Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35721 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a estudar a ferramenta planejamento estratégico (PE) na sua transição entre um processo informal para um processo formal de sua estruturação em empresas do segmento de serviços, especificamente em uma instituição de ensino superior. A existência do PE formal nas organizações vem sendo abordada na literatura como fonte de diversos benefícios. Porém, características organizacionais como o tamanho da instituição ou as especificidades do setor em que atuam podem desestimular ou dificultar a sua implementação. Este artigo explora a gênese da ferramenta PE em uma organização de ensino tendo como base o conceito de episódio. O estudo investiga as razões que contribuem para a necessidade de implantação de um PE formal em função da ocorrência de episódios de origem interna e externa. Uma análise dos episódios ocorridos no ambiente competitivo e legal externo foram analisadas com base em dados secundários. As informações sobre os episódios de origem interna foram coletadas com base em documentos internos e entrevistas. O entendimento do episódio como fonte da gênese do planejamento estratégico pode auxiliar os tomadores de decisão: empresas, associações e governo, a definirem mecanismos que incentivem a sua implementação em organizações que em geral não se utilizam desta ferramenta gerencial. |
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Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino SuperiorEste trabalho se propõe a estudar a ferramenta planejamento estratégico (PE) na sua transição entre um processo informal para um processo formal de sua estruturação em empresas do segmento de serviços, especificamente em uma instituição de ensino superior. A existência do PE formal nas organizações vem sendo abordada na literatura como fonte de diversos benefícios. Porém, características organizacionais como o tamanho da instituição ou as especificidades do setor em que atuam podem desestimular ou dificultar a sua implementação. Este artigo explora a gênese da ferramenta PE em uma organização de ensino tendo como base o conceito de episódio. O estudo investiga as razões que contribuem para a necessidade de implantação de um PE formal em função da ocorrência de episódios de origem interna e externa. Uma análise dos episódios ocorridos no ambiente competitivo e legal externo foram analisadas com base em dados secundários. As informações sobre os episódios de origem interna foram coletadas com base em documentos internos e entrevistas. O entendimento do episódio como fonte da gênese do planejamento estratégico pode auxiliar os tomadores de decisão: empresas, associações e governo, a definirem mecanismos que incentivem a sua implementação em organizações que em geral não se utilizam desta ferramenta gerencial.INPEAU2012-09-26T17:47:12Z2012-09-26T17:47:12Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35721Belluca, Lucinéia Fernanda BarbosaSpers, Eduardo EugênioSpers, Valéria Rueda EliasAzanha, Regina Antoniaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-25T03:00:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35721Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-25T03:00:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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