Veredas de leitura: a poesia no ensino médio sob o viés do método recepcional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4203 |
Resumo: | A importância do ensino de literatura é inegável e muito se discute sobre como contemplar um conteúdo tão rico e vasto na sala de aula. Tudo indica que o texto deve ser o foco nas aulas de literatura, e não a história da literatura, como é usual, pois dessa forma o professor incentivará a leitura literária, aspecto que, muitas vezes tem sido deixado de lado pela escola. A lacuna que existe na leitura torna-se ainda maior ao nos referirmos à poesia, que fica em segundo plano, tanto nas aulas de literatura como nas de língua portuguesa. O texto poético, tão rico no uso da língua como arte, é restrito na sala de aula, por causa da sua polissemia, da sua falta de sequência narrativa, da sua brevidade. Muitas vezes, o próprio professor não está preparado para trabalhar com o poema, pois é preciso motivação e entendimento do texto para poder incentivar os alunos. Diante de todos esses desafios, o método recepcional apresenta-se como uma forma de trabalho ideal para o texto poético, uma vez que estimula o rompimento do horizonte de expectativas dos estudantes, estimulando-os a reverem suas convicções, desafiando-os a ultrapassarem suas próprias limitações de leitura. Assim, o presente trabalho tem como objetivo propor, a partir do método recepcional, um projeto de trabalho com poesia na sala de aula, com vistas à formação de leitores críticos, dinâmicos e autônomos. A base teórica sobre ensino de literatura advém de autores, como: Candido (2004), Cosson (2014), Magnani (2001), Llosa (2007), Soares (2001), entre outros; já o método recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), Jauss (1975) e Zilberman (1989) (sic). |
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Bianchi, ManolaZinani, Cecil Jeanine AlbertKnapp, Cristina LoffArendt, João Claudio2018-12-18T15:45:45Z2018-12-18T15:45:45Z2018-12-112018-11-26https://repositorio.ucs.br/11338/4203A importância do ensino de literatura é inegável e muito se discute sobre como contemplar um conteúdo tão rico e vasto na sala de aula. Tudo indica que o texto deve ser o foco nas aulas de literatura, e não a história da literatura, como é usual, pois dessa forma o professor incentivará a leitura literária, aspecto que, muitas vezes tem sido deixado de lado pela escola. A lacuna que existe na leitura torna-se ainda maior ao nos referirmos à poesia, que fica em segundo plano, tanto nas aulas de literatura como nas de língua portuguesa. O texto poético, tão rico no uso da língua como arte, é restrito na sala de aula, por causa da sua polissemia, da sua falta de sequência narrativa, da sua brevidade. Muitas vezes, o próprio professor não está preparado para trabalhar com o poema, pois é preciso motivação e entendimento do texto para poder incentivar os alunos. Diante de todos esses desafios, o método recepcional apresenta-se como uma forma de trabalho ideal para o texto poético, uma vez que estimula o rompimento do horizonte de expectativas dos estudantes, estimulando-os a reverem suas convicções, desafiando-os a ultrapassarem suas próprias limitações de leitura. Assim, o presente trabalho tem como objetivo propor, a partir do método recepcional, um projeto de trabalho com poesia na sala de aula, com vistas à formação de leitores críticos, dinâmicos e autônomos. A base teórica sobre ensino de literatura advém de autores, como: Candido (2004), Cosson (2014), Magnani (2001), Llosa (2007), Soares (2001), entre outros; já o método recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), Jauss (1975) e Zilberman (1989) (sic).The importance of teaching literature is undeniable and much is discussed about how to contemplate such rich and vast content in the classroom. Everything indicates that the text should be the focus in literature classes, not the history of literature, as usual, because in this way the teacher will encourage literary reading, an aspect that has often been neglected by school. The lacuna that exists in reading becomes even greater when we refer to poetry, which is in the background, both in Literature classes and in Portuguese. The poetic text that is so rich in the use of language as art is restricted in the classroom, because of its polysemy, its lack of narrative sequence, its brevity. Often, the teacher is not prepared to analyze the poem because it is necessary motivation and understanding about the text in order to encourage the students. In the face of all these challenges, the receptive method presents itself as an ideal form of analyze for the poetic text, since it stimulates the breaking of expectations horizon of the students, stimulating them to review their convictions, challenging them to overcome their own limitations. Thus, the present paper aims to propose, from the receptive method, a project to utilize poetry in the classroom, with a view to the formation of critical, dynamic and autonomous readers. The theoretical basis on literature teaching comes from authors such as: Candido (2004), Cosson (2014), Magnani (2001), Llosa (2007), Soares (2001), among others; and the receptive method of Bordini and Aguiar, 1993), Jauss (1975) and Zilberman (1989) (sic).Literatura - Métodos de ensinoLiteratura - Livros e leituraPoesiaVeredas de leitura: a poesia no ensino médio sob o viés do método recepcionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em LetrasORIGINALTCC Manola Bianchi.pdfTCC Manola Bianchi.pdfapplication/pdf1082758https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4203/1/TCC%20Manola%20Bianchi.pdf1e61ffdecd78aae74ad454c236e9d8f4MD51TEXTTCC Manola Bianchi.pdf.txtTCC Manola Bianchi.pdf.txtExtracted texttext/plain106628https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4203/2/TCC%20Manola%20Bianchi.pdf.txt99e83f6cfd4a84d0b3535623de55f74eMD52THUMBNAILTCC Manola Bianchi.pdf.jpgTCC Manola Bianchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4203/3/TCC%20Manola%20Bianchi.pdf.jpga2d1bf82463894939919da4bb04f4c08MD5311338/42032018-12-19 05:02:00.647oai:repositorio.ucs.br:11338/4203Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:14.097437Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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A importância do ensino de literatura é inegável e muito se discute sobre como contemplar um conteúdo tão rico e vasto na sala de aula. Tudo indica que o texto deve ser o foco nas aulas de literatura, e não a história da literatura, como é usual, pois dessa forma o professor incentivará a leitura literária, aspecto que, muitas vezes tem sido deixado de lado pela escola. A lacuna que existe na leitura torna-se ainda maior ao nos referirmos à poesia, que fica em segundo plano, tanto nas aulas de literatura como nas de língua portuguesa. O texto poético, tão rico no uso da língua como arte, é restrito na sala de aula, por causa da sua polissemia, da sua falta de sequência narrativa, da sua brevidade. Muitas vezes, o próprio professor não está preparado para trabalhar com o poema, pois é preciso motivação e entendimento do texto para poder incentivar os alunos. Diante de todos esses desafios, o método recepcional apresenta-se como uma forma de trabalho ideal para o texto poético, uma vez que estimula o rompimento do horizonte de expectativas dos estudantes, estimulando-os a reverem suas convicções, desafiando-os a ultrapassarem suas próprias limitações de leitura. Assim, o presente trabalho tem como objetivo propor, a partir do método recepcional, um projeto de trabalho com poesia na sala de aula, com vistas à formação de leitores críticos, dinâmicos e autônomos. A base teórica sobre ensino de literatura advém de autores, como: Candido (2004), Cosson (2014), Magnani (2001), Llosa (2007), Soares (2001), entre outros; já o método recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), Jauss (1975) e Zilberman (1989) (sic). |
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