Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Simone dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167826
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_4840e1f17e6b27696cd31d185aec5739
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167826
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciênciasEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiênciaEstudo e ensinoExperiênciasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Investigamos como determinada obra literária brasileira e seu uso em aulas de Ciências podem contribuir para a abordagem da experimentação na qualidade de um conteúdo para o Ensino de Ciências. Para tanto, com base nos procedimentos da análise textual discursiva (ATD), procedemos à análise do potencial do livro Aventuras no mundo da ciência, do autor José Reis, escrito em 1954, no que se refere à abordagem da experimentação. Foram obtidas categorias de análise que favoreceram discussões sobre experimentação em animais humanos e não humanos, questões de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ligadas à experimentação e aspectos epistemológicos associados à experimentação. Em seguida, apresentamos a proposta de duas atividades que articulam partes da leitura do livro e atividades experimentais à componente curricular Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental. Como atores desta etapa da pesquisa, distinguimos dois grupos de estudantes (sétimo e nono anos) de uma escola da rede pública municipal de Florianópolis. As atividades de leitura e experimentação foram inspiradas, respectivamente, nas estratégias de leitura de Solé (2009) e na estratégia predizer, observar e explicar (POE) de Gunstone (1990). Foram submetidos à análise textual discursiva materiais escritos pelos estudantes durante as duas atividades. Na análise, expõem-se categorias a priori desencadeadas na parte II desta pesquisa. Discute-se o material dos estudantes em dois momentos: compreensões discentes antes da leitura do texto de José Reis e compreensões discentes depois da leitura e discussão do texto de José Reis e da realização da atividade experimental. Perante as análises foi possível estabelecer relações com compreensões presentes no texto de José Reis e o entendimento dos estudantes, configurando a literatura como um rico instrumento para abordagens de questões sobre a natureza da experimentação científica.<br>Abstract : We investigated how a certain Brazilian literary work and its use in Science classes can contribute to the approach of experimentation as a content for Science Education. Therefore, based on the procedures of discursive textual analysis, we proceeded to analyze the potential of Aventuras no mundo da ciência, book written in 1954 by José Reis, to enrich approaches to experimentation. Analysis led to the creation of categories, which provided discussions on experimentation with human and nonhuman animals, issues of Science, Technology and Society and epistemological aspects associated with experimentation. After analyzing the book, we present the proposal for two activities that articulate the reading of parts of the book and experimental activities to the curricular component Natural Sciences for the final years of elementary school. As actors of this stage of the research, we distinguish two groups of students (from seventh and ninth school years) of a municipal public school in Florianópolis, Brazil. The reading and experimentation activities were inspired, respectively, in Solé?s reading strategies (2009) and in the strategy Predict, Observe and Explain (POE) of Gunstone (1990). Materials written by the students during the two activities underwent discursive textual analysis. In the analysis, we expose a priori categories triggered by part II of this research and discuss the material produced by the students in two stages: students? understandings before and students? understandings after the reading and discussion of José Reis?s text and the experimental activity. In view of the analysis, it was possible to establish relations between comprehensions of the text of José Reis and understandings of students, setting literature as a rich instrument for approaching questions about the nature of scientific experimentation.Gonçalves, Fábio PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Simone dos Santos2016-09-20T04:24:14Z2016-09-20T04:24:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis201 p.| il.application/pdf341957https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167826porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:24:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167826Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:24:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
title Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
spellingShingle Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
Ribeiro, Simone dos Santos
Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Estudo e ensino
Experiências
title_short Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
title_full Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
title_fullStr Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
title_full_unstemmed Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
title_sort Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências
author Ribeiro, Simone dos Santos
author_facet Ribeiro, Simone dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fábio Peres
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Simone dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Estudo e ensino
Experiências
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Estudo e ensino
Experiências
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T04:24:14Z
2016-09-20T04:24:14Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 341957
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167826
identifier_str_mv 341957
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652114111496192