A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Priscila Fabiane
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101248
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso Letras de Língua Estrangeira - Inglês.
id UFSC_4546bbbb2cafb168899b83864e90dc5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101248
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situationEnsino baseado em tarefasTestagemTeste-TarefaTask Based ApproachAssessmentTask-TestTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso Letras de Língua Estrangeira - Inglês.Dentro da área de Aquisição de Segunda Língua, a abordagem baseada em tarefas propõe um ensino comunicativo através do uso de tarefas (Skehan, 2003). Da mesma forma, pesquisadores e professores da área de Aquisição de Segunda Língua afirmam que a abordagem usada em sala de aula deve ser similar à maneira que os alunos são testados. Levando isso em consideração, é possível concluir que, uma sala de aula a qual faz uso da abordagem baseada em tarefas deve conduzir a testagem dos alunos da mesma forma. Assim, esse trabalho tem como objetivo analisar um teste, o qual foi utilizado em uma sala de aula que faz uso do ensino baseado em tarefas, de forma a investigar porque tal teste pode ser considerado um Teste-Tarefa, ou seja, um teste que contém elementos de uma tarefa levando em consideração os critérios estabelecidos por Ellis (2003). Além disso, a presente pesquisa objetivou investigar a percepção dos alunos sobre esse teste no sentido de saber se o mesmo é ou não uma ferramenta apropriada para medir seu aprendizado em L2. Para atingir tais objetivos, o teste utilizado foi analisado e os resultados demonstraram que o mesmo se encaixa dentro dos critérios para uma tarefa estabelecidos por Ellis (2003). Da mesma forma, 17 alunos foram convidados a responder um questionário em sala de aula após terem feito o teste. As respostas dos questionários demonstraram que os alunos identificaram os elementos de uma tarefa no Teste – Tarefa e, em virtude desses resultados, o Teste-Tarefa foi considerado pelos alunos como uma ferramenta apropriada para medir seu aprendizado em L2.Within the area of Second Language Acquisition (SLA), the Task Based Approach (TBA) proposes a communicative teaching through the use of tasks (Skehan, 2003). At the same time, researchers in the area of SLA agree that the approach used by the teacher in class should be similar to the way the students are going to be tested. Bearing this in mind, it can be assumed that in a classroom in which TBA is the teaching approach, students‟ assessment should be conducted the same way. Therefore, this study aimed at investigating a test which was used in a TBA classroom to understand why that test could be considered a Task-Test, that is, a test which contained elements of a task according to Ellis‟ (2003) criteria. In addition, this study aimed at unfolding students‟ perceptions of this test in terms of it being an appropriate tool for measuring their L2 acquisition. In order to achieve these purposes, the test was analyzed and results show that the test fits into Ellis‟ criteria for task categorization. Moreover, 17 students answered a questionnaire during their class time after doing the test. Their answers demonstrated that the students were able to identify task elements in the Task-Test and due to that it was considered by them an effective tool for measuring their L2 acquisition.D'Ely, Raquel Carolina Souza FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaFarias, Priscila Fabiane2013-07-15T20:16:15Z2013-07-15T20:16:15Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101248engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-21T16:17:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101248Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-01-21T16:17:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
title A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
spellingShingle A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
Farias, Priscila Fabiane
Ensino baseado em tarefas
Testagem
Teste-Tarefa
Task Based Approach
Assessment
Task-Test
title_short A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
title_full A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
title_fullStr A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
title_full_unstemmed A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
title_sort A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
author Farias, Priscila Fabiane
author_facet Farias, Priscila Fabiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Priscila Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino baseado em tarefas
Testagem
Teste-Tarefa
Task Based Approach
Assessment
Task-Test
topic Ensino baseado em tarefas
Testagem
Teste-Tarefa
Task Based Approach
Assessment
Task-Test
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso Letras de Língua Estrangeira - Inglês.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2013-07-15T20:16:15Z
2013-07-15T20:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101248
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101248
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652216644403200