Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Fabiana Salvador
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_49ab8519318dc23edf14b4f4448b5a83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130157
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.Formação continuadaProfessores de educação infantilEducação infantilTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este trabalho de pesquisa situa-se no contexto da formação continuada de professores da Educação Infantil. O objetivo geral é analisar, do ponto de vista das professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas, a contribuição da formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Maracajá (SMEM) para o trabalho docente na Educação Infantil. A metodologia da pesquisa, numa perspectiva histórico-cultural, incluiu dados a partir de entrevistas realizadas com as professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas participantes da formação continuada promovida pela SMEM. O desenvolvimento da pesquisa inclui: uma breve contextualização sobre a formação continuada promovida pela SMEM e o que dizem as professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas sobre a formação continuada, considerando a sua importância para o trabalho pedagógico e a contribuição da formação continuada promovida pela SMEM. Os resultados deste trabalho indicam que as entrevistadas têm consciência de que nunca estão totalmente preparadas para o trabalho na Educação Infantil e que, portanto, necessitam de constante formação. No entanto, consideram a prioridade desta formação centrada no fazer pedagógico, traduzido na elaboração de planejamento, projetos, entre outros. Isso significa que uma sólida formação teórica vem em detrimento da necessidade do fazer pedagógico e que este fazer pedagógico demanda a compreensão dos seus desdobramentos para a vida das crianças.Araranguá, SCRaupp, Marilene DandoliniuMedeiros, Fabiana Salvador2015-02-25T19:38:34Z2015-02-25T19:38:34Z2014-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-25T19:38:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130157Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-25T19:38:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
title Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
spellingShingle Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
Medeiros, Fabiana Salvador
Formação continuada
Professores de educação infantil
Educação infantil
title_short Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
title_full Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
title_fullStr Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
title_full_unstemmed Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
title_sort Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.
author Medeiros, Fabiana Salvador
author_facet Medeiros, Fabiana Salvador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raupp, Marilene Dandolini
u
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Fabiana Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Professores de educação infantil
Educação infantil
topic Formação continuada
Professores de educação infantil
Educação infantil
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-13
2015-02-25T19:38:34Z
2015-02-25T19:38:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651907708747776