Academic literacies in higher education: a study of graduate courses in a public brazilian university

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Marília Camponogara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214292
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.
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spelling Academic literacies in higher education: a study of graduate courses in a public brazilian universityLíngua inglesaEnsino superiorLetramentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.Abstract : The field of literacy studies in the higher education context has been expanding in the last two decades in Latin America (Fischer, 2007; Oliveira, 2010, 2015; Pasquotte-Vieira, 2014; Bazerman & Moritz, 2016; Fiad, 2016). According to Navarro et al (2016), research have explored students? reading and writing practices based on a variety of theoretical frameworks and. seem to be more focused on the undergraduate courses with a gradual increase in the study of graduate programs. In this context, the present research aimed at investigating how academic literacies are approached in academic graduate programs in a Brazilian public university, focusing on compulsory courses in which students have to produce their research proposals or preproposals. With this purpose, this research consisted on the analyses of the aspects covered on the course plans of 18 compulsory courses and on the understanding regarding the perception of 20 professors in charge for these courses in relation to the relevance and content of the courses as well as students? writing process and writing difficulties. Three steps were followed to collect data: first, there was a mapping of the compulsory courses focusing on the writing of research proposals or preproposals on the website of the graduate programs. Second, the course plans of the selected courses were collected. Finally, semi-structured interviews were conducted with the professors responsible for the courses. Findings from the analyses of course plans revealed that the aspects covered in the courses involve mainly two categories ? ?Research Theory? and ?Research Practice?. The former is more related to the content necessary to understand research in a theoretical way, while the latter entails aspects concerning the development of the research, more specifically focusing on the writing of preproposals or proposals. As for professors? perception about the courses, all of them were unanimous about the relevance of their courses, mainly because they provide students with some notion of academic research. These professors also asserted that during the courses writing and rewriting contribute to students? written process, in which feedback is also part of this development. As for difficulties students face in their academic writings, professors? answers varied in which the structure of the text seem to be more emphasized. These findings might indicate that the courses investigated promote students? literacy in the academic sphere by approaching the models proposed by Lea and Street (1998). These results also contribute to a richer understanding of the development of academic literacies in graduate programs and highlight the need in the courses of issues related to identity, meaning-making and power relations for students? success in the academic sphere.<br>A área dos estudos de letramento no ensino superior tem crescido nas últimas décadas na América Latina. (Fischer, 2007; Oliveira, 2010, 2015; Pasquotte-Vieira, 2014; Bazerman & Moritz, 2016; Fiad, 2016). Segundo Navarro et al (2016), as pesquisas têm investigado as práticas de leitura e escrita dos alunos tendo como base vários pressupostos teóricos e parecem ser mais focadas em cursos de graduação, havendo um aumento gradual das pesquisas que analisam a pós-graduação. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo investigar como os letramentos acadêmicos são abordados nos cursos obrigatórios dos programas de pós-graduação de uma universidade brasileira, nos quais os alunos produzem projetos os pré-projetos de pesquisa. Com esse objetivo, esta pesquisa consistiu na análise dos aspectos abordados nos planos de ensino de 18 cursos obrigatórios e na compreensão acerca da percepção dos professores responsáveis por esses cursos em relação a relevância e ao conteúdo dos cursos bem como ao processo e dificuldades envolvidos na escrita acadêmica dos alunos. A pesquisa foi composta de três fases para a coleta de dados: primeiro, foi realizado um mapeamento dos cursos obrigatórios que tinham como foco a produção de projetos ou pré-projetos de pesquisa no site dos programas de pós-graduação. Segundo, os planos de ensino dos cursos selecionados foram coletados. Por fim, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pelos cursos. Os resultados da análise dos planos de ensino apontaram que os aspectos mencionados pelos cursos envolvem duas categorias ? ?Teoria de Pesquisa? e ?Prática de pesquisa?. A primeira é mais relacionada ao conteúdo necessário para entender pesquisa em uma perspectiva mais teórica enquanto que a segunda implica em aspectos relacionados ao desenvolvimento da escrita da pesquisa, focando principalmente nos projetos e pré-projetos. Em relação à percepção dos professores acerca dos cursos, todos foram unânimes sobre a relevância dos seus cursos, principalmente devido ao fato deles proporcionarem aos estudos noções básicas de pesquisa. Esses professores também afirmaram que durante os cursos a escrita e a reescrita contribuem para o processo de escrita dos alunos, no qual o feedback também faz parte desse processo. As respostas variaram em relação à percepção dos professores sobre as dificuldades de escrita acadêmica dos alunos, sendo que a estrutura do texto foi a mais enfatizada. Esses resultados parecem indicar que os cursos investigados promovem o letramento dos alunos na esfera acadêmica abordando os modelos propostos por Lea e Street (1998). Esses resultados também contribuem para uma melhor compreensão acerca da promoção dos letramentos acadêmicos nos programas de pós-graduação e enfatizam a necessidade nos cursos de aspectos relacionados à identidade, construção de sentidos e relações de poder para o sucesso dos alunos na esfera acadêmica.Moritz, Maria Ester WollsteinUniversidade Federal de Santa CatarinaTorres, Marília Camponogara2020-10-21T21:03:37Z2020-10-21T21:03:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis358 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf361282https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214292engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:03:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214292Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:03:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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