Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente,Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592014000300005
Resumo: O texto analisa a produção e a circulação de material utilizado para o ensino de Aritmética que ficou conhecido com o nome de Cartas, Mapas ou Quadros de Parker. O material teve circulação durante toda a primeira metade do século 20. A análise realizada mostra o papel de Lourenço Filho na longa permanência deste dispositivo de ensino, transformado em ícone da pedagogia moderna da matemática na escola primária.
id ANPUH-RS-1_cb7b049fa0f87d2153457c7878f2ff95
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592014000300005
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógicohistória da educação matemáticapedagogia intuitiva da aritméticaLourenço FilhoCartas de ParkerO texto analisa a produção e a circulação de material utilizado para o ensino de Aritmética que ficou conhecido com o nome de Cartas, Mapas ou Quadros de Parker. O material teve circulação durante toda a primeira metade do século 20. A análise realizada mostra o papel de Lourenço Filho na longa permanência deste dispositivo de ensino, transformado em ícone da pedagogia moderna da matemática na escola primária.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592014000300005História da Educação v.18 n.44 2014reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/S2236-34592014000300005info:eu-repo/semantics/openAccessValente,Wagner Rodriguespor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592014000300005Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2014-09-26T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico
title Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico
spellingShingle Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico
Valente,Wagner Rodrigues
história da educação matemática
pedagogia intuitiva da aritmética
Lourenço Filho
Cartas de Parker
title_short Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico
title_full Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico
title_fullStr Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico
title_full_unstemmed Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico
title_sort Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico
author Valente,Wagner Rodrigues
author_facet Valente,Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente,Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação matemática
pedagogia intuitiva da aritmética
Lourenço Filho
Cartas de Parker
topic história da educação matemática
pedagogia intuitiva da aritmética
Lourenço Filho
Cartas de Parker
description O texto analisa a produção e a circulação de material utilizado para o ensino de Aritmética que ficou conhecido com o nome de Cartas, Mapas ou Quadros de Parker. O material teve circulação durante toda a primeira metade do século 20. A análise realizada mostra o papel de Lourenço Filho na longa permanência deste dispositivo de ensino, transformado em ícone da pedagogia moderna da matemática na escola primária.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592014000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592014000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2236-34592014000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.18 n.44 2014
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091491725312