PEER INSTRUCTION COMO METODOLOGIA ATIVA NA PRÁTICA DOCENTE DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVALE
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
Texto Completo: | https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/325 |
Resumo: | Introdução: A metodologia Peer Instruction-PI contribui para que cada estudante seja construtor de seu aprendizado e, junto dos demais colegas, potencialize seu conhecimento, tirando o foco da mera “transferência de informação” do professor. O estudante vem para o encontro presencial com o conhecimento prévio do assunto a ser abordado, possibilitando, argumentar com os colegas, tendo o professor como mediador. Objetivo: Relatar a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas) na forma de um estudo piloto no 4o período do curso de Odontologia da UNIVALE. Metodologia: Respaldado por Revisão Bibliográfica, trabalhou-se um estudo piloto, de natureza qualitativa, com a aplicação da Peer Instruction, realizada por 25 discentes do “Estágio Curricular Supervisionado Clínica Integrada I”. O instrumento foi um estudo de Caso Clínico, com 04 questões conceituais de múltipla escolha, elaboradas, aplicadas e tabuladas, na metodologia PI. Resultados: Percebeu-se que a metodologia ativa Peer Instrucution trouxe benefícios imediatos para o processo de aprendizagem, aumentando o acerto das questões conceituais com evidente compreensão do conteúdo, permitindo o feedback instantâneo pelo professor no momento da atividade, melhorando a motivação, a participação e a cooperação, dos envolvidos e a atualização dos conteúdos e melhoria da qualidade das aulas. Conclusão: A aplicação da metodologia PI no curso de Odontologia mostrou-se uma experiência inovadora e exitosa. Pôde-se perceber que é uma alternativa perfeitamente viável, promovendo um envolvimento compartilhado e dinâmico. A interação demonstrada durante toda a atividade, respaldada por um embasamento teórico, mostrou ser um caminho para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. |
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