O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169806 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_474020498f591548d4084e3173773ff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169806 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologiasTecnologias digitais de informação e comunicaçãoInovação na sala de aulaEnsino e aprendizagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente documento se propõe a estimar os resultados da pesquisa de campo efetuada acerca de um diagnóstico sobre as dificuldades que os docentes da EEB José Marcolino Eckert de Pinhalzinho/SC enfrentam com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas. O referido estudo foi realizado a partir da aplicação de um roteiro de perguntas a 45 professores numa reunião pedagógica em fevereiro de 2015. Buscou-se, na ocasião, compreender o modo como as TDIC estão sendo inseridas na prática pedagógica, bem como a caracterização do papel do professor frente à cultura digital. A pesquisa procurou aquilatar o conhecimento dos educadores sobre o uso e as inovações voltadas para a educação que a instituição de ensino dispõe enquanto espaço físico, de modo a viabilizar condições materiais e financeiras para a ampliação dos equipamentos tecnológicos dos ambientes. Constatou-se, na época da geração dos dados e da estatística educacional realizada, que o cenário de subutilização dessas tecnologias se dá, especialmente, devido à insuficiência de equipamentos eletrônicos disponíveis para os professores no ambiente de trabalho. Notou-se, ainda, que a maioria dos docentes demonstra insegurança em lidar com essas ferramentas em suas práticas de ensino, ressaltando-se a necessidade de aperfeiçoamento e familiaridade com as tecnologias. Diante dessa realidade, a Escola desenvolveu ações envolvendo todos os segmentos, no tocante ao que, inclusive, contribuiu para a tomada de decisões e a realização de grande parte do projeto de informatização, que visava proporcionar um maior suporte e uma internet mais veloz, para suprir as demandas escolares. Portanto, verificou-se que os educadores precisam apropriar-se dos saberes advindos do uso dessas novas tecnologias, de modo a utilizarem esse mecanismo como recurso didático na sala de aula. Ou seja, é preciso que a metodologia utilizada seja aproveitada de forma sistematizada em conjunto com as TDIC que a modernidade oferece. Desse modo, o professor precisa inovar sua prática, descobrir-se um interlocutor de experiências e mediador no processo de ensino e aprendizagem.Florianópolis, SCCorreia, KarolinyUniversidade Federal de Santa CatarinaReinehr, Leni Salete2016-10-21T17:38:25Z2016-10-21T17:38:25Z2016-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169806porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-21T17:38:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169806Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-21T17:38:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias |
title |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias |
spellingShingle |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias Reinehr, Leni Salete Tecnologias digitais de informação e comunicação Inovação na sala de aula Ensino e aprendizagem |
title_short |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias |
title_full |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias |
title_fullStr |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias |
title_full_unstemmed |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias |
title_sort |
O professor e sua prática de ensino frente às novas tecnologias |
author |
Reinehr, Leni Salete |
author_facet |
Reinehr, Leni Salete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Karoliny Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reinehr, Leni Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais de informação e comunicação Inovação na sala de aula Ensino e aprendizagem |
topic |
Tecnologias digitais de informação e comunicação Inovação na sala de aula Ensino e aprendizagem |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-21T17:38:25Z 2016-10-21T17:38:25Z 2016-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169806 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652279724638208 |