Pibid-diversidade: sua relevância na formação dos acadêmicos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Licenciatura da UFFS em Laranjeiras do Sul
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/626 |
Resumo: | Este trabalho tem entre outros objetivos a intenção de apresentar um estudo de caso sobre o PIBID–DIVERSIDADE, levantando sua dimensão e possível relevância na formação dos acadêmicos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Laranjeiras do Sul – PR. O Programa Institucional de Bolsas para Iniciação a Docência (PIBID - 2007) e PIBID-DIVERSIDADE (2013), são programas criados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com objetivo de inserir o acadêmico de Licenciatura nas escolas municipais e estaduais de todo o Brasil, estreitando as relações das universidades com as escolas de educação básica. A opção por essa temática de estudo nasceu ao percebermos enquanto bolsistas do programa, que o atual governo, usando como bandeira a crise econômica e a necessidade de corte de gastos, ameaça com a diminuição drástica de subsídios destinados ao programa. Assim, através deste trabalho nossa pretensão é, relatar sob a ótica dos licenciandos bolsistas, dos quais apresentamos dezoito depoimentos, exemplos de atividades desenvolvidas pelos grupos nas sete escolas, sobre o conteúdo de Ciências Naturais e Matemática e temas tranversais, demonstrar que os benefícios proporcionados pelo programa são de tal ordem que seria inadmissível pensar em mudanças radicais em sua estrutura ou diminuição de investimentos. Portanto, concluímos que através deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentamos mais do que opinião sobre o PIBID-DIVERSIDADE, deixamos claro nossa esperança em ver este programa estabilizado e ampliando-se ano após ano até que todos os acadêmicos de Licenciatura tenham a oportunidade de desfrutar dos seus inúmeros benefícios. |
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A opção por essa temática de estudo nasceu ao percebermos enquanto bolsistas do programa, que o atual governo, usando como bandeira a crise econômica e a necessidade de corte de gastos, ameaça com a diminuição drástica de subsídios destinados ao programa. Assim, através deste trabalho nossa pretensão é, relatar sob a ótica dos licenciandos bolsistas, dos quais apresentamos dezoito depoimentos, exemplos de atividades desenvolvidas pelos grupos nas sete escolas, sobre o conteúdo de Ciências Naturais e Matemática e temas tranversais, demonstrar que os benefícios proporcionados pelo programa são de tal ordem que seria inadmissível pensar em mudanças radicais em sua estrutura ou diminuição de investimentos. Portanto, concluímos que através deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentamos mais do que opinião sobre o PIBID-DIVERSIDADE, deixamos claro nossa esperança em ver este programa estabilizado e ampliando-se ano após ano até que todos os acadêmicos de Licenciatura tenham a oportunidade de desfrutar dos seus inúmeros benefícios.This work has among other objectives the intention to present a case study about PIBID-DIVERSITY, considering its size and possible relevance in the formation of the bachelor’s degree academics in the Education Course from Universidade Federal Fronteira Sul - Campus of Laranjeiras do Sul - PR. The Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID - 2007) and PIBID-DIVERSITY (2013), are programs created by the Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES) in order to insert the bachelor’s degree and Education academics in municipal and state schools throughout Brazil, strengthening the links between universities and basic education schools. The choice of this study theme surfaced when we, program fellows, realized that the current government, using the economic crisis as a flag and the need to cut spending, threatens the drastic reduction of subsidies for the program. Thus, through this work our intention is to report from the perspective of the undergraduated scolarship students, whose eighteen testimonials we present, examples of activities carried out by groups in seven schools, on the content of Natural Sciences and Math and cross-disciplinary issues, demonstrate that the benefits provided by the program are such that it would be inadmissible thinking about radical changes in its structure or decreasing investments. Therefore, we conclude that through this Work Course Conclusion (TCC), we present more than our opinion about PIBID-DIVERSITY, we made clear our hope to see this program stabilized and widening year after year until all the bacehlor’s degree academics have the opportunity to enjoy its numerous benefits.Submitted by Maria Rosa Moraes Maximiano (maria.maximiano@uffs.edu.br) on 2017-07-03T12:45:15Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 1626127 bytes, checksum: b384cb961ef2898ee23ea43572be76bb (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-04T14:09:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 1626127 bytes, checksum: b384cb961ef2898ee23ea43572be76bb (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-04T14:09:50Z (GMT). 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