The data obtained through an open questionnaire, in general, showed that the proposal is effective, promoting a sound relationship between the historical content and specific aspects of the philosophy of science.Peduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaRaicik, Anabel Cardoso2015-09-15T04:07:23Z2015-09-15T04:07:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis233 p.| il.application/pdf334090https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134938porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-15T04:07:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134938Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-15T04:07:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay |
title |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay |
spellingShingle |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay Raicik, Anabel Cardoso Educação Educação científica e tecnológica Ciência Filosofia Ciência História Física Estudo e ensino |
title_short |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay |
title_full |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay |
title_fullStr |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay |
title_full_unstemmed |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay |
title_sort |
Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay |
author |
Raicik, Anabel Cardoso |
author_facet |
Raicik, Anabel Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raicik, Anabel Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Ciência Filosofia Ciência História Física Estudo e ensino |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Ciência Filosofia Ciência História Física Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-15T04:07:23Z 2015-09-15T04:07:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
334090 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134938 |
identifier_str_mv |
334090 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
233 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652280911626240 |