Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
id |
UFSC_49ab8519318dc23edf14b4f4448b5a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130157 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.Formação continuadaProfessores de educação infantilEducação infantilTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este trabalho de pesquisa situa-se no contexto da formação continuada de professores da Educação Infantil. O objetivo geral é analisar, do ponto de vista das professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas, a contribuição da formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Maracajá (SMEM) para o trabalho docente na Educação Infantil. A metodologia da pesquisa, numa perspectiva histórico-cultural, incluiu dados a partir de entrevistas realizadas com as professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas participantes da formação continuada promovida pela SMEM. O desenvolvimento da pesquisa inclui: uma breve contextualização sobre a formação continuada promovida pela SMEM e o que dizem as professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas sobre a formação continuada, considerando a sua importância para o trabalho pedagógico e a contribuição da formação continuada promovida pela SMEM. Os resultados deste trabalho indicam que as entrevistadas têm consciência de que nunca estão totalmente preparadas para o trabalho na Educação Infantil e que, portanto, necessitam de constante formação. No entanto, consideram a prioridade desta formação centrada no fazer pedagógico, traduzido na elaboração de planejamento, projetos, entre outros. Isso significa que uma sólida formação teórica vem em detrimento da necessidade do fazer pedagógico e que este fazer pedagógico demanda a compreensão dos seus desdobramentos para a vida das crianças.Araranguá, SCRaupp, Marilene DandoliniuMedeiros, Fabiana Salvador2015-02-25T19:38:34Z2015-02-25T19:38:34Z2014-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-25T19:38:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130157Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-25T19:38:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. |
title |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. |
spellingShingle |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. Medeiros, Fabiana Salvador Formação continuada Professores de educação infantil Educação infantil |
title_short |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. |
title_full |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. |
title_fullStr |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. |
title_full_unstemmed |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. |
title_sort |
Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. |
author |
Medeiros, Fabiana Salvador |
author_facet |
Medeiros, Fabiana Salvador |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raupp, Marilene Dandolini u |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Fabiana Salvador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Professores de educação infantil Educação infantil |
topic |
Formação continuada Professores de educação infantil Educação infantil |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-13 2015-02-25T19:38:34Z 2015-02-25T19:38:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651907708747776 |