As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jéssica Cravo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Ivanete Batista dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190417
Resumo: Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/3619/3356
id UFSC_480114899c7b65f7b1c1ea8492053555
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190417
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipianoCartas de ParkerEnsino Primário SergipianoSaberes AritméticosMétodo IntuitivoDisponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/3619/3356Neste artigo buscou-se responder quais os possíveis usos das Cartas de Parker no ensino dos saberes aritméticos nos anos iniciais escolares em Sergipe, durante o período de 1911 a 1931. Para responder a essa indagação foi realizado um exame em programas de ensino, para identificação de padrões pedagógicos e indicações à materiais no que concerne a Aritmética. Em seguida, foi feita análise das Cartas de Parker, em busca de uma compreensão sobre conteúdos, procedimentos e finalidades a que eram referenciadas, visto, que as Cartas, foram recorrentes vezes, indicadas na legislação sergipana. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Valente (2008, 2013, 2015), para informações sobre as Cartas de Parker; e Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método intuitivo ou lições de coisas. Com base na análise realizada, constatou-se, que muitas das recomendações postas nas prescrições legais do Estado, sem uma explicação, estavam contidas nas Cartas de Parker, a exemplo de referências a uso de materiais como tornos, palitos, entre outros, para resolver questionamentos explícitos nas próprias Cartas, para observação (munindo-se o professor), ou para manipulação (contato com o próprio aluno).Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2018-10-10T21:53:49Z2018-10-10T21:53:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, J. C.; SANTOS, I. B. AS CARTAS DE PARKER: USO(S) NO ENSINO PRIMÁRIO SERGIPANO. – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 2, p. 30-54, 2016.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190417Santos, Jéssica CravoSantos, Ivanete Batista dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-10T22:21:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-10T22:21:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
title As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
spellingShingle As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
Santos, Jéssica Cravo
Cartas de Parker
Ensino Primário Sergipiano
Saberes Aritméticos
Método Intuitivo
title_short As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
title_full As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
title_fullStr As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
title_full_unstemmed As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
title_sort As cartas de Parker: uso(s) no ensino primário sergipiano
author Santos, Jéssica Cravo
author_facet Santos, Jéssica Cravo
Santos, Ivanete Batista dos
author_role author
author2 Santos, Ivanete Batista dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jéssica Cravo
Santos, Ivanete Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cartas de Parker
Ensino Primário Sergipiano
Saberes Aritméticos
Método Intuitivo
topic Cartas de Parker
Ensino Primário Sergipiano
Saberes Aritméticos
Método Intuitivo
description Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/3619/3356
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-10T21:53:49Z
2018-10-10T21:53:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, J. C.; SANTOS, I. B. AS CARTAS DE PARKER: USO(S) NO ENSINO PRIMÁRIO SERGIPANO. – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 2, p. 30-54, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190417
identifier_str_mv SANTOS, J. C.; SANTOS, I. B. AS CARTAS DE PARKER: USO(S) NO ENSINO PRIMÁRIO SERGIPANO. – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 2, p. 30-54, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652071751122944