Leitura do texto literário pelo método recepcional: uma experiência no ensino fundamental II
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192106 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2018. |
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Leitura do texto literário pelo método recepcional: uma experiência no ensino fundamental IILiteraturaLeitoresLeituraDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2018.O presente estudo focaliza o trabalho de formação de leitores no Ensino Fundamental II a partir da adoção da proposta metodológica chamada Método Recepcional encontrada na obra Literatura: a formação do leitor alternativas metodológicas (1993) de Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini. O método, composto por cinco etapas, organiza-se através de uma sequência progressiva de textos literários os quais promovem momentos de fruição estética e reflexão das experiências em leitura. Essa metodologia ancora-se nos pressupostos teóricos da Estética da Recepção, formulada pelo teórico alemão Hans Robert Jauss na década de 1960. De modo geral, a teoria enfatiza a importância do papel do leitor no intercurso da história da Literatura. A pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual localizada no município de Florianópolis/ SC, com a participação de uma turma de 9.° ano composta por vinte e nove estudantes. Para que se pudesse levar a termo a realização deste estudo, do ponto de vista metodológico, adotou-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011 [1985]; ANDRÉ, 2010; TRIPP, 2005). A partir da sondagem de interesses de leitura dos alunos, optou-se por trabalhar com narrativas fantásticas e de terror nas quais figuraram o livro Rotas Fantásticas de Heloisa Prieto (2003), e os contos O retrato oval e O gato preto, ambos de Edgar Allan Poe (2008 [1842]; [1843]). Para compreender os efeitos da adoção de tal metodologia de ensino em sala de aula, utilizou-se, para geração de dados, um recurso didático chamado diário de leitura (MACHADO, 1998; 2005), este produzido pelos próprios alunos com o intuito de estabelecer um diálogo com os textos lidos. Do mesmo modo, esses dados foram gerados a fim de serem analisados para avaliar o Método Recepcional na formação de leitores desse grupo de alunos, bem como de examinar como se deu o processo subjetivo de leitura (ROUXEL, 2013; LANGLADE, 2013) dos participantes. A avaliação demonstrou que, de modo geral, os alunos participantes responderam de forma relativamente heterogênea nas diferentes fases de aplicação da pesquisa. Houve participação mais expressiva nas duas primeiras etapas e um declínio a partir da terceira e quarta etapas. Por outro lado, a produção de diários de leitura como instrumento auxiliar para a leitura dos textos pelos alunos foi considerada um aspecto positivo da pesquisa.Abstract : The present study focuses on the training of readers in Elementary School II from the adoption of the methodological proposal called Receptive Method found in Literature: the reader's formation - methodological alternatives (1993) by Vera Teixeira Aguiar and Maria da Glória Bordini. The method, consisting of five stages, is organized through a progressive sequence of literary texts which promote moments of aesthetic enjoyment and reflection upon the reading experiences. This methodology is anchored in the theoretical presuppositions of the Reception Aesthetics, formulated by the German theorist Hans Robert Jauss in the 1960s decade. In general, the theory emphasizes the importance of the role of the reader in the intercourse of the history of Literature. The research was conducted at a state school located in the municipality of Florianópolis / SC, with the participation of a 9th grade class composed of twenty-nine students. In order to carry out this study, from the methodological point of view, action research was adopted (THIOLLENT, 2011 [1985]; ANDRÉ, 2010; TRIPP, 2005). Based on the reading interests of the students, we chose to work with fantastic and horror stories using the book Rotas Fantásticas by Heloisa Prieto (2003) and the short stories The Oval Portrait and The Black Cat, both by Edgar Allan Poe (2008 [1842]; [1843]). In order to understand the effects of the adoption of such teaching methodology in the classroom, a didactic resource called reading diary (MACHADO, 1998; 2005) was used for data generation, produced by the students themselves in order to establish a dialogue with texts read. Likewise, these data were generated in order to be analyzed to evaluate the Receptive Method in the training of readers of this group of students, as well as to examine how the subjective reading process (ROUXEL, 2013; LANGLADE, 2013) of these participants occurred. The evaluation showed that, in general, the participating students responded in a relatively heterogeneous way in the different phases of application of the research. There was more expressive participation in the first two stages and a decline from the third and fourth stages. On the other hand, the production of reading diaries as an auxiliary tool for reading the texts by the students was considered a positive aspect of the research.Anzolin, Carlos Eduardo KrebsUniversidade Federal de Santa CatarinaAnzolin, Carlos Eduardo Krebs2018-12-08T03:05:19Z2018-12-08T03:05:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| il., gráfs.application/pdf355150https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192106porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-08T03:05:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192106Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-08T03:05:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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