Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisca Georgina Macêdo de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91238
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_4860125786cea80f9d4131c75170bc55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91238
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidadeEnfermagemCriançasSaude e higieneAssistência a menoresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.A organização do cuidado a criança na ABS na perspectiva da integralidade deve sustentar-se em um agir compartilhado enriquecido por subjetividades de profissionais e família em um trabalho que tem por objetivo promover a saúde da criança e atender às características peculiares do crescimento e do desenvolvimento infantil. A integralidade do cuidado como objeto desta investigação foi delimitado a partir das políticas de atenção a criança no SUS e da organização e gestão do cuidado no PSF. O estudo teve como objetivo construir um modelo teórico explicativo da integralidade do cuidado a criança na ABS a partir dos significados atribuídos por profissionais e mães. O estudo foi guiado pelo referencial metodológico da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados. O pensamento complexo de Edgar Morin foi utilizado na análise e na construção do Modelo Teórico. Foram sujeitos da investigação gestores municipais e estaduais da saúde, chefes e coordenadores de serviços da atenção a criança das secretarias estaduais e municipais de saúde, coordenadores de curso de enfermagem e medicina, enfermeiros e médicos do PSF e mães de crianças atendidas em unidades do Saúde da Família do município de São Luís - MA. Totalizaram 29 sujeitos que constituíram cinco grupos amostrais. A entrevista semi-estruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. A seleção dos sujeitos, a coleta e a análise seguiram os pressupostos da Grounded Theory. O processo da investigação foi desenvolvido pela coleta e análise simultânea e comparativa dos dados e orientado pela codificação, ordenação, integração dos conceitos, amostragem e saturação teórica. As entrevistas, os memorandos e os diagramas constituíram o material empírico da investigação. Desse processo emergiu seis categorias: Modelando a Integralidade do Cuidado na ABS, Incorporando Atitudes Mediadoras para Cuidar da Criança, Percorrendo os Contornos do Cuidado à Criança na ABS, Qualificando o Cuidado à Criança, Traçando o Caminho da Integralidade entre Dificuldades, Possibilitando a Emergência do Novo. O fenômeno foi definido pela integração das categorias e nomeado como Perspectivando a Integralidade do Cuidado a Criança na ABS em Contexto de Mudanças. A teoria substantiva foi construída por um nível de abstração que revela a transversalidade, integração e correspondência entre as categorias e representada por um modelo que se caracteriza pela interseção de unidades independentes que interagem formando um todo. Tende a variabilidade e ao múltiplo e está atravessado por um campo de movimentos diversos e dinâmicos produzindo forças que delineiam a integralidade do cuidado a criança na ABS. É um modelo que dá significação à produção do cuidado a partir das tecnologias relacionais organizadas por atitudes e subjetividades do trabalho e do cuidado à criança. Organizing pedriatric care in the ABS within the perspective of integrality should sustain itself within a shared action, enriched by subjectivities from professionals and family members in work whose objective is to promote children#s health and to attend to the peculiar characteristics of growth and infantile development. The integrality of the care as an object of this investigation was outlined based on pediatric care policies of the SUS (Brazilian Federal Health Care System) and the organization and management of care in the Family Health Program. The objective of this study was to construct an explicative theoretical model of integrality of pediatric care in the ABS, as of the meanings attributed by professionals and mothers. This study was guided by the Grounded Theory methodological reference. The complex things of Edgar Morin was utilized in analysis and the construction of the Theoretical Model. Municipal and State health care managers, chiefs and coordinators of pediatric care services from state and municipal health care secretaries, coordinators of nursing and medical schools, nurses and physicians from the Family Health Program, and mothers and children attended in units of the Family Health Care services of São Luis, MA, Brazil. In all, 29 subjects constituted five sample groups. The open interview was the instrument utilized for data collection. The selection of the subjects involved, data collection, and data analysis followed the assumptions of the Grounded Theory. The investigative process was developed by the simultaneous collection and analysis, as well as comparative data analysis, oriented by the codification, ordering, and integration of concepts, sampling, and theoretical saturation. Semi-structured interviews, memorandums, and diagrams constituted the empirical material of the investigation. From this process, six categories emerged: Modeling Integrality in ABS Care, Incorporating Mediating Attitudes for Pediatric Care, Overcoming the Obstacles of Pediatric Care in the ABS, Qualifying Care Modes, Tracing the Path of Integrality among Difficulties, and Making the Emergence of the New Possible. The phenomenon was defined by integration of the categories and named Perspectiving the Integrality of Pediatric Care of the ABS in the Context of Changes. The substantive theory was constructed by a level of abstraction which reveals transversality, integration, and correspondence among the categories, as well as is represented by a model which is characterized by the intersection of independent units which interact, forming a single entity. It tends to variability and to the multiple. It is a model that is traversed by a field of diverse and dynamic movements, producing forces that outline the integrality of pediatric care in the ABS. It is a model which gives meaning to the production of care as of related technologies organized by attitudes and subjectivities of the work and of the pediatric care.Florianópolis, SCErdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Francisca Georgina Macêdo de2012-10-23T20:22:52Z2012-10-23T20:22:52Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis332 f.| tabs.application/pdf260421http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91238porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T04:50:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T04:50:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade
title Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade
spellingShingle Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade
Sousa, Francisca Georgina Macêdo de
Enfermagem
Crianças
Saude e higiene
Assistência a menores
title_short Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade
title_full Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade
title_fullStr Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade
title_full_unstemmed Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade
title_sort Tecendo a teia do cuidado à criança na atenção básica de saúde: dos seus contornos ao encontro com a integralidade
author Sousa, Francisca Georgina Macêdo de
author_facet Sousa, Francisca Georgina Macêdo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Erdmann, Alacoque Lorenzini
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisca Georgina Macêdo de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Crianças
Saude e higiene
Assistência a menores
topic Enfermagem
Crianças
Saude e higiene
Assistência a menores
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T20:22:52Z
2012-10-23T20:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 260421
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91238
identifier_str_mv 260421
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 332 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651900442116096