As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190417 |
Resumo: | Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/3619/3356 |
id |
UFSC_480114899c7b65f7b1c1ea8492053555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190417 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipianoCartas de ParkerEnsino Primário SergipianoSaberes AritméticosMétodo IntuitivoDisponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/3619/3356Neste artigo buscou-se responder quais os possíveis usos das Cartas de Parker no ensino dos saberes aritméticos nos anos iniciais escolares em Sergipe, durante o período de 1911 a 1931. Para responder a essa indagação foi realizado um exame em programas de ensino, para identificação de padrões pedagógicos e indicações à materiais no que concerne a Aritmética. Em seguida, foi feita análise das Cartas de Parker, em busca de uma compreensão sobre conteúdos, procedimentos e finalidades a que eram referenciadas, visto, que as Cartas, foram recorrentes vezes, indicadas na legislação sergipana. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Valente (2008, 2013, 2015), para informações sobre as Cartas de Parker; e Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método intuitivo ou lições de coisas. Com base na análise realizada, constatou-se, que muitas das recomendações postas nas prescrições legais do Estado, sem uma explicação, estavam contidas nas Cartas de Parker, a exemplo de referências a uso de materiais como tornos, palitos, entre outros, para resolver questionamentos explícitos nas próprias Cartas, para observação (munindo-se o professor), ou para manipulação (contato com o próprio aluno).Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2018-10-10T21:53:49Z2018-10-10T21:53:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, J. C.; SANTOS, I. B. AS CARTAS DE PARKER: USO(S) NO ENSINO PRIMÁRIO SERGIPANO. – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 2, p. 30-54, 2016.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190417Santos, Jéssica CravoSantos, Ivanete Batista dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-10T22:21:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-10T22:21:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano |
title |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano |
spellingShingle |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano Santos, Jéssica Cravo Cartas de Parker Ensino Primário Sergipiano Saberes Aritméticos Método Intuitivo |
title_short |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano |
title_full |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano |
title_fullStr |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano |
title_full_unstemmed |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano |
title_sort |
As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano |
author |
Santos, Jéssica Cravo |
author_facet |
Santos, Jéssica Cravo Santos, Ivanete Batista dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ivanete Batista dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jéssica Cravo Santos, Ivanete Batista dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartas de Parker Ensino Primário Sergipiano Saberes Aritméticos Método Intuitivo |
topic |
Cartas de Parker Ensino Primário Sergipiano Saberes Aritméticos Método Intuitivo |
description |
Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/3619/3356 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-10-10T21:53:49Z 2018-10-10T21:53:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, J. C.; SANTOS, I. B. AS CARTAS DE PARKER: USO(S) NO ENSINO PRIMÁRIO SERGIPANO. – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 2, p. 30-54, 2016. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190417 |
identifier_str_mv |
SANTOS, J. C.; SANTOS, I. B. AS CARTAS DE PARKER: USO(S) NO ENSINO PRIMÁRIO SERGIPANO. – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 2, p. 30-54, 2016. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652071751122944 |