Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA, Douglas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: YOSHIKUNI, Adilson, LUCAS, Edimilson Costa, ALBERTIN, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/837
Resumo: Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de «Grounded Theory». Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.
id USCS-1_0d09a01d88beefd70ca6f49406e6dedc
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/837
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleUm estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem2014-102016-09-06T14:23:25Z2016-09-06T14:23:25ZCom o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de «Grounded Theory». Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-30T13:14:30Z No. of bitstreams: 1 1. Est.pdf: 871261 bytes, checksum: d990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:32:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1. Est.pdf: 871261 bytes, checksum: d990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-06T14:23:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1. Est.pdf: 871261 bytes, checksum: d990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-06T14:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1. Est.pdf: 871261 bytes, checksum: d990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121 (MD5) Previous issue date: 2014-10Tecnologias de InformaçãoEnsino e AprendizagemGrounded TheoryTecnologias de Informação em Salas de Aulahttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/837DMD_hdl_123456789/837FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson Costa; ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 13, n. 4, 30-42, Out./Dez., 2014.FEITOSA, DouglasYOSHIKUNI, AdilsonLUCAS, Edimilson CostaALBERTIN, Albertoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1.%20Est.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/837/2/1.%20Est.pdfapplication/pdf871261http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/837/2/1.%20Est.pdfd990f13f8ae6a5f6dc240554fc9f6121MD5123456789_837_22020-07-22T15:45:14Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/837Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:23.615Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
title Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
FEITOSA, Douglas
Tecnologias de Informação
Ensino e Aprendizagem
Grounded Theory
Tecnologias de Informação em Salas de Aula
title_short Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
title_full Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem
author FEITOSA, Douglas
author_facet FEITOSA, Douglas
YOSHIKUNI, Adilson
LUCAS, Edimilson Costa
ALBERTIN, Alberto
author_role author
author2 YOSHIKUNI, Adilson
LUCAS, Edimilson Costa
ALBERTIN, Alberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA, Douglas
YOSHIKUNI, Adilson
LUCAS, Edimilson Costa
ALBERTIN, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação
Ensino e Aprendizagem
Grounded Theory
Tecnologias de Informação em Salas de Aula
topic Tecnologias de Informação
Ensino e Aprendizagem
Grounded Theory
Tecnologias de Informação em Salas de Aula
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de «Grounded Theory». Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.
description Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de «Grounded Theory». Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-06T14:23:25Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-06T14:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/837
DMD_hdl_123456789/837
dc.identifier.citation.fl_str_mv FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson Costa; ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 13, n. 4, 30-42, Out./Dez., 2014.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/837
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/837
FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson Costa; ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 13, n. 4, 30-42, Out./Dez., 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959456649216