O acordo do Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Prefeitura Municipal de Florianópolis: o monitoramento da qualidade da educação e a formação continuada - implicações para a docência na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oestreich, Marlise
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216558
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling O acordo do Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Prefeitura Municipal de Florianópolis: o monitoramento da qualidade da educação e a formação continuada - implicações para a docência na educação infantilEducaçãoEducação infantilFormação continuada do professorQualidade (Educação)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Esta tese tem como objeto o Proyecto de expansión y mejoramiento de la educación infantil y la enseñanza fundamental en Florianópolis, fruto do acordo entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). O objetivo geral é compreender proyecto e as implicações para docência na educação infantil do seu sistema de monitoramento da qualidade da educação e da formação continuada na rede municipal de educação infantil de Florianópolis. A fim de atingir esse intento, definiram-se como objetivos específicos: a) identificar a concepção de qualidade posta no monitoramento da qualidade para a educação infantil; b) mapear no proyecto as ações que dizem respeito à formação continuada na educação infantil; c) elencar os aspectos do proyecto que dizem respeito à docência na educação infantil. Como aporte teórico, buscou-se balizar a tese em dois conceitos de Antonio Gramsci: hegemonia e ideologia. Com relação à pesquisa documental, adotou-se a análise crítica de discurso, em especial as três tendências do discurso, de Norman Fairclough: democratização, comodificação e tecnologização. Essas contribuições teórico-metodológicas possibilitaram o mapeamento de três eixos no proyecto: o nono Aumento Geral de Capital, em vista do qual o acordo BID/PMF passa a ser compreendido como uma estratégia de investimento do banco no município. A formação do capital humano, que exprime uma concepção de viés econômico no setor educacional. E o desenvolvimento de múltiplas dimensões humanas enquanto incumbência da ação docente para com os estudantes do século XXI. Assim, conclui-se que a concepção de qualidade está fundamentada na formação do capital humano, sendo está a função da educação, de acordo com o que apregoam os Organismos Multilaterais. O sistema de monitoramento proposto para a rede municipal de ensino de Florianópolis se caracteriza pelo controle da ação docente, do qual se destaca o desenvolvimento de competências socioemocionais. As ações da formação continuada têm como eixo norteador os resultados da avaliação de ambientes ? escalas ECERS-R e ITERS-R ?, caracterizando um grande projeto de conformação docente, haja vista o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação infantil em aspectos como: objetivos; conteúdo a serem trabalhados; perfil dos profissionais formadores; metodologia de trabalho; frequência e duração das atividades e uso de instrumentos de acompanhamento das crianças em sala ao longo da Educação Infantil. Com relação à docência, atribui-se aos professores a responsabilidade pela baixa qualidade da educação. A melhoria da qualidade dos docentes estaria diretamente relacionada com a melhoria da qualidade da educação. O objetivo colocado para o docente é fazer com que organize sua ação pedagógica de acordo com os resultados apontados na avaliação de ambientes, submetendo-a a um sistema de monitoramento e à formação continuada. Trata-se de uma tentativa de padronização docente cujas ações pedagógicas são demarcadas por um modelo de mercado.Abstract: This thesis focuses on the Proyecto de expansión y mejoramiento de la educación infantil y la enseñanza fundamental en Florianópolis (Project for the expansion and improvement of early childhood education and elementary education in Florianópolis), as a result of the agreement between the Inter-American Development Bank (IADB) and the Municipality of Florianópolis (PMF). The general objective is to understand project and the implications for teaching in early childhood education of its system for monitoring the quality of education and continuing education in the municipal network of early childhood education in Florianópolis. To achieve this goal, the following specific objectives were defined: a) to identify the concept of quality put in the monitoring of quality for early childhood education; b) map, in the project, the actions related to the continuous training in early childhood education; c) list the aspects of the project that concern teaching in early childhood education. As theoretical contribution, we sought to mark the thesis in two concepts by Antonio Gramsci: hegemony and ideology. Regarding documentary research the critical discourse analysis was adopted, especially Norman Fairclough's three discourse trends: democratization, commodification and technologization. Those theoretical-methodological contributions made it possible to map three axes in the project: the ninth General Capital Increase, in view of which the IDB/PMF agreement is now understood as a bank investment strategy in the municipality. The formation of human capital, which expresses a conception of economic bias in the educational sector. And the development of multiple human dimensions as the task of teaching action towards students of the 21st century. Thus, the conclusion is that the concept of quality is based on the formation of human capital, which is the function of education, according to what the Multilateral Organisms proclaim. The monitoring system proposed for the municipal school system in Florianópolis is characterized by the control of the teaching action, of which the development of socioemotional skills stands out. The actions of continuing education are guided by the results of the assessment of environments - scales ECERS-R and ITERS-R -, featuring a great project of teacher training, given the monitoring of the work of early childhood education professionals in aspects such as: objectives; contents to be worked on; profile of training professionals; work methodology; frequency and duration of activities and use of instruments for monitoring children in class during early childhood education. Regarding teaching, teachers are held accountable for the low quality of education. Improving the quality of teachers would be directly related to improving the quality of education. The objective set for the teachers is to make them organize their pedagogical action according to the results indicated in the assessment of environments, submitting it to a monitoring system and to continuing training. It consists on an attempted teacher standartization whose pedagogical actions are demarcated by a market model.2020Bassi, Marcos EdgarCoutinho, Ângela Maria ScalabrinUniversidade Federal de Santa CatarinaOestreich, Marlise2020-10-21T21:31:17Z2020-10-21T21:31:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis143 p. | tabs.application/pdf370068https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216558porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:31:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216558Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:31:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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