Experimentos exploratórios e experimentos cruciais no âmbito de uma controvérsia científica: o caso de Galvani e Volta e suas implicações para o ensino
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215647 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina,Centro de Ciências Físicas e Matemáticas , Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019. |
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Experimentos exploratórios e experimentos cruciais no âmbito de uma controvérsia científica: o caso de Galvani e Volta e suas implicações para o ensinoCiênciaCiênciaCiênciaCiênciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina,Centro de Ciências Físicas e Matemáticas , Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.A educação científica, em diferentes níveis, ainda carece de contextualizações histórico-filosóficas acerca dos papéis que o experimento pode assumir na construção de conhecimentos científicos. Não obstante, a partir da década de 1980, em decorrência das discussões que 'revolucionaram' a epistemologia com Karl Popper, Norwood Hanson, Gaston Bachelard, Thomas Kuhn, Paul Feyerabend, Imre Lakatos, entre outros notórios que, por entre as suas divergências, apresentam críticas convergentes à escola empiricista, novas reflexões acerca da experimentação na ciência foram desenvolvidas. Ian Hacking é um precursor nesse sentido, com sua máxima de que a experimentação pode ?ter vida própria?. Associado ao \"novo experimentalismo\", o físico e historiador da ciência alemão Friedrich Steinle discute uma classe de experimentação que denominou exploratória, identificada amplamente na história da ciência. Possuindo procedimentos de caráter notadamente qualitativo, esse tipo de experimento evidencia uma intensa relação entre hipóteses e experimentação e contribui para questionar uma visão empírico-indutivista da ciência. Com efeito, a análise de certas controvérsias científicas permite, além da discussão de experimentos exploratórios, a contextualização do papel que o componente empírico exerce na escolha teórica. Não é incomum associar-se, no ensino de ciências, a resolução de querelas à experimentos ditos cruciais; que per si, de forma instantânea e definitiva permitem a escolha entre teorias distintas. Nesse sentido, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar as possíveis funções que o experimento pode assumir na controvérsia entre Galvani e Volta, acerca da eletricidade animal, e desenvolver Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, para diferentes níveis de ensino, que comportem, por meio da articulação da História e Filosofia da Ciência contemporânea e de princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, considerações epistemológicas acerca da experimentação e discussões relativas à Natureza da Ciência.Abstract : Scientific education, at different levels, still lacks historical-philosophical contextualizations about the roles that the experiment can assume in the construction of Scientific knowledge. However, from the 1980s onwards, as a result of discussions that 'revolutionized' epistemology with Karl Popper, Norwood Hanson, Gaston Bachelard, Thomas Kuhn, Paul Feyerabend, Imre Lakatos, among other notables who, among their differences, presenting convergent criticisms of the empiricist school, new reflections on experimentation in science were developed. Ian Hacking is a precursor in this sense, with his maxim that experimentation can have a life of its own. Associated with the \"new experimentalism\", the German physicist and historian of science Friedrich Steinle discusses an experimentation class he called exploratory, widely identified in the history of science. Having procedures of remarkably qualitative character, this type of experiment shows an intense relationship between hypotheses and experimentation and contributes to question an empirical-inductivist view of science. Indeed, the analysis of certain scientific controversies allows, in addition to the discussion of exploratory experiments, the contextualization of the role that the empirical component plays in the theoretical choice. It is not uncommon to associate disputing in science teaching with so-called crucial experiments; which in themselves instantly and definitively allow the choice between different theories. In this sense, the general objective of the present research is to analyze the possible functions that the experiment may assume in the controversy between Galvani and Volta, about animal electricity, and to develop Potentially Significant Teaching Units, for different levels of education, that hold, through of the articulation of the History and Philosophy of Contemporary Science and principles of David Ausubel's Meaningful Learning Theory, epistemological considerations about experimentation and discussions concerning the Nature of Science.Angotti, José AndréUniversidade Federal de Santa CatarinaRaicik, Anabel Cardoso2020-10-21T21:18:56Z2020-10-21T21:18:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis330 p.| il.application/pdf369210https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215647porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:18:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215647Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:18:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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