A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3565 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar a proposta rizomática, inspirada nos postulados de Deleuze e Guattari (2012), contida na obra de Boberg e Stopa (2012), no qual se verifica o modo como essas autoras seguem/destoam a noção de rizoma numa sugestão de leitura de textos literários. Para tanto, inicialmente comentamos os princípios do rizoma, enquanto criação filosófica e seu deslocamento para o ensino. Ademais, tecemos algumas ponderações no que concerne ao espelhamento entre o método recepcional, a partir de sua constituição por Bordini e Aguiar (1993), e a proposta rizomática em estudo. Verifica-se que a modulação em etapas entre o método e a proposta cruzam caminhos de atuação em favor da formação de um leitor que possa engendrar na sua leitura caminhos vários para um contato profícuo com o texto. Por fim, nas considerações finais, ponderamos sobre como o atendimento à proposta rizomática, a partir de Boberg e Stopa (2012), constitui possibilidades de leitura, cujos efeitos tendem a (não) criar rizomas, bem como as etapas da proposta demonstram o cruzamento com o método recepcional, o espelhando, e contemplando seus efeitos para formação de leitores. |
id |
URI-2_5903d644e1ed94886870c9d08ac1cd85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3565 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASOLiteraturaensino de literatura; proposta rizomática; formação de leitores.Ensino de LiteraturaO presente trabalho busca analisar a proposta rizomática, inspirada nos postulados de Deleuze e Guattari (2012), contida na obra de Boberg e Stopa (2012), no qual se verifica o modo como essas autoras seguem/destoam a noção de rizoma numa sugestão de leitura de textos literários. Para tanto, inicialmente comentamos os princípios do rizoma, enquanto criação filosófica e seu deslocamento para o ensino. Ademais, tecemos algumas ponderações no que concerne ao espelhamento entre o método recepcional, a partir de sua constituição por Bordini e Aguiar (1993), e a proposta rizomática em estudo. Verifica-se que a modulação em etapas entre o método e a proposta cruzam caminhos de atuação em favor da formação de um leitor que possa engendrar na sua leitura caminhos vários para um contato profícuo com o texto. Por fim, nas considerações finais, ponderamos sobre como o atendimento à proposta rizomática, a partir de Boberg e Stopa (2012), constitui possibilidades de leitura, cujos efeitos tendem a (não) criar rizomas, bem como as etapas da proposta demonstram o cruzamento com o método recepcional, o espelhando, e contemplando seus efeitos para formação de leitores.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCNPqSouza, Olavo Barreto de2021-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesMétodo qualitativo; Estudo de casoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3565Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 40 (2020): LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA; 31-51Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 40 (2020): LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA; 31-511984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3565/3036Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T13:27:43Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3565Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2021-02-25T13:27:43Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO |
title |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO Souza, Olavo Barreto de Literatura ensino de literatura; proposta rizomática; formação de leitores. Ensino de Literatura |
title_short |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Souza, Olavo Barreto de |
author_facet |
Souza, Olavo Barreto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Olavo Barreto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura ensino de literatura; proposta rizomática; formação de leitores. Ensino de Literatura |
topic |
Literatura ensino de literatura; proposta rizomática; formação de leitores. Ensino de Literatura |
description |
O presente trabalho busca analisar a proposta rizomática, inspirada nos postulados de Deleuze e Guattari (2012), contida na obra de Boberg e Stopa (2012), no qual se verifica o modo como essas autoras seguem/destoam a noção de rizoma numa sugestão de leitura de textos literários. Para tanto, inicialmente comentamos os princípios do rizoma, enquanto criação filosófica e seu deslocamento para o ensino. Ademais, tecemos algumas ponderações no que concerne ao espelhamento entre o método recepcional, a partir de sua constituição por Bordini e Aguiar (1993), e a proposta rizomática em estudo. Verifica-se que a modulação em etapas entre o método e a proposta cruzam caminhos de atuação em favor da formação de um leitor que possa engendrar na sua leitura caminhos vários para um contato profícuo com o texto. Por fim, nas considerações finais, ponderamos sobre como o atendimento à proposta rizomática, a partir de Boberg e Stopa (2012), constitui possibilidades de leitura, cujos efeitos tendem a (não) criar rizomas, bem como as etapas da proposta demonstram o cruzamento com o método recepcional, o espelhando, e contemplando seus efeitos para formação de leitores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares Método qualitativo; Estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3565 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3565/3036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 40 (2020): LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA; 31-51 Revista Língua&Literatura; v. 22, n. 40 (2020): LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA; 31-51 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731566780284928 |