A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUA INTERFACE NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114724 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar e evidenciar se o comportamento das organizações (Instituições de Ensino Superior - IES) impacta o seu desempenho diante do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES). Para se atingir o objetivo proposto foi utilizado além das fontes bibliográficas, um formulário, aplicado mediante entrevistas pessoais com funcionários de duas IES codinominadas de Alfa e Beta. A amostra foi escolhida intencionalmente, pois que são duas IES que tiveram resultados díspares, apesar do quantitativo de empregados, serem privadas e estabelecidas na região metropolitana do Recife - PE. Observou-se, que o comportamento nas organizações, os estímulos à criatividade, inovação e a tomada de decisões compartilhadas pelos membros estão subjugados à questão econômico-financeira. Desta forma, pode-se concluir que a avaliação atual diante do sistema proposto pelo MEC é influenciada pelo tratamento dispensado aos funcionários das IES pesquisadas. |
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