O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208951 |
Resumo: | Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/99392 |
id |
UFSC_496da362bbd03835d945378b0464c92f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208951 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.história do currículohistória culturalhistória das disciplinas escolaresfinalidades da aritméticamétodo de ensino da aritméticaDisponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/99392Sob o olhar da história cultural, este artigo analisa disputas sobre finalidades e métodos para ensinar Aritmética nas escolas primárias paranaenses, divulgadas pela revista A Escola, periódico que circulou no estado, no início do século XX. Destaca-se discursos emitidos por intelectuais defensores de um ensino primário laico e gratuito, em que a questão principal, para além da ordem pedagógica, era também de ordem social e política, um aspecto geralmente ausente nas diretrizes curriculares.Revista História da Educação2020-06-05T15:50:21Z2020-06-05T15:50:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPINTO, Neuza Bertoni. O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 24, 20202236-3459https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208951Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T15:50:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208951Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-06-05T15:50:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. |
title |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. |
spellingShingle |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. Pinto, Neuza Bertoni história do currículo história cultural história das disciplinas escolares finalidades da aritmética método de ensino da aritmética |
title_short |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. |
title_full |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. |
title_fullStr |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. |
title_full_unstemmed |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. |
title_sort |
O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história do currículo história cultural história das disciplinas escolares finalidades da aritmética método de ensino da aritmética |
topic |
história do currículo história cultural história das disciplinas escolares finalidades da aritmética método de ensino da aritmética |
description |
Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/99392 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-05T15:50:21Z 2020-06-05T15:50:21Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Neuza Bertoni. O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 24, 2020 2236-3459 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208951 |
identifier_str_mv |
PINTO, Neuza Bertoni. O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 24, 2020 2236-3459 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652342230253568 |