A interface entre a família e o direito ao ensino bilíngue para sujeitos surdos: rompendo oposições binárias
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646222 |
Resumo: | O presente artigo busca problematizar a interface entre a família e o acesso real ao ensino bilíngue, desvelando as intrínsecas relações existentes entre as possibilidades dos sujeitos surdos usufruírem deste direito, previsto no Decreto nº 5.626/2005. Tal direito, que pressupõe o uso da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua, e da Língua Portuguesa, como segunda, antecede a entrada daqueles na escola, devendo ser promovido no ambiente familiar, desde a descoberta da surdez. A maioria das famílias, no entanto, nega o mesmo, na medida em que opta pelo caminho da normalização de seus filhos. Para romper este ciclo de negação do direito ao bilinguismo, considera-se fulcral problematizar o âmago que envolve as questões, umbilicalmente articuladas, entre identidade e diferença, revisitando os pilares que constroem os binarismos pelos quais o ouvinte é perspectivado como “normal” e o sujeito surdo, como “anormal”, rumo à desnaturalização da “norma”. |
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A interface entre a família e o direito ao ensino bilíngue para sujeitos surdos: rompendo oposições bináriasSurdos. Bilinguismo. Família. Língua de sinais. Direito.Língua de SinaisDireitoO presente artigo busca problematizar a interface entre a família e o acesso real ao ensino bilíngue, desvelando as intrínsecas relações existentes entre as possibilidades dos sujeitos surdos usufruírem deste direito, previsto no Decreto nº 5.626/2005. Tal direito, que pressupõe o uso da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua, e da Língua Portuguesa, como segunda, antecede a entrada daqueles na escola, devendo ser promovido no ambiente familiar, desde a descoberta da surdez. A maioria das famílias, no entanto, nega o mesmo, na medida em que opta pelo caminho da normalização de seus filhos. Para romper este ciclo de negação do direito ao bilinguismo, considera-se fulcral problematizar o âmago que envolve as questões, umbilicalmente articuladas, entre identidade e diferença, revisitando os pilares que constroem os binarismos pelos quais o ouvinte é perspectivado como “normal” e o sujeito surdo, como “anormal”, rumo à desnaturalização da “norma”. Universidade Estadual de Campinas2017-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864622210.20396/etd.v19i3.8646222ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 882-900ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 882-900ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 882-9001676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646222/16249Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessWitkoski, Sílvia Andreis2018-04-13T15:34:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646222Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:18.567399ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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