UM MODELO PARA GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS ACADÊMICAS: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Francisco Alves
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Maia, Tereza Lúcia de Oliveira, Freire, Fátima de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97424
Resumo: Segundo dados do Ministério da Cultura do Brasil, o gasto com atividades culturais no país é pequeno se comparado com outros setores da economia brasileira. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras, por serem formadoras de opinião, detêm um patrimônio cultural inestimável, mas sofrem por não haver uma política clara do governo brasileiro quanto à manutenção de seus bens. Este trabalho faz uma análise da responsabilidade social referente a atividades culturais praticadas para Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, verificando o que pode ser feito pela manutenção de seus bens culturais. Buscou-se apresentar um modelo de gestão para as atividades culturais através das quatro perspectivas do balanced scorecard proposto Kaplan e Norton (1997): financeiro, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Foi realizado um estudo exploratório envolvendo a Universidade Federal do Ceará objetivando a obtenção de uma configuração das ações de responsabilidade social voltadas à educação e cultura. Conclui-se que o Ministério da Cultura do Brasil deveria destinar parte do seu orçamento para manutenção do patrimônio cultural e atividades de extensão das IFES. O balanced scorecard permite que as instituições realizem um maior planejamento de gestão das atividades culturais e fornece informações da performance social, orientando tomadas de decisões.
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