Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kinchescki, Geovana Fritzen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216586
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.
id UFSC_4b224d3af2cb733a25ee9bd3135ab1ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216586
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKinchescki, Geovana FritzenRamos, Alexandre Moraes2020-10-21T21:31:41Z2020-10-21T21:31:41Z2020369270https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216586Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.O presente trabalho teve por objetivo geral propor estratégias de inbound marketing para as atividades da Secretaria de inovação da UFSC - SINOVA, visando à atração e a divulgação dos seus produtos e serviços. A fundamentação teórica abarcou temas relacionados à gestão universitária, marketing digital e inbound marketing. Para o alcance do objetivo geral foram traçados objetivos específicos que resultaram em ações propositivas de inbound marketing para a SINOVA. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, aplicada, estudo de caso, qualitativa, documental e bibliográfica. Em relação à coleta de dados da pesquisa, num primeiro momento, foi aplicado um questionário semiestruturado com os seus servidores e gestores o que possibilitou a caracterização dos serviços e a descrição das estratégias de comunicação externa adotadas pela secretaria. Num segundo momento de coleta, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o seu gestor, com o intuito de identificar o principal público-alvo da SINOVA. E, posteriormente, foi aplicada a técnica de grupo focal com a participação de seis representantes desse público para caracterizar a sua persona. A análise dos dados foi realizada considerando a abordagem interpretativa de Trivinõs (1987). Em adição, foram propostas ferramentas de inbound marketing para persona identificada e apresentados indicadores de gestão para performar o negócio digital da SINOVA. Por fim, para efeitos de validação das propostas apresentadas, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a gestora da Agência de Comunicação da UFSC - AGECOM que as considerou imprescindíveis e relevantes para a SINOVA.Abstract: The present work had the general objective of proposing inbound marketing strategies for the activities of the UFSC - SINOVA Secretariat of Innovation, aiming at attracting and promoting its products and services. The theoretical foundation covered topics related to university management, digital marketing and inbound marketing. In order to achieve the general objective, specific objectives were drawn up that resulted in purposeful inbound marketing actions for SINOVA. In methodological terms, this research is characterized as descriptive, applied, case study, qualitative, documentary and bibliographic. Regarding the collection of research data, at first, a semi-structured questionnaire was applied with its servers and managers, which enabled the characterization of services and the description of the external communication strategies adopted by the secretariat. In a second moment of collection, a semi-structured interview was conducted with its manager, in order to identify the main target audience of SINOVA. And, subsequently, the focal group technique was applied with the participation of six representatives of this audience to characterize its persona. Data analysis was performed considering the interpretive approach of Trivinõs (1987). In addition, inbound marketing tools were proposed for the identified persona and management indicators were presented to perform SINOVA's digital business. Finally, for the purpose of validating the proposals submitted, a semi-structured interview was conducted with the manager of the Communication Agency of UFSC - AGECOM, who considered them to be essential and relevant to SINOVA.138 p.| il., gráfs., tabs.porUniversidades e faculdadesMarketing na InternetUniversidades e faculdadesEstratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPAU0225-D.pdfPPAU0225-D.pdfapplication/pdf4520284https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216586/-1/PPAU0225-D.pdfd974d9c9b43802b76375b88c21f9c3c1MD5-1123456789/2165862020-10-21 18:31:41.422oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216586Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:31:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC
title Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC
spellingShingle Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC
Kinchescki, Geovana Fritzen
Universidades e faculdades
Marketing na Internet
Universidades e faculdades
title_short Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC
title_full Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC
title_fullStr Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC
title_full_unstemmed Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC
title_sort Estratégias de inbound marketing aplicáveis à Secretaria de Inovação da UFSC
author Kinchescki, Geovana Fritzen
author_facet Kinchescki, Geovana Fritzen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kinchescki, Geovana Fritzen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Alexandre Moraes
contributor_str_mv Ramos, Alexandre Moraes
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Universidades e faculdades
Marketing na Internet
Universidades e faculdades
topic Universidades e faculdades
Marketing na Internet
Universidades e faculdades
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:31:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:31:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216586
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369270
identifier_str_mv 369270
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216586/-1/PPAU0225-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d974d9c9b43802b76375b88c21f9c3c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805295968813056