O processo do diagnóstico à reabilitação de crianças em um serviço hospitalar de saúde auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estacio, Jaqueline Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204006
Resumo: Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.
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spelling O processo do diagnóstico à reabilitação de crianças em um serviço hospitalar de saúde auditivaImplante CoclearSaúde AuditivaSurdezTrabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.Introdução: Por meio da audição, a criança desenvolve habilidades auditivas que culminam no desenvolvimento da fala e de habilidades linguísticas imprescindíveis para a comunicação. Pensando nisso, o Sistema Único de Saúde desenvolve medidas de diagnóstico e reabilitação auditiva, fornecendo tecnologias reabilitadores, como o implante coclear (IC). Objetivo: Caracterizar o perfil de crianças usuárias de IC, desde seu diagnóstico de perda auditiva até o processo de reabilitação, em um Serviço Hospitalar de Saúde Auditiva. Metodologia: Estudo quantitativo, observacional, transversal e retrospectivo com informações fornecidas anonimamente a partir do banco de dados dos pacientes do Serviço de Implante Coclear de um Hospital Universitário. Foram analisados dados sociodemográficos, audiológicos e o período que as crianças passaram pelas etapas desde o diagnóstico até a reabilitação auditiva. Resultados: Foram analisadas a partir do banco de dados 118 crianças, porém, somente 62 fizeram parte da população deste estudo. Dessas, a maioria eram usuárias de IC unilaterais, com etiologia da perda auditiva de origem idiopática e com período de aquisição da perda auditiva pré-lingual. A idade média do diagnóstico foi de oito meses e a idade na época da cirurgia de IC de 45 meses. Houve correlação da idade na época da cirurgia, idade na ativação do IC e número de retornos para acompanhamento, com a categoria de linguagem atual. Além de correlação da discriminação dos sons de Ling com tempo de uso de aparelho amplificação sonora individual e idade na época da ativação do IC. Conclusão: Verificou-se que as crianças usuárias de IC tiveram diagnóstico tardio e demora para realização da cirurgia de IC. O período de realização da cirurgia, ativação e número de acompanhamentos demonstrou influenciar no desenvolvimento de linguagem.Florianópolis, SCPinheiro, Maria Madalena CaninaUniversidade Federal de Santa CatarinaEstacio, Jaqueline Cardoso2020-01-28T19:48:43Z2020-01-28T19:48:43Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-01-28T19:48:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-01-28T19:48:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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