A visão de professores de Educação Física acerca dacapoeira na escola: uma análise de escolas de balneário Camboriú-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seára, Éliton Clayton Rufino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Teodoro, Cynara Barbieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240841
Resumo: O presente estudo trata-se de uma pesquisa que buscou investigar as visões de professores de Educação Física acerca do conteúdo Capoeira em algunscentros educacionais do município de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Sua efetivação se deu através de um estudo qualitativo de cunho descritivo –argumentativo, utilizando como técnica de coleta de dados, entrevistas semi estruturadas dirigida a uma amostra composta por três professores de Educação Física,atuantes cada qual, em seu ambiente escolar específico. Para fomentar essa abordagem procurou-se fazer uma análise documental, na tentativa de evidenciaralguns dos processos históricos e socioculturais das lutas. Conclui-se, que os docentes pesquisados não corroboram com a ideia de que a capoeira possapotencializar a violência se forem abordadas didático pedagogicamente. No entanto, ficou claro que este conhecimento ainda não é disponibilizado por todospesquisados por apresentarem alguns argumentos restritivos. Também se argumenta durante todo o trabalho a importância do desenvolvimento dos aspectoscognitivos, motor, afetivo e social dos educandos a respeito da aplicação do conteúdo no ambiente escolar.
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