Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belluca, Lucinéia Fernanda Barbosa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Spers, Eduardo Eugênio, Spers, Valéria Rueda Elias, Azanha, Regina Antonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35721
Resumo: Este trabalho se propõe a estudar a ferramenta planejamento estratégico (PE) na sua transição entre um processo informal para um processo formal de sua estruturação em empresas do segmento de serviços, especificamente em uma instituição de ensino superior. A existência do PE formal nas organizações vem sendo abordada na literatura como fonte de diversos benefícios. Porém, características organizacionais como o tamanho da instituição ou as especificidades do setor em que atuam podem desestimular ou dificultar a sua implementação. Este artigo explora a gênese da ferramenta PE em uma organização de ensino tendo como base o conceito de episódio. O estudo investiga as razões que contribuem para a necessidade de implantação de um PE formal em função da ocorrência de episódios de origem interna e externa. Uma análise dos episódios ocorridos no ambiente competitivo e legal externo foram analisadas com base em dados secundários. As informações sobre os episódios de origem interna foram coletadas com base em documentos internos e entrevistas. O entendimento do episódio como fonte da gênese do planejamento estratégico pode auxiliar os tomadores de decisão: empresas, associações e governo, a definirem mecanismos que incentivem a sua implementação em organizações que em geral não se utilizam desta ferramenta gerencial.
id UFSC_4a36b8bca12bf95c7fba136035441de9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35721
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino SuperiorEste trabalho se propõe a estudar a ferramenta planejamento estratégico (PE) na sua transição entre um processo informal para um processo formal de sua estruturação em empresas do segmento de serviços, especificamente em uma instituição de ensino superior. A existência do PE formal nas organizações vem sendo abordada na literatura como fonte de diversos benefícios. Porém, características organizacionais como o tamanho da instituição ou as especificidades do setor em que atuam podem desestimular ou dificultar a sua implementação. Este artigo explora a gênese da ferramenta PE em uma organização de ensino tendo como base o conceito de episódio. O estudo investiga as razões que contribuem para a necessidade de implantação de um PE formal em função da ocorrência de episódios de origem interna e externa. Uma análise dos episódios ocorridos no ambiente competitivo e legal externo foram analisadas com base em dados secundários. As informações sobre os episódios de origem interna foram coletadas com base em documentos internos e entrevistas. O entendimento do episódio como fonte da gênese do planejamento estratégico pode auxiliar os tomadores de decisão: empresas, associações e governo, a definirem mecanismos que incentivem a sua implementação em organizações que em geral não se utilizam desta ferramenta gerencial.INPEAU2012-09-26T17:47:12Z2012-09-26T17:47:12Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35721Belluca, Lucinéia Fernanda BarbosaSpers, Eduardo EugênioSpers, Valéria Rueda EliasAzanha, Regina Antoniaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-25T03:00:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35721Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-25T03:00:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
title Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
spellingShingle Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
Belluca, Lucinéia Fernanda Barbosa
title_short Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
title_full Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
title_fullStr Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
title_full_unstemmed Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
title_sort Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
author Belluca, Lucinéia Fernanda Barbosa
author_facet Belluca, Lucinéia Fernanda Barbosa
Spers, Eduardo Eugênio
Spers, Valéria Rueda Elias
Azanha, Regina Antonia
author_role author
author2 Spers, Eduardo Eugênio
Spers, Valéria Rueda Elias
Azanha, Regina Antonia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belluca, Lucinéia Fernanda Barbosa
Spers, Eduardo Eugênio
Spers, Valéria Rueda Elias
Azanha, Regina Antonia
description Este trabalho se propõe a estudar a ferramenta planejamento estratégico (PE) na sua transição entre um processo informal para um processo formal de sua estruturação em empresas do segmento de serviços, especificamente em uma instituição de ensino superior. A existência do PE formal nas organizações vem sendo abordada na literatura como fonte de diversos benefícios. Porém, características organizacionais como o tamanho da instituição ou as especificidades do setor em que atuam podem desestimular ou dificultar a sua implementação. Este artigo explora a gênese da ferramenta PE em uma organização de ensino tendo como base o conceito de episódio. O estudo investiga as razões que contribuem para a necessidade de implantação de um PE formal em função da ocorrência de episódios de origem interna e externa. Uma análise dos episódios ocorridos no ambiente competitivo e legal externo foram analisadas com base em dados secundários. As informações sobre os episódios de origem interna foram coletadas com base em documentos internos e entrevistas. O entendimento do episódio como fonte da gênese do planejamento estratégico pode auxiliar os tomadores de decisão: empresas, associações e governo, a definirem mecanismos que incentivem a sua implementação em organizações que em geral não se utilizam desta ferramenta gerencial.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-26T17:47:12Z
2012-09-26T17:47:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35721
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652117524611072