Administração de Campus Universitário: Avaliação de Serviços na Percepção dos Alunos da Universidade Regional de Blumenau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Flávia Keller Alves
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Domingues, Maria José Carvalho De Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74673
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996 facilitou a abertura de Instituições de Educação Superior (IES), que, conseqüentemente, lançaram ao mercado do Ensino Superior novos cursos e maior número de vagas. Neste mercado, já disputado, a qualidade dos serviços e a satisfação dos acadêmicos são fundamentais para a sobrevivência das IES. Por isso, este trabalho tem o objetivo de verificar como os acadêmicos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) avaliam atributos da estrutura física da Universidade, bem como investigar como acontece a comunicação entre acadêmicos e Divisão de Administração do Campus (DAC), órgão responsável pelos serviços essenciais do dia-a-dia desta Universidade. De forma mais específica, analisou-se o grau de satisfação dos acadêmicos em relação à alguns atributos da infra-estrutura da FURB e também investigou-se de que modo os mesmos solicitam manutenção dos atributos nas salas de aulas ou laboratórios em que estudam. A pesquisa caracterizou-se como sendo uma pesquisa descritiva e quantitativa, com levantamento de dados, cujo método utilizado foi a aplicação de questionários com acadêmicos de diversos cursos e turnos variados. Com a pesquisa foram identificados os atributos que precisam ser melhorados, bem como se percebeu que a comunicação entre acadêmicos e Divisão de Administração do Campus não acontece de forma direta, mas através de professores, representantes de sala, centros acadêmicos, entre outros. Concluiu-se, então, que nesta IES, a infra-estrutura foi analisada, de forma geral, como satisfatória (graua bom ), mas existe necessidade de se disponibilizar um meio de comunicação mais eficiente entre Universidade e acadêmicos.
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