O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208951
Resumo: Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/99392
id UFSC_496da362bbd03835d945378b0464c92f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208951
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.história do currículohistória culturalhistória das disciplinas escolaresfinalidades da aritméticamétodo de ensino da aritméticaDisponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/99392Sob o olhar da história cultural, este artigo analisa disputas sobre finalidades e métodos para ensinar Aritmética nas escolas primárias paranaenses, divulgadas pela revista A Escola, periódico que circulou no estado, no início do século XX. Destaca-se discursos emitidos por intelectuais defensores de um ensino primário laico e gratuito, em que a questão principal, para além da ordem pedagógica, era também de ordem social e política, um aspecto geralmente ausente nas diretrizes curriculares.Revista História da Educação2020-06-05T15:50:21Z2020-06-05T15:50:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPINTO, Neuza Bertoni. O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 24, 20202236-3459https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208951Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T15:50:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208951Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-06-05T15:50:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
title O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
spellingShingle O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
Pinto, Neuza Bertoni
história do currículo
história cultural
história das disciplinas escolares
finalidades da aritmética
método de ensino da aritmética
title_short O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
title_full O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
title_fullStr O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
title_full_unstemmed O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
title_sort O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX.
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv história do currículo
história cultural
história das disciplinas escolares
finalidades da aritmética
método de ensino da aritmética
topic história do currículo
história cultural
história das disciplinas escolares
finalidades da aritmética
método de ensino da aritmética
description Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/99392
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05T15:50:21Z
2020-06-05T15:50:21Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Neuza Bertoni. O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 24, 2020
2236-3459
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208951
identifier_str_mv PINTO, Neuza Bertoni. O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 24, 2020
2236-3459
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652342230253568