A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101248 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso Letras de Língua Estrangeira - Inglês. |
id |
UFSC_4546bbbb2cafb168899b83864e90dc5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101248 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situationEnsino baseado em tarefasTestagemTeste-TarefaTask Based ApproachAssessmentTask-TestTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso Letras de Língua Estrangeira - Inglês.Dentro da área de Aquisição de Segunda Língua, a abordagem baseada em tarefas propõe um ensino comunicativo através do uso de tarefas (Skehan, 2003). Da mesma forma, pesquisadores e professores da área de Aquisição de Segunda Língua afirmam que a abordagem usada em sala de aula deve ser similar à maneira que os alunos são testados. Levando isso em consideração, é possível concluir que, uma sala de aula a qual faz uso da abordagem baseada em tarefas deve conduzir a testagem dos alunos da mesma forma. Assim, esse trabalho tem como objetivo analisar um teste, o qual foi utilizado em uma sala de aula que faz uso do ensino baseado em tarefas, de forma a investigar porque tal teste pode ser considerado um Teste-Tarefa, ou seja, um teste que contém elementos de uma tarefa levando em consideração os critérios estabelecidos por Ellis (2003). Além disso, a presente pesquisa objetivou investigar a percepção dos alunos sobre esse teste no sentido de saber se o mesmo é ou não uma ferramenta apropriada para medir seu aprendizado em L2. Para atingir tais objetivos, o teste utilizado foi analisado e os resultados demonstraram que o mesmo se encaixa dentro dos critérios para uma tarefa estabelecidos por Ellis (2003). Da mesma forma, 17 alunos foram convidados a responder um questionário em sala de aula após terem feito o teste. As respostas dos questionários demonstraram que os alunos identificaram os elementos de uma tarefa no Teste – Tarefa e, em virtude desses resultados, o Teste-Tarefa foi considerado pelos alunos como uma ferramenta apropriada para medir seu aprendizado em L2.Within the area of Second Language Acquisition (SLA), the Task Based Approach (TBA) proposes a communicative teaching through the use of tasks (Skehan, 2003). At the same time, researchers in the area of SLA agree that the approach used by the teacher in class should be similar to the way the students are going to be tested. Bearing this in mind, it can be assumed that in a classroom in which TBA is the teaching approach, students‟ assessment should be conducted the same way. Therefore, this study aimed at investigating a test which was used in a TBA classroom to understand why that test could be considered a Task-Test, that is, a test which contained elements of a task according to Ellis‟ (2003) criteria. In addition, this study aimed at unfolding students‟ perceptions of this test in terms of it being an appropriate tool for measuring their L2 acquisition. In order to achieve these purposes, the test was analyzed and results show that the test fits into Ellis‟ criteria for task categorization. Moreover, 17 students answered a questionnaire during their class time after doing the test. Their answers demonstrated that the students were able to identify task elements in the Task-Test and due to that it was considered by them an effective tool for measuring their L2 acquisition.D'Ely, Raquel Carolina Souza FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaFarias, Priscila Fabiane2013-07-15T20:16:15Z2013-07-15T20:16:15Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101248engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-21T16:17:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101248Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-01-21T16:17:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation |
title |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation |
spellingShingle |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation Farias, Priscila Fabiane Ensino baseado em tarefas Testagem Teste-Tarefa Task Based Approach Assessment Task-Test |
title_short |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation |
title_full |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation |
title_fullStr |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation |
title_full_unstemmed |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation |
title_sort |
A task as a test: students’ perception of a task-based approach to a testing situation |
author |
Farias, Priscila Fabiane |
author_facet |
Farias, Priscila Fabiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Priscila Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino baseado em tarefas Testagem Teste-Tarefa Task Based Approach Assessment Task-Test |
topic |
Ensino baseado em tarefas Testagem Teste-Tarefa Task Based Approach Assessment Task-Test |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso Letras de Língua Estrangeira - Inglês. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2013-07-15T20:16:15Z 2013-07-15T20:16:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101248 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652216644403200 |